O Marketing Orgânico ou Comunicação Orgânica é formado pelos processos de comunicação organizacionais e comerciais que se desenvolvem independente de verbas de publicidade.
Ou seja, antes de investir em mídia paga, as empresas precisam trabalhar a experiência e a conexão com as pessoas. E isso é mais do que uma filosofia: é uma necessidade real. Nesse sentido, a forma como os mecanismos de busca funcionam no meio digital exige das organizações a construção de relacionamentos baseados em conteúdo e reputação. Mais do que verbas de publicidade, como acontecia no marketing tradicional, antes da internet.
O Marketing Digital começa com a atração de pessoas. Se você não conseguir trazer o público certo para seus canais digitais, não terá resultados.
Por um bom tempo, as principais maneiras de chamar a atenção de possíveis clientes eram pagas. Mas com o avanço da internet, esse cenário tem mudado para melhor.
O que é tráfego orgânico?
Todas as visitas que um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) recebe são chamadas de tráfego.
O tráfego orgânico nada mais é que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Não dá para dizer, exatamente, que o tráfego orgânico não envolve custo algum, até porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo.
Mas a principal diferença do tráfego orgânico para o pago é que você gasta dinheiro uma vez para colher resultados por muito tempo.
Além do tráfego orgânico, veja o que significa cada um dos outros nomes:
pago: atrair visitantes por colocar anúncios no Google ou sites que a sua audiência costuma acessar;
direto: é quando uma pessoa acessa seu site de forma direta, sem vir de outro site. Não deixa de ser uma forma de tráfego orgânico, já que não vem de fontes pagas;
social: são os acessos a partir de redes sociais, algo comum no caso de links compartilhados nesses canais, que direcionam tráfego para um site;
de referência: quando alguém visita uma página a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca. É isso que acontece com backlinks para um artigo do seu blog, por exemplo
Aumente o tráfego orgânico usando estas 6 estratégias
1 – SEO
O SEO é a principal estratégia utilizada para aumentar o tráfego orgânico de um site.
Com ela, os mecanismos de busca entendem qual a relevância do site para determinada pesquisa visando oferecer ao usuário a melhor experiência.
Entre os fatores que são considerados para o SEO de um conteúdo específico, podem ser destacados:
palavras-chave
título
intertítulos
link interno e externo
meta description
2 – E-mail Marketing
A base de contatos que a empresa já possui é fundamental para novas oportunidades de negócios. Mantenha uma frequência no envio de e-mail marketing e atraia os usuários com conteúdos relevantes, call to action e novas ofertas para conversão em páginas de destino.
3 – Inbound marketing
O inbound marketing é uma nova metodologia de marketing digital que propõe a união de diversas estratégias para fortalecer a presença online da marca.
Com a metodologia de jornada de comprador, o objetivo é ser único para o usuário e possibilitar que ele continue na compra por meio dos conteúdos informativos criados para dar suporte a esse avanço.
4 – Tenha um blog
Quanto mais páginas um site possui, mais possibilidades ele tem de ser posicionado nos mecanismos de buscas
Isso quer dizer que o marketing de conteúdo, como um blog corporativo, é uma das principais estratégias para quem deseja atrair novos visitantes.
Todo conteúdo deve ser otimizado com as palavras-chave e técnicas de SEO para aumentar as chances de ser ranqueado para termos relevantes da empresa
5 – Redes Sociais
As redes sociais são um canal fundamental para uma estratégia de aumento de tráfego orgânico e mais acesso às páginas de destino do site.
Em muitos casos, a empresa pode publicar diretamente a chamada para a página de destino (blog) na timeline.
Entretanto, é fundamental que a página seja responsiva, visto que uma parte considerável dos usuários das mídias sociais acessam esses canais pelo smartphone.
6 – Automação de marketing
A automação de marketing é um novo recurso que tem sido utilizado para aumentar as receitas e diminuir o custo de conversão.
Portanto, a automação é sobre personalizar as plataformas da empresa para que haja um contato mais próximo e diferenciado com o lead, permitindo que a equipe de vendas tenha mais consciência sobre qual o estágio do usuário na jornada do comprador.
Qual a relação com as páginas de destino? A automação de marketing permite conhecer melhor o usuário para aumentar o tráfego orgânico e direcioná-lo para páginas de destino que atendam melhor às expectativas dele.
No tráfego pago, as visitas no site duram enquanto durar seu cash. Mas conteúdo, esse pode trazer pessoas para seu site eternamente (desde que haja acompanhamento e otimização).
Por isso que campanhas de SEO e tráfego orgânico continuam a trazer visitantes mesmo quando a empresa não cria mais conteúdo, ou até mesmo quando uma empresa deixa de existir!
Então, uma vez conquistada a primeira página, cuide do seu link ou artigo que está lá. Visite ele de vez em quando, para mantê-lo relevante.
E quando sua página ou conteúdo estiver já na primeira página, mas em uma posição pouco favorável (exemplo, sétima posição), procure ampliar o artigo e melhorar os links internos que este possui.
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