Marketing para delivery: Conheça 7 dicas

Marketing para Delivery: Aprenda 16 dicas para alavancar suas vendas

 

Durante a Pandemia do Covid-19, o delivery se tornou uma estratégia essencial para manter os negócios funcionando.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas no setor alimentício teve, recentemente, um faturamento anual de R$ 9 bilhões em todo o país.

Com essas estatísticas, muitas marcas tiveram que pensar em novas estruturas de trabalho e na logística de seus colaboradores de repente e pouco planejaram as ações.

Além disso, os dados contribuem para evidenciar que o delivery é uma prática que pode ser uma estratégia muito atrativa para quem quer garantir boas receitas. Entretanto, ao adotar esse serviço, a concorrência é gigante, e conquistar e fidelizar clientes pode não ser uma tarefa das mais fáceis.

Mais do que um serviço de entrega de produtos, ele entrega experiência, e é isso que muitas empresas ainda relutam em investir.

Essa mudança se tornou um grande desafio que poderia custar a reputação da empresa: um atendimento ruim poderia mais afastar do que atrair clientes.

Para que isso não ocorra é necessário utilizar estratégias de Marketing para delivery, fazendo assim com que seu fazer o negócio se sustente seja qual for a condição do mercado.

Isso significa investir em ações de divulgação e engajamento que vão otimizar o retorno de receita por esse canal que é tão importante para o segmento de vendas de alimentos.

Nesse sentido, se você está buscando formas de melhorar os resultados do seu restaurante, nesse post, listamos 16 dicas imperdíveis de marketing para delivery que você pode usar para destacar sua empresa no mercado. Confira!

16 Dicas de Marketing para Delivery

Marketing para Delivery: Dicas para o Instagram - Gerar.me

1. Conheça o cliente

Hábitos de consumo, horários de maior pedido, qual item sai mais, se utiliza as redes sociais ou se possui filhos. Toda essa análise ajudar a traçar uma estratégia de ofertas.

Também é preciso pensar em localidade de entregas para também se aprofundar em saber quem é o consumidor daquela região.

2. Inclua o serviço no site do negócio

O ideal é ter os dados do delivery de forma bem visível, com uma aba do menu dedicada a ele e calls to action durante as demais páginas. Além disso, coloque indicação de telefone, aplicativo da empresa e horário de funcionamento.

 

3. Elaboração de estratégias de Marketing

Após saber quem é o cliente é preciso elaborar as estratégias para atender com excelência. Para isso é preciso trabalhar todos os pontos de contato da empresa, desde o cartão de visitas ou panfleto até um site ou redes sociais, incluindo o cardápio.

O trabalho de recursos humanos também deve estar inserido nesse momento, pois um treinamento de funcionários sobre atendimento e vendas conta tantos pontos quanto uma boa comunicação.

 

4. Personalize os entregadores

Uma luz sobre seu delivery: conheça 10 estratégias de marketing. – CDL

Seus entregadores também podem fazer parte da estratégia de marketing para delivery. Além de serem treinados para atender o cliente com educação e gentileza, eles podem ser preparados com adesivos em seus uniformes e material de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.

 

5. Atendimento por WhatsApp

Rápido e eficaz, não tem como falar de Marketing para delivery sem citar o WhatsApp. Ele é uma ótima ferramenta para agilizar atendimento e facilitar a comunicação com o cliente.

 

6. Divulgue nas redes sociais da empresa

Em seu material de comunicação, como cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais da empresa e peça para que os clientes acompanhem as novidades por lá. Uma dica é oferecer ofertas exclusivas nesse meio, o que atrai mais seguidores.

7. Marketing de Conteúdo

Gerar conteúdo na internet pode ser outra vantagem estratégica para o negócio. Não é necessário falar o tempo todo sobre delivery, mas abordar temas relacionados ao negócio, por exemplo, pode atrair novos clientes. Por isso, é relevante criar postagens sobre gastronomia caso o negócio seja um restaurante.

