Marketing jurídico
O código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) deixa claro que é proibido que advogados façam publicidade para captar clientes.
Contudo, existem formas de atrair clientes que não são barradas pela OAB, e é aí que o marketing jurídico entra.
O que é marketing jurídico?
Marketing jurídico é uma tática utilizada para empregar advogados no mercado de trabalho, ajudando na conquista de clientes.
O objetivo dessa estratégia é expor suas especialidades, com o que você trabalha, fazendo com o que você consiga os clientes certos.
Quando se trata de atrair clientes, existem duas maneiras: Captação e conquista.
Na captação é praticado uma abordagem de venda, uma tentativa de persuasão para fazer com que o cliente contrate seus serviços, e no caso isso não é permitido pela OAB.
Já a conquista o advogado deve mostrar seu valor e se/quando o cliente precisar irá procurá-lo para servir seus serviços.
Conforme o Art. 39 do novo código de ética “A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”
Parece meio confuso, e não parece ter muitas diferenças entre as duas maneiras, mas podem ter certeza que existem.
O marketing jurídico vem sendo usado pleos advogados de diversas maneiras, principalmente nas redes sociais e em blogs.
Esse marketing também é chamado de publicidade informativa, onde o advogado cria uma tática de educar seu público-alvo com artigos, pesquisas, informações importantes, dicas, tudo isso entorno do mundo jurídico, o que causa uma certa curiosidade em quem lê.
Nesse caso o advogado se torna uma referência , pois com suas postagens ele mostra em quais áreas ele trabalha, sem precisar fazer uma propaganda sobre isso e sem a tentativa de captação de clientes.
Sendo assim, o advogado não pode fazer da sua marca, quais serviços ele trabalha de forma explícita e seus dados de contato, somente criar conteúdos relevantes e educacionais.
Motivos para investir em marketing jurídico digital?
Com o avanço da tecnologia, a popularização da Internet, o marketing jurídico começou a ser bem visto pleos advogados, se tornando uma nova forma de conseguir novos clientes, isso sem burlar o código de ética da OAB.
Há pouco tempo, muitos advogados se sentiam presos por não poderem fazer nada para atrair a clientela, ficando diversas vezes esperando que os clientes viessem até eles. Já com esse avanço só marketing houve um novo jeito de trabalhar nos novos tempos.
Entender sobre o marketing jurídico é de extrema importância para quem segue no ramo da advocacia e quer por em prática o empreendedorismo jurídico, assim se desenvolvendo como profissional na sua área de atuação.
Esse tipo de “publicidade digital” é bem diferente do marketing digital que estamos acostumados.
Nesse tipo de “publicidade” é chamado de marketing de conteúdo, onde o advogado não deve criar um material publicitário para si mesmo, mas sim conteúdos informativos e educacionais, isso girando em torno do serviço que ele presta.
Existem divresos meios digitais para fazer os conteúdos, ponde ser eles: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, entre outros. Isso torna o marketing jurídico bem amplo.
Mas afinal, quais são os benefícios em fazer o marketing jurídico digital?
Caso tenha dúvidas, separamos 4 vantagens para isso:
1 – Confiança
Passar confiança quando se apresenta um conteúdo é essencial para um advogado, é raro acontecer de alguém contratar um profissional que não passa confiança, por isso é importante saber do que está falando.
Neste ponto de vista, o marketing é imposto com força, pois quando um profissional grava um vídeo, faz uma palestra, isso demonstra a confiança.
Colocar os conhecimentos em prática nesse caso, faz com que o público sinta uma boa energia.
2 – Fidelizar os atuais clientes
Como um bom advogado é necessário estar sempre presente para seus clientes. Por isso postar conteúdos com frequência é importante para o cliente perceber que o advogado estar por perto e disponível.
Essa confiança faz com que o cliente não procure outro serviço, ou outro advogado, pois saber dos conhecimentos e do jeito de trabalhar do seu advogado.
Por isso, a utilização das mídias favorece a fidelização da clientela, deixando também mais fácil.
3 – Para ganhar autoridade
Ter uma autoridade é essencial para qualquer profissional, e isso é uma um a coisa que o marketing jurídico digital pode proporcionar.
Ter autoridade é sempre estar com os conteúdos atualizados e publicar cada vez mais assuntos e fazer até táticas diferentes, como publicar um livro.
