Porque usar as redes sociais para alavancar o marketing e as vendas?
O Brasil é o 3° país que mais utiliza as redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos.
Uma pesquisa feita com dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre a utilização das redes sociais, mostrou que 4,2 bilhões de pessoas usam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial.
Com tantos consumidores nas redes sócias as marcas estão investindo cada vez mais no marketing nas redes.
De fato, é preciso compartilhar um local com os seus clientes e potenciais consumidores, sendo as principais plataformas:
– Tik Tok
– YouTube
Atualmente no Brasil, são 130 milhões de pessoas conectadas nessas plataformas, sendo então 62% da população nacional.
Mas é claro que um bom marketing não é só fazer uns posts, existem várias estratégias detrás das ações. Táticas, planejamento, investimento, análise, relatórios, anúncios, tudo isso faz parte do que é trabalhar com as redes sociais.
É importante que as empresas se adaptem a essa nova realidade, para que possam usar o marketing nas redes sociais de forma a gerar resultados reais em termos de conversões ou exposição da marca.
Nos anos de 2020 à 2021 houve uma grande potência de marketing nas plataformas: Instagram e Tik Tok, e isso gerou um crescimento para diversas empresas, principalmente no ramo da moda, onde tendências influenciaram diversos consumidores
Para se ter uma ideia, o Instagram, que foi lançado em 2010, tem hoje cerca de 1,2 bilhão de usuários ativos. Já o Tik Tok, que foi lançado em 2016 e teve seu boom em 2020, já possui mais de 700 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
Como funciona o Marketing nas redes sociais
O marketing é uma estratégia nas mídias sociais pelo qual usamos as principais redes como ferramenta de promoção de uma marca, divulgação de produtos e serviços, sendo uma grande oportunidade que as maracas têm, para mostrar seus valores e conceitos deixando claro seu posicionamento como empresa, sendo, grande, pequena ou ate mesmo autônoma.
Essa propaganda cria laços fortes entre a empresa e o consumidor, fortalecendo a visão que as pessoas têm de seus serviços.
O marketing nas redes sociais estão dentro da categoria de marketing de display, que permite ao anunciante promover a sua empresa ou organização, os produtos e serviços, com a possibilidade de separação com base nos interesses do público-alvo.
Para isso é necessário que as empresas se adaptem as diferenças de cada estilo para não fazer com que seus perfis virem morais de promoção, sem atrativos reais, sem interatividade e assim por diante.
Outra característica interessante é o trabalho com o relacionamento, onde existem ações mais interativas e incisivas, onde trabalha-se de forma mais sutil, para não ficar com aparência de propaganda de panfleto, o que é muito comum, uma das principais preocupações que se deve ter é em gerar um conteúdo que seja interessante e atrativo para seu público-alvo.
Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?
Não há dúvidas de que investir em marketing nas redes sociais valerá a pena, mas não pode ser considerado uma panacéia, pois muitas empresas já viram essa nova opção no Brasil, e não é fácil tirar proveito da sua empresa das coisas da web, então também é importante ter profissionais instruídos e qualificados porque o trabalho tem que ser feito com muito carinho.
Investir em serviços de marketing traz diversos benefícios, dentre seus diversos atributos tem a capacidade de selecionar o conteúdo que será criado, acompanhar o desenvolvimento e a formatação desse conteúdo para que ele alcance o maior nível de engajamento possível.
Produzir conteúdo de alta qualidade e organizá-lo em calendários editoriais, seguindo o conteúdo mais sensível ao algoritmo, é um dos segredos do marketing de rede social.
O resultado deste programa será um maior alcance orgânico de suas publicações e, além disso, maior relevância da página ou perfil.
Por isso, desenvolver conteúdo para redes sociais é o primeiro passo que uma empresa deve dar. Entender as dores, desejos e barreiras do público que você deseja atingir é fundamental para o sucesso das ações de marketing nesses canais.
Cabe ressaltar que uma estratégia de marketing de rede social requer um período de maturidade, por isso é considerada uma ação de médio a longo prazo, pois relacionamentos não se constroem da noite para o dia.
Portanto, é preciso planejar detalhadamente a estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois a produção e interação de conteúdos relevantes são os requisitos básicos nesse sentido.
Conclusão
A maior vantagem de ter o marketing de mídia social é que ele nos dá a oportunidade de atingir nosso público-alvo de forma mais personalizada, direcionada e segmentada.
Por meio dele, podemos alcançar os consumidores de forma mais eficaz e entender suas necessidades e desejos de forma mais direta, o que pode ajudar não apenas a desenvolver estratégias de conscientização de marca mais eficazes, mas também o público que estamos tentando influenciar.
Para atingir esses objetivos, você pode contar com a Help Technology, onde trabalhamos com as melhores equipes de marketing para que sua empresa ou marca possa entregar o conteúdo ideal aos consumidores.
Para mais informações:
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