Marketing de nicho, Entenda sobre essa forma de atrair clientes
O trabalho com um marketing de nicho específico pode trazer vários benefícios para seu negócio, contribuindo com as etapas de atração e geração de oportunidade.
Quem trabalha nesse meio sabe: em cada esquina está surgindo uma agência que oferece serviços de Marketing Digital. E não é à toa, isso acontece porque existe público para elas.
De uns anos para cá, estamos cada vez mais ouvindo falar de diferentes tipos de marketing. E isso não é à toa.
Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão mais atentas às entregas que essas agências podem oferecer e indo atrás de um bom fornecedor. E no meio desse mar de agências digitais, o que faz a sua ser diferente e merecer ser escolhida.
Novas empresas, tecnologias e tendências surgem a cada dia, ou seja, é preciso adaptar as estratégias de marketing para garantir que diferentes grupos recebam a sua mensagem.
Claro, uma equipe talentosa, a entrega de um serviço de qualidade, foco em resultados importantes para o negócio do cliente e saber fazer uma boa venda da sua agência contam pontos. Mas talvez você não tenha explorado uma outra possibilidade.
O que é o Marketing de Nicho
Marketing de nicho consiste em oferecer serviços ou produtos a um nicho do mercado, atingindo as necessidades de um público-alvo específico. Não é uma decisão que se toma de uma hora para a outra, mas existem algumas vantagem nessa escolha.
Benefícios de atuar com marketing de nicho
Reduzir custos de divulgação: Quem trabalha com anúncios online sabe que quanto mais segmentado o anúncio, menor é o custo do clique. Ter um público bem específico funciona como uma garantia de que os seus custos com divulgação online sempre serão os menores dentro do possível.
Menor competitividade: A grande ideia do Marketing de Nicho é explorar uma audiência por meio de necessidades específicas, por isso ter uma concorrência não é algo tão comum.
Consumidores fiéis que promovem a marca: Uma vez que você prove a qualidade do seu produto e do seu atendimento, a própria comunidade fará a propaganda para você, visto que as opções de mercado são mais escassas.
Fácil adaptação de acordo com a audiência: Ao resolver focar em uma audiência específica, você não precisa se preocupar em agradar o maior número de grupos diferentes ao mesmo tempo. Isso significa que o seu negócio pode dar mais importância às críticas e às sugestões do público para continuar inovando e fazendo o seu nome dentro da comunidade.
Permite conhecer os desafios e a linguagem do cliente: A estratégia de nicho permite que você conheça profundamente o seu público-alvo. E conhecendo o cliente e aprendendo como a sua agência pode atendê-lo da melhor maneira.
Facilita as indicações e aumenta a credibilidade: O marketing de nicho facilita também as indicações e sua credibilidade no segmento de atuação. Em geral, os profissionais de uma mesma profissão conhecem outros da mesma área e podem indicar os seus serviços. Além disso, profissionais e empresas da mesma área veem com bons olhos agências que já atenderam seus parceiros ou até mesmo concorrentes, porque isso demonstra o conhecimento especializado da sua agência.
Proporciona um ganho de diferencial de mercado: Ao se especializar em um nicho, naturalmente você ganha um diferencial competitivo de quem atende diversos públicos. E consequentemente, seu serviço pode ser mais valorizado e você pode cobrar mais por isso.
Como aplicar o Marketing de Nicho em seu negócio?
É até difícil de acreditar que uma estratégia com todas essas vantagens funcione para pequenas e grandes empresas, não é? Para que tudo dê certo, no entanto, é necessário seguir alguns passos:
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Definir o público que você considera como ideal por meio de personas;
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Encontrar o nicho em que esse público está presente;
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Pensar em um produto do interesse desse público;
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Elaborar uma maneira de promover esse produto.
Encontrar um nicho pode parecer complicado, mas uma boa forma de evitar toda essa complicação é procurando por problemas dentro de algum dos seus hobbies.
4 Dicas para se atuar com marketing de nicho
1. Verifique a rentabilidade do nicho
Antes de iniciar qualquer trabalho em um nicho específico é necessário verificar o tamanho do mercado no qual você pretende atuar. Existem algumas perguntas que você deveria fazer a si mesmo antes de iniciar um trabalho de Inbound Marketing para o nicho que você escolheu:
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Qual o potencial econômico desse nicho?
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Ele está em alta no momento?
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Qual o tamanho desse meu mercado? Quantas empresas existem nesse segmento?
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O Inbound Marketing realmente consegue gerar resultado para esse nicho?
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Quem são meus potenciais concorrentes
2. Torne-se referência sobre o seu segmento
Tornar-se referência em um segmento não é uma tarefa fácil; você precisa ser muito bom naquilo que se propõe a fazer. Somente assim as pessoas verão você como autoridade no assunto.
3. Tenha uma boa equipe de experts
Não se engane, ter profissionais de alta performance pode custar um pouco mais caro que o normal. Então esteja preparado para investir no momento de contratar profissionais qualificados.
Se seu negócio é de pequeno ou médio porte, você pode começar contratando um profissional “multitarefa”, ou seja, um colaborador com um perfil mais generalista e que tenha um conhecimento amplo sobre o segmento.
À medida em que seu negócio crescer e a demanda também, você pode aumentar e especializar as equipes, contratando profissionais cada vez mais qualificados para funções específicas.
4. Participe e patrocine eventos do seu segmento
A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” se faz presente quando o assunto é estar no mesmo lugar em que o seu público alvo/persona está.
É super importante fazer parte dos eventos, workshops e treinamentos dos seus potenciais clientes, pois são nesses momentos que você começará a conhecer e entender um pouco melhor sobre como ele se comporta. Quanto mais próximo você estiver, maiores são as possibilidades de você
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Aumentar seu network com pessoas do segmento que você atende;
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Conhecer as particularidades do cliente deste segmento;
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Entender a fundo quais são seus verdadeiros problemas;
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Identificar possíveis soluções e melhorias no seu produto/serviço;
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Saber quais conteúdos seus potenciais clientes gostariam de consumir
Se o seu negócio serve apenas o seu nicho, ou um nicho entre outros públicos, o objetivo do marketing de nicho é o mesmo. Se você competir por tudo, você não vai ganhar em nada. No entanto, se você escolher uma área para se concentrar, poderá concentrar seus esforços e destacar-se em seu mercado.
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