8. Use mídias pagas

Outro ponto importante na internet são os anúncios pagos.

Crie campanhas no Facebook e use os links patrocinados no Google Adwords para conquistar usuários para seu delivery.

Nesse sentido, é relevante mencionar que muitas empresas contratam agências especializadas para tomar conta dessa estratégia, uma vez que ela exige tempo, dedicação e bom conhecimento para alcançar o sucesso, como a Help Technology

9. Boas fotos

Marketing para Delivery: 5 estrategias para vender mais | oimenu

Tenha fotos profissionais ou ao menos bem tiradas para divulgar o seu negócio. Uma foto malfeita, sem resolução ou poluída pode passar uma imagem amadora da empresa. Por isso, ter imagens exclusivas e que transmitam o que o negócio é, de fato, uma das estratégias de delivery mais eficazes, seja na mídia impressa ou online.

10. Crie um plano de fidelidade

Outra tática interessante para incentivar a recorrência de compra no delivery é o uso de um programa de fidelidade, como um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, no qual o usuário, após fazer um número X de pedidos, recebe um presente do estabelecimento.

11. Ofereça cupons de desconto

4 Estratégias para usar Cupons de Desconto na sua Pizzaria | Blog Expresso  Delivery

Uma estratégia que sempre dá certo em marketing para delivery é o oferecimento de descontos, tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar quem já compra de sua empresa.

Você pode incluir cupons para serem baixados em seu site ou então distribuí-los para quem fez um pedido, para que volte a solicitá-lo em outras oportunidades.

 

12. Faça anúncios de geolocalização

Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, possibilitam a criação de anúncios por geolocalização. Assim, você pode determinar as áreas de abrangência de um post pago, para que ele seja visualizado por pessoas que estão no local.

13. Configure alertas do Google

Você pode configurar alertas do Google na ferramenta Google Alerts. Cadastre tags e palavras-chave relacionadas com o seu serviço. Desse modo, quando fizerem pesquisas, os usuários dessa funcionalidade do Google serão notificados nas sugestões de alertas, que direcionarão para algum conteúdo produzido no seu blog, por exemplo.

14. Use a personalização para ressaltar sua marca no mercado

Uma das formas de ressaltar sua marca no mercado e ter sucesso é a personalização. Portanto, coloque nas suas embalagens o telefone para contato, o nome do estabelecimento e a logomarca.

15. Conheça a sua concorrência

Conhecer a sua concorrência é importante para você entender o seu mercado de atuação, assim como identificar oportunidades que ainda não são aproveitadas e buscar formas de se diferenciar dos demais.

16. Aplicativos de delivery

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Certamente, os aplicativos de delivery são uma excelente forma de atender seus clientes e vender seus produtos, sem que você precise de um site para isso. Geralmente, aplicativos como: Ifood, Rappi e Uber Eats, trazem grande visibilidade para um negócio, pois são conhecidos e acessados por grande parte dos brasileiros que desejam comprar a distância, especialmente alimentos e medicamentos.

 
 

Por que meu delivery deve investir em marketing?

O investimento em marketing é muito importante para os restaurantes que apostam na modalidade delivery de atendimento. Afinal, é preciso que os clientes saibam que o seu estabelecimento presta esse tipo de serviço.

Para isso, porém, é preciso ter um estudo minucioso de público, buscando entender quais são os melhores meios e canais para fazer a divulgação.

Os seus clientes são usuários assíduos das redes sociais? Consomem um determinado tipo de conteúdo na internet? Têm o hábito de ler um jornal ou ouvir uma rádio da sua cidade? Tudo isso precisa ser apurado e levado em consideração.

O delivery veio para ficar, pois trouxe maior comodidade, praticidade e facilidade para o dia-a-dia. E as empresas que souberem aproveitar isso, certamente vão aumentar as vendas e o lucro.

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E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

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Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

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