5 Profissões de Marketing Digital para exercer em Home Office

Quer entrar na área do marketing digital trabalhando de casa? Conheça 5 cargos flexíveis que pagam bem e vão te fazer crescer na área!

Com o crescimento da Internet e redes sociais, empresas e negócios precisaram se adaptar a novos hábitos de se comunicar e atrair clientes. O e-commerce ganhou vida, contribuiu com um faturamento de 161 bilhões de reais só em 2021, e com o isso o Marketing Digital se tornou a maior procura por profissionais que querem se atualizar e se adaptar ao mercado.
O Marketing Digital é o responsável por traçar estratégias para as empresas no ambiente virtual. Como criar um posicionamento online, atrair clientes, converter vendas, divulgar produtos e serviços…? São perguntas que o Marketing Digital responde.
A demanda de trabalho na área de Marketing Digital também vem crescendo, já que cada vez mais empresas estão buscando ter sucesso na internet.
Uma das maiores vantagens dessa profissão, é a possibilidade de trabalhar em home office. É possível criar campanhas de anúncio, produzir conteúdo para sites e blogs e criar um ecommerce inteirinho do zero sem precisar sair de casa.
Continue lendo este artigo para conhecer os principais trabalhos disponíveis na área do Marketing Digital que podem ser realizados na modalidade home office.

Social Media 

O trabalho de social media envolve a produção de conteúdos e o gerenciamento das redes sociais. O profissional de social media é responsável por:

  • Produzir conteúdo para as redes sociais
  • Criar cronogramas de postagens
  • Fazer campanhas de anúncio nas redes sociais
  • Responder comentários e mensagens dos seguidores e clientes
  • Desenvolver o relacionamento entre a marca e os potenciais clientes
  • Monitorar as redes sociais
  • Analisar o engajamento das redes 

Gestor de tráfego

O gestor de tráfego é o responsável por atrair mais visitantes para o site, canais digitais e redes sociais da empresa. 
Ele é responsável por criar campanhas de anúncio em canais pagos como o Google Ads e Social Ads (Instagram, Facebook, Linkedin, etc). 
Um gestor de tráfego precisa ter um conhecimento analítico e ter habilidade com interpretação de dados. É ele quem vai analisar os dados, resultados e retornos das campanhas. 
Além disso, o gestor de tráfego precisa ter em mente o segmento, público-alvo, metas e objetivos da empresa. Pois é com base nisso que ele vai montar uma campanha que garanta os resultados que a empresa quer atingir. 
O trabalho de gestão de tráfego pode ser feito em casa, já que você só vai precisar de um aparelho com internet para fazer as campanhas. 

Analista de Marketing

O analista de marketing é responsável por criar, desenvolver e mensurar resultados de estratégias de marketing digital de uma empresa. Suas principais funções são:

  •  Criação e desenvolvimento do planejamento de campanhas por meio do e-mail marketing
  • Acompanhar as vendas na internet
  • Análise de venda e estoque para seleção de produtos para campanhas
  • Estudar o mercado, o comportamento dos consumidores e compreender os objetivos de negócio da empresa.
  • Analisar a performance das campanhas de google ads e social ads

Freelancer

O trabalho de freelancer permite que você atenda as demandas de várias empresas, sem precisar se vincular com nenhuma especificamente. O freelancer de Marketing Digital pode ser responsável por várias funções ou atividades específicas da empresa. Algumas funções que você pode exercer como freelancer:

  • Criação de logos e peças de design
  • Revisão de textos
  • Criar infográficos
  • Marketing de afiliados
  • Redação de marketing de conteúdo

Recomendo a criação de um portfólio para apresentar às empresas que você quiser trabalhar. Faça cursos e tenha certificados que te destaquem, tenha um Linkedin atualizado e poste conteúdos sobre o seu trabalho.
Pode parecer fácil, mas ser freelancer é tão trabalhoso como qualquer outro trabalho. E você pode fazer muito dinheiro com o seu trabalho e esforço.
Aposte em divulgação, tenha um portfólio e eduque-se o máximo que puder. Esteja preparado para novidades, novas demandas do mercado e seja um profissional com potencial competitivo que seja atrativo para as empresas.

Copywriter

A função de um copywriter é criar conteúdos em texto para anúncios e páginas focadas em conversão para a geração de leads. O copywriter também podecriar legendas para publicações em redes sociais e anúncios. Você pode criar os textos e fazer toda a comunicação escrita das peças de marketing da empresa sem sair de casa.
Principais funções:

  • Criação de textos persuasivos para página de vendas, texto para site, texto para blog, etc.
  • E-mail marketing
  • Criação de texto para Ads Roteiros para VSL e Script de Vendas;
  • Pesquisa (Público, Persona e Mercado)
  • Apoio e criação de Motes de Campanha
  • Criação e definição de linha editorial
  • Apoio e formatação de ofertas para clientes

O mercado de Marketing Digital é super aquecido, milhares de vagas são anunciadas todos os dias e é comum encontrar vagas híbridas ou de home office. São várias as oportunidades. Invista em cursos e certificações na área e crie perfis nas redes sociais para divulgar o seu trabalho.
Também é interessante se cadastrar em plataformas de freelance como o Get Ninjas e o Workana. Você pode começar hoje mesmo!

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E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
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Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
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