O marketing para clínicas médicas, conheça, sua importâncias, seus benefícios e como começar a fazer
Como o marketing médico se torna relevante na vida do profissional? O marketing é uma estratégia que tem como objetivo a divulgação e fortalecimento de um produto, marca ou serviço.
Utilizar essa ferramenta para divulgação de clínicas, consultórios e serviços, o médico pode atrair mais pacientes, fidelizá-los e se tornar autoridade em sua área de atuação, desde que siga as normas estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Não é novidade que o consumidor atual é muito mais exigente e antenado que antigamente. Além disso, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.
Assim, o marketing médico visa conquistar clientes e destaque diante da concorrência.
Por conta disso, o Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros na web.
Isso abre uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de Marketing bem-feitas.
Mas, será que vale mesmo a pena investir no marketing médico ou o modelo de indicações já usado é suficiente? Quais os meios para se fazer isso? O que pode e não pode fazer?
Com isso, separamos tudo que você precisa saber sobre marketing médico nesse post!
O que é marketing médico?
O marketing médico é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a percepção das pessoas sobre o trabalho do profissional, conquistar mais pacientes e, consequentemente, elevar a receita do seu negócio e criar notoriedade em sua área de atuação.
As estratégias do marketing médico podem gerar, além do aumento da lucratividade e autoridade, diferenciais importantes para lidar com a concorrência. Tudo isso, porque muitos profissionais, mesmo ainda que sem experiência e qualificação completa, investem em uma comunicação ativa. Consequentemente, elevam a concorrência para outro patamar no mercado de trabalho.
Contudo, é importante ter o conhecimento que existem regras e diretrizes específicas de atuação na área da saúde. Por esse motivo é muito importante que você siga as orientações e determinações do Conselho Federal de Medicina, que conta com uma resolução específica (CRM 1974/11).
Qual a importância do marketing médico?
Ser um profissional competente, com excelente formação acadêmica, especializações e atendimento diferenciado são fatores decisivos para a fidelização dos pacientes.
Para muitos, o bom e velho, boca a boca parece funcionar muito bem, sem contar os catálogos de convênio que disponibilizam o contato dos médicos parceiros e garantem um bom número de consultas.
Contudo, todos esses esforços não significam muito, quando o médico não consegue atrair o seu público-alvo.
O objetivo aqui não é só conseguir mais pacientes, e sim ajudar mais pessoas. Isso acontece de duas formas.
Primeiro, por produzir conteúdo relevante, pode ajudar muitas pessoas a buscar informações e ajuda diretamente com um profissional, mesmo que não seja você.
Segundo, o marketing bem-feito cria uma relação mais estreita com o público, ou seja, com seus pacientes. Assim, eles terão mais confiança no seu trabalho e reagirão melhor aos tratamentos e soluções prescritas.
Por este motivo, o marketing médico é tão necessário nos dias de hoje. Desenvolver ações estratégicas com planejamento, é a melhor forma de levar seu serviço até o paciente, atraindo-o até seu consultório com boas práticas e respeitando as normas exigidas.
Quais os benefícios do marketing médico?
Entre os principais benefícios, o marketing médico contribui para:
- Posicionamento de imagem e visibilidade de seus serviços;
- Relacionamento mais próximo com os pacientes, melhorando a relação de confiança;
- Crescimento da receita operacional;
- Fidelização junto a seus pacientes;
- Aumento de credibilidade em relação aos serviços prestados;
- Maior autoridade e reconhecimento da marca pessoal.
- Canal de comunicação mais curto.
- Facilitação de agendamentos de consultas on-line
Quais os tipos de marketing médico?
O marketing médico é dividido em dois tipos de ferramentas:
1. on-line
Entre as ferramentas on-line, podemos listar:
- Sites;
- Blogs;
- Facebook;
- LinkedIn;
- Instagram;
- Twitter;
- WhatsApp e outros.
2. off-line
Entre as ferramentas off-line de comunicação estão a televisão, rádio, outdoors, revistas, jornais, cartazes e folders.
Regras CFM sobre a publicidade médica
Para a divulgação em qualquer tipo de ferramentas de marketing médico, o profissional deverá estar alinhado às normas relacionadas à publicidade médica, estabelecidas pelo CFM.
O médico deve utilizar a publicidade como uma forma de levar valor educativo à sociedade. Por isso, deve estar ciente e ter cuidado em relação às normas existentes.
De acordo com a Resolução CFM nº1974/11 que trata da publicidade de assuntos médicos, é vedado ao profissional a divulgação de qualquer informação sobre os assuntos médicos de forma promocional, sensacionalista ou com conteúdo inverídico.
Outras atividades negadas são a participação do profissional em programas de televisão, que não sejam para esclarecimento e educação, a divulgação de seus títulos científicos e especializações que não estejam qualificadas e registradas no CFM.
