Marketing Pessoal no Século 21: O que é? E qual sua importância?

Conheça o conceito e a importância do marketing pessoal.

 

O conceito de marketing pessoal é algo recente que nasceu na metade do século XX.

Ele surgiu com a necessidade do profissional vender os seus serviços, como uma espécie de mercadoria, onde o mesmo, precisa se reinventar, evoluir e se valorizar, mostrar do que é capaz.

O marketing pessoal também é muito associado com o trabalho autônomo e freelancer, onde esses profissionais precisam buscar sua clientela, já que sem isso eles não conseguem vender seus produtos ou serviços.

O que é Marketing Pessoal?

marketing pessoal
Especialista ensina 7 passos para usar o marketing pessoal a seu favor

Marketing Pessoal ou Self Marketing nada mais é que uma tática utilizada para melhorar a imagem de um profissional, onde essa estratégia usa ferramentas do marketing tradicional.

Para essa promoção de imagem são utilizadas técnicas, onde mostram as experiências, habilidades, capacidades de um profissional, criando essa imagem diferenciada de autoridade

Geralmente as táticas mais utilizadas para a criação do marketing pessoal são criadas em volta da participação constante nas redes sociais, pois elas são as principais plataformas de criação de conteúdo, publicação de currículos e portfólios.

Mas vendo de outra maneira, quem procura um trabalho em CLT acha que um marketing pessoal não é necessário. Por mais que você não esteja vendendo algo fabricado por você ou um serviço único que você faz, é importante mostrar uma boa imagem para a empresas onde pretende entrar, isso é algo que costuma destacar o candidato, onde o mesmo com o self marketing argumentará o porquê da empresa lhe contratar.

Benefícios do Marketing Pessoal

Existem diversos benefícios em realizar um bom marketing, além de aumentar suas visualizações como um bom profissional, geram mais oportunidades de trabalhos, mas como são realizados esses dois principais benefícios? Através de 2 esquemas que mostraremos a baixo:

Atrair atenção para seu trabalho

Marketing Pessoal

É mais fácil se firmar no mercado de trabalho quando você pode chamar a atenção para o que faz.

Você sabia que 70% dos empregadores verificam as mídias sociais de um candidato antes de contratá-lo? Se o seu perfil não comprova suas qualificações, ou se você não publica nada na internet, pode ser suspeito.

Só é possível chamar a atenção das pessoas se o seu trabalho for acessível e uma das suas prioridades ao publicá-lo na internet. Portanto, pense bem antes de postar nas redes sociais e imagine como cada uma de suas postagens será vista pelos empregadores.

Um portfólio é uma oportunidade para mostrar como você aplica suas habilidades todos os dias. Eles não são apenas um canal para mostrar resultados, mas uma oportunidade de mostrar todo o processo de criação do projeto.

Não tenha medo de mostrar esboços e indicar claramente como uma ideia se desenvolveu. Isso é o que a maioria dos recrutadores quer saber ao olhar para empregos anteriores.

Quando os contratados sabem como você trabalha antes de chamá-lo para uma reunião ou entrevista, você tem mais poder de negociação.

Conquiste a confiança de clientes e empresas

Marketing Pessoal

Construir sua própria reputação também é crucial para ganhar a confiança de seus clientes.

A Harvard Business Review publicou um estudo sobre a probabilidade de pessoas enviarem dinheiro para completos estranhos. O critério usado para incentivar os doadores é que quem receber o dinheiro triplique e depois invista em outra pessoa que fará o mesmo.

Essa informação por si só foi suficiente para aumentar as taxas de confiança dos entrevistados, o que significa que quando sabemos o que alguém vai fazer com nosso dinheiro, é mais provável que confiemos nessa pessoa.

O Marketing Pessoal oferece os recursos necessários para garantir as suas habilidades e construir um relacionamento com o consumidor, no qual ele tenha certeza dos resultados que obterá ao contratá-lo, tornando-o mais propenso a fazê-lo.

Quanto mais bem trabalhada for sua imagem, maiores as chances de você ser notado pelo mercado, mas também por potenciais clientes e empregadores. A primeira impressão é a que fica! Trabalhar desde cedo sua imagem pessoal é eficiente na hora de alcançar seus objetivos de carreira e fazer com que as pessoas se lembrem de você.

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