Mas também tem atividades mais simples que podem ajudar com a credibilidade, como responder perguntas, ajudar em audiências, claro que nada disso deve atrapalhar o serviço e causar prejuízo, pequenas atividades como essas, não devem ser feitas do mesmo jeito que seria caso alguém pagasse os pelos serviços do advogado.
4 – Para aumentar a visibilidade
O marketing jurídico digital é muito importante para entrar no mundo dos negócios, pois assim o profissional já pode começar a ser visto no mercado, passar a não ser mais anônimo.
Advogados recém-formados e pequenos escritórios de advocacia, no momento que começam a exercer suas funções já devem investir no marketing. Mesmo com pouco capital para isso, é importante dar o primeiro passo, começar criando contas comercias já é um bom começo.
E assim pode-se começar a criação do conteúdo, publicações simples no Instagram, vídeos explicativos no YouTube, vídeos de entreterimento que carregam alguma informação no TikTok, existem diversas maneiras de começar a mostrar os serviços oferecidos.
Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Pois é, se você não aparece, quem vai te contratar?
Por isso, com todas essas vantagens, agora podemos falar sobre como fazer um bom Marketing Jurídico
Seguindo as normas do Código de Ética, vamos mostrar 7 dicas básicas para ter um marketing jurídico.
1. Definir o público-alvo
Definir um público-alvo é o primeiro passo para começar a fazer as publicações, conforme a área de exercício jurídico, muitas vezes já fica claro o público que o advogado irá alcançar com as publicações
é importante desde o começo saber para quem vai suas publicações, já para ter a certeza de como o advogado deve se comunicar, para que assim a mensagem chegue da maneira correta para que a compreensão seja simples.
Definir as necessidades dos clientes em potencial é essencial.
Olhar para o cliente, entender o que ele espera do trabalho, além de prestar exatamente o serviço que ele espera e até um pouco mais é o que faz o vínculo com o público-alvo crescer cada vez mais.
2. Determinar um objetivo
Toda comunicação tem um objetivo e isso não é diferente com o Marketing jurídico.
Ter uma finalidade é de extrema importância, assim ficará claro se o site, ou se as redes sociais estão indo pleo caminho certo, já que quanto maior a organização, e sempre houver um padrão das publicações, melhor será o engajamento.
3. Elaborar a mensagem
Depois de saber qual o publico-alvo e qual assunto será abordado, está na hora de criar a mensagem que deve ser passada.
O conteúdo informativo deve ser nem intencionado, de preferência mostrando assuntos que condiz com o dia a dia de quem irá ler.
A mensagem deve ser distribuída com a intenção de mostrar o conhecimento específico do advogado, mostrar temas fora da área já é arriscado e nada prático, porque caso algum cliente tenha interesse naquele assunto, o advogado não poderá ajudar, já que não é a área dele,
Com a mensagem será construindo uma autoridade naquela área de mercado, entregando conteúdo e confiança aos clientes
Junto com isso, também é importante ressaltar que a linguagem dos conteúdos devem ser de fácil entendimento, pois assim qualquer um que se interesse pelo assunto conseguirá entender a mensagem passada com facilidade, então nada de palavras jurídicas difíceis
5. Fazer um mix de comunicação
É importante aqui saber que os canais não são iguais, como cada meio de comunicação é diferente, a abordagem do assunto deve ser realizado de forma diferente.
O mix de comunicação vai funcionar se houver uma diversificação a mensagem.
Exemplo: um vídeo postado no TikTok sobre dúvidas do direito do consumidor deve ser mais atrativo e pode até mesmo ter uma pegada de humor, já que a rede é um lugar de entreterimento.
Já um post no Linkedin deve ser feito de uma forma mais séria e centrada, já que o esse meio de comunicação e voltado para um público mais sério.
Conclusão
A publicidade nos dias atuais vem mudando cada vez mais e com isso, todos os profissionais devem se adaptar para que não fiquem de fora e não sejam prejudicados.
Hoje, qualquer pessoa tem uma facilidade de busca de informações pela internet em instantes. Dessa forma, o Marketing Jurídico ocorrerá de fato atraindo pessoas certas por meio de informações relevantes.
Logo, o advogado que adota estratégias de marketing jurídico no seu dia a dia possui maiores oportunidades de gerar conexões e se destacar através da credibilidade criada.
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