A seguir, confira alguns cuidados que se deve tomar ao realizar o marketing médico, conhecendo ações vedadas pelas regras do CFM:
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Utilizar expressões que exaltem superioridade no objeto de campanha;
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Sugerir ser o único médico capaz de realizar determinado tratamento;
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Assegurar o sucesso de um produto ou tratamento;
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Utilizar imagem de pessoas publicamente conhecidas afirmando usar serviços médicos;
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Sugerir diagnósticos e tratamentos de forma genérica;
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Usar imagens impactantes de transformações em qualquer sentido;
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Dirigir mensagens que associam o profissional a ganhos de autoimagem;
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Divulgar valores de serviços ou formas de pagamento como diferencial competitivo.
-O médico pode criar vídeos sobre patologias em suas redes sociais?
O profissional poderá desenvolver esse tipo de material sempre com caráter informativo. Contudo, deve-se a exibição de pacientes e condutas similares a uma consulta on-line. Ao responder dúvidas e questões de pacientes que possam surgir, o médico deve tratá-la de forma abstrata, evitando orientações diretas.
Além disso, é vedado ao profissional qualquer conduta que não seja orgânica para a captação de pacientes durante vídeos e lives médicas. Ou seja, é proibido utilizar termos como “siga minhas redes sociais, mais informações no meu site”, assim como a publicidade dos contatos por telefone.
-O médico pode divulgar seu atendimento por teleconsulta?
A divulgação sobre atendimento por meio de teleconsulta pode ser feita, desde que o profissional tenha o posicionamento adequado. Isto é, você evita sensacionalismo e outras práticas vedadas pela Resolução. Informar aos pacientes sobre este tipo de atendimento se tornou fundamental diante da necessidade do isolamento social.
Como fazer marketing médico
Veja a seguir o que você precisa fazer para montar um planejamento sólido sem desviar o foco do que é mais importante, a sua prática da medicina:
-Defina seus objetivos
Há vários objetivos diferentes que você pode buscar com o seu programa de marketing, e já até os citamos aqui brevemente.
Mas veja novamente, de forma mais clara, algumas metas que você pode estabelecer:
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Conquistar mais pacientes;
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Fidelizar os pacientes atuais;
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Se posicionar como autoridade em determinada área da saúde ou tipo de tratamento;
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Educar a sociedade sobre a importância de certas atividades ou perigos de alguma doença específica.
-Escolha suas estratégias
A melhor saída Para criar um bom marketing é importante entender o que envolve cada estratégia, seja de Marketing Digital ou tradicional, e escolher as que fazem mais sentido no seu caso.
-Busque parceiros capacitados
Uma estratégia de marketing leva tempo, por isso pode ser difícil conciliar a dedicação ao marketing e ao tratamento dos pacientes.
Por isso, escolha parceiros qualificados para montar um plano de marketing, de acordo com as estratégias que resolver adotar.
-Acompanhe os resultados
Por fim, é importante acompanhar o progresso de cada tática aplicada no marketing.
Em alguns casos, mudanças podem ser necessárias para que os objetivos que você definiu sejam alcançados.
Estratégias para utilizar no marketing médico
O marketing , principalmente o digital , conta com uma enorme variedade de estratégias para dar retorno.
Por isso separamos, 4 dessas estratégias que melhor se encaixam no ramo médico
Marketing de conteúdo: Apresenta um retorno sobre investimento muito alto, onde através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.
E-mail marketing: O e-mail marketing é uma ferramenta é ótima para cultivar o interesse de quem já demonstrou interesse no seu conteúdo. Por meio de uma newsletter, você pode fidelizar o público e ajudá-lo de forma ainda mais personalizada, com informações segundo os interesses dele.
Site pronto para conversão: Um site bem projetado e pronto para conversão deve ser uma das suas prioridades ao investir no marketing médico, pois diferentemente das redes sociais, você pode fazer uso do site para captar pacientes. É importante ter um Design responsivo, ou seja, um site preparado para ser usado mesmo em dispositivos móveis, é uma forma.
Identidade visual: Uma identidade visual bem clara e esteticamente agradável é importante para que o público reconheça facilmente que se trata do seu consultório.
Como usar as redes sociais no marketing médico
As redes sociais também fazem parte do leque de opções para trabalhar bem o seu marketing, mas são tantas redes que resolvemos falar de cada um separadamente.
Além disso, é importante lembrar que algumas práticas normalmente usadas por empresas nas redes sociais não são permitidas no marketing médico.
Então veja ao que você precisa ficar atento e como usar o máximo que essas ferramentas oferecem sem violar nenhuma lei:
Facebook: Evite criar um perfil pessoal para a sua prática médica. Em vez disso, é apropriado usar o recurso próprio para marcas e negócios, chamada fanpage. Esse tipo de página oferece muito mais recursos próprios para que você cultive uma relação próxima com seus pacientes, compartilhe conteúdo relevante e até escolha o tipo de público que deve receber suas postagens.
Twitter: Algumas maneiras de usar bem o Twitter incluem compartilhar links relevantes sobre saúde, enviar alertas das agências de saúde e destacar os benefícios de certas práticas de prevenção, por exemplo.
Instagram: Essa rede é mais voltada para fotos e vídeos curtos, e tem um tom leve e divertido. Então, é importante não adotar um tom sério demais ao usá-la. Uma boa ideia é destacar fotos e vídeos que destaquem curiosidades e fatos importantes sobre diferentes doenças e tratamentos. Procure usar imagens de alta qualidade, que atraiam os seguidores.
LinkedIn: É uma rede social com objetivo profissional, ou seja, você pode se conectar tanto com seus pacientes quanto com colegas de profissão. Use o LinkedIn também para expor artigos publicados em periódicos médicos, mostrar sua capacitação e histórico profissional
Redes específicas: Algumas redes sociais específicas, voltadas para a comunidade médica ou para promover e facilitar a relação entre médicos e pacientes, também são relevantes.
Algumas dessas redes incluem:
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iMeds: Exclusiva para médicos com CRM em dia, professores e estudantes de medicina em instituições reconhecidas pelo MEC;
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Ology: Outra rede exclusiva para médicos, tem vários recursos úteis para o dia a dia, e pode ajudar na busca por estratégias de marketing médico válidas.
Whatsapp: É verdade que o Whatsapp não é bem uma rede social, mas é uma excelente ferramenta de comunicação que pode ser usada para oferecer atendimento personalizado aos pacientes.
6 erros a evitar na sua estratégia de marketing
A prática do marketing médico é regulada pelo Conselho Federal de Medicina, e não pode simplesmente seguir o que outras indústrias fazem sem problemas. É fundamental saber fazer um marketing médico de forma ética.
Os 6 erros a seguir precisam ser evitados a todo custo, para evitar que a divulgação se torne motivo de dor de cabeça:
Anunciar uma especialidade que você não possui: Além de antiético, é absolutamente proibido pelo Conselho Federal de Medicina anunciar uma especialidade que você não possui para tratar dos pacientes.
Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa: O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, por isso você deve tomar cuidado extra sobre a que tipo de marcas e produtos vai associar o seu nome e a imagem do seu consultório. Afinal, não importa se a iniciativa de fazer propaganda falsa foi sua, a responsabilidade é a mesma só por permitir ser mencionado em promoções assim.
Exibir fotos de pacientes: Exibir fotos de pacientes, seja na forma das famosas e selfies ou em comparativos do tipo “Antes e Depois” também é uma prática que vai contra o regulamento do marketing médico, mesmo que tenha a permissão dos pacientes isso ainda é proibido. A ideia é que os pacientes não devem ser expostos a fim de promover um profissional, outros meios podem ser usados para isso.
Divulgar publicamente informações que alarmem a sociedade: Um médico poderia divulgar informações que causem grande alarme à sociedade, como a ameaça de uma nova epidemia, a fim de ganhar a credibilidade e respeito da população. Mas, mesmo que as informações sejam comprovadas cientificamente, o proceder correto seria protocolar em caráter de urgência o motivo da preocupação junto as autoridades competentes.
Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância: Apesar de servirem como canais de comunicação e aproximação com pacientes e outros interessados, você não pode realizar diagnósticos ou consultas usando o Whatsapp, por exemplo.
3 perguntas que podem te ajudar a começar a investir no marketing médico:
“Você quer ser referência dentro da sua especialidade?”
Aqueles que se dedicam a se atualizar no campo de atuação e vivenciam a prática clínica cotidiana com atenção e respeito às normas de conduta tem condições de se tornarem referência para os seus pares.
O marketing médico pode te ajudar a alcançar esses outros profissionais, e com conteúdo de qualidade esse alcance pode se tornar reconhecimento e autoridade dentro do seu campo.
“Você quer transmitir confiança para potenciais clientes?”
Um espaço na internet bem administrado pode servir como sinal de que você oferece um serviço de qualidade e que deixa seus pacientes satisfeitos.
Muitos potenciais pacientes fazem pesquisas na internet antes de efetivamente marcarem uma consulta. Por isso, se um usuário chegar ao seu espaço através das suas estratégias de tráfego, ele precisa de elementos para confiar em seu trabalho.
“Você quer que sua clínica ou consultório seja encontrada na WEB?”
Você investiu em equipamentos, escolheu o lugar perfeito para começar seu negócio, montou sua clínica e precisa agora que os pacientes passem a se direcionar para seu negócio.
O marketing digital pode ajudar a cadastrar sua empresa nos principais locais da Web, como o Google, por exemplo. Assim você insere seu endereço e os dados de sua empresa, como as especialidades atendidas, no maior buscador do mundo, podendo aparecer nas listagens de produtos como Google Maps.
Depois de tudo isso, podemos ver a importância do Marketing em qualquer negócio. Utilizar essa ferramenta para divulgação de clínicas, consultórios é essencial, pois o marketing médico visa conquistar clientes e destaque diante da concorrência. E para esse e qualquer outro serviço de Marketing, você pode contar com a Help Technology.
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Para mais infos:
E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br
Whatsapp: Ana Paula Mota
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
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