Diferença entre propaganda, promoção e publicidade
Para trabalhar no marketing e alancar as vendas da sua empresa é importante saber de informações básicas.
Quando se compõe uma empresa, é sempre importante pensar no que se pode fazer para atrair e satisfazer um cliente. A Tática de divulgação deve atender as necessidades e os objetivos, segundo sempre as características como praça, produto, preço e promoção.
Algo que é normal acontecer quando se abre uma empresa é fazer confusão entre marketing, propaganda e promoção. Vale ressaltar que propaganda e promoção são ferramentas utilizadas pelo marketing, por isso propaganda e marketing não são sinônimos
Para realizar a divulgação são utilizadas suas ferramentas básicas: a promoção e a propaganda. E isso deve ser pensado após a definição do produto ou serviço, o público-alvo e o valor, então assim fica mais fácil para se pensar na divulgação.
Publicidade e promoção são duas palavras que são ouvidas frequentemente e as pessoas leigas não sabem exatamente a diferença. Embora Publicidade e promoção tenham objetivos quase semelhantes, diferem entre si em muitos aspectos e são utilizados para fins diferentes.
Com isso, podemos agora saber quais são as diferenças entre propaganda, promoção e publicidade.
– Propaganda
Para começar a conceituar o termo, devemos lembrar que o CENP (Comitê Executivo de Normas e Especificações) estabeleceu que publicidade e propaganda têm a mesma definição, a saber: “qualquer forma de pagamento pela divulgação de ideias, bens, produtos ou serviços”.
Com isso em mente, podemos observar que o objetivo amplo da propaganda- é apresentar um conjunto de conceitos, ideias, imagens ao público-alvo de forma a convencê-lo de que seu conteúdo é positivo e benéfico.
A propaganda nem sempre deve ser sobre a venda de um produto ou serviço. Por exemplo, a publicidade política, religiosa e governamental pode ser um meio de comunicação eficaz para difundir ideologia, mas quando uma empresa utiliza a publicidade com viés comercial, ela tenta chamar a atenção para seus produtos e serviços, ou seja, você. atrair clientes e obter lucros.
Hoje, com a abundância de meios de comunicação e informação, os consumidores estão cada vez mais exigentes, não estão mais interessados apenas nos atributos de preço e qualidade de um produto ou serviço. Pesquisas mostram que cada vez mais clientes estão optando por oferecer um ampla gama de experiência positiva.
O anúncio tenta influenciar quem o assiste, utilizando diferentes técnicas de persuasão para isso.
É comum contratar uma celebridade influenciadora para expor uma ideia ou produto em um anúncio, criando um vínculo forte com o público no nível de admiração que o “influenciador” evoca.
Por meio da publicidade, as empresas muitas vezes apelam à conscientização coletiva e buscam demonstrar empatia e positividade diante de uma crise ou agitação pública, dessa forma identificam a possibilidade de afirmar seus valores auxiliando o esforço coletivo para enfrentar as adversidades.
A identificação do público-alvo também pode ser alavancada por meio de slogans e frases de efeito, o que certamente é uma forma simples e eficaz que, se usada de forma criativa, ficará para sempre na memória do público.
Dependendo dos objetivos e escopo desejados pela agência, a pesquisa de clientes ideais (ou seja, personas) é importante para que os anúncios possam mostrar de verdade o que o público-alvo deseja alcançar, mitigando assim o risco de erros.
–Promoção
Etimologicamente, sabemos que promoção é elevar ou elevar o nível de algo, e nesse sentido, quando trazemos esse significado para promoção comercial, podemos entendê-la como uma combinação de métodos de marketing para impulsionar as vendas e aumentar o número de clientes, que aumenta com a demanda, gerando assim lucros.
O objetivo da promoção é tornar uma marca, produto ou serviço mais conhecido e prestigiado, ou seja, colocar os produtos a disposição dos clientes. Geralmente é um evento de curto prazo. Visando a fidelização dos clientes ao estabelecer um rápido contato com eles, a interação é dinâmica e é possível alcançar diferentes públicos, de diversas regiões ou classes sociais.
As empresas utilizam diversos métodos para cumprir esse objetivo, os mais comuns são: redução dos preços, oferecimento de recompensas, cupons para desconto, sorteios, concursos e brindes. Todos estes estímulos trabalham o interesse a curto prazo dos clientes, são táticas de fácil assimilação.
As campanhas promocionais são portanto tradicionais no mundo corporativo e estão cada vez mais em evidência no marketing digital por meio das redes sociais, são formas comprovadamente eficazes de interagir com os clientes proporcionando a eles um ganho de valor com uma experiência que vai além do simples ato de compra.
Muitas vezes, as empresas aproveitam feriados festivos e datas comemorativas para alcançar o público e nestas ocasiões utilizam promoções temáticas com a finalidade de aumentar a proximidade com os consumidores, ou seja, todos estas atividades são executadas para manifestar no público o desejo de compra e o incentivar à ação.
A promoção também é uma técnica de marketing que é utilizada para atingir os consumidores para apresentação de um novo produto ou um serviço. Isto também inclui a publicidade do produto específico, bem como a empresa. A promoção é uma parte de elementos do mix de mercado e é frequentemente utilizado pelas empresas como parte de seu marketing.
Promoção inclui outras técnicas, como a venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, marketing direto e publicidade. Um mix promocional é o quanto a empresa presta atenção a uma parte específica das cinco técnicas acima e quanto orçamento deve ser usado para cada um.
– Publicidade
O termo “publicidade” foi derivado do latim e significa “ad vertere” para transformar a mente na direção”.
A publicidade é uma ferramenta de marketing que tem como principal objetivo, ficar na memória das pessoas que um determinado produto está associado com o nome de uma empresa ou de uma celebridade, incentivando ou persuadindo o público a querer comprar o produto ou serviço.
A publicidade é normalmente a longo prazo e requer uma grande quantidade de dinheiro. Além de que ela também sinaliza para clientes, acionistas e empregados que a empresa está bem financeiramente.
A publicidade pode ser feita usando vários métodos, incluindo jornais, revistas, comerciais de televisão, rádio, propaganda ao ara livre ou mala direta.
A publicidade também pode ser feito por uma organização sem fins lucrativos, podendo ser usada para adquirir fundos, como no caso da pesquisa do câncer de mama que vive de doações via publicidade grátis feitas por organizações com apoio de grandes empresas.
Com a ascensão da Internet, publicidade digital, como blogs, sites, pop-ups, etc estão se tornando cada vez mais popular.
Concluíndo
A principal diferença entre publicidade e promoção é que a publicidade é menos pessoal, o que significa que as empresas não interagem diretamente com os clientes.
As promoções permitem que as empresas se conectem diretamente com os clientes, e o feedback é quase instantâneo.
Para ter sucesso, é melhor usar uma combinação de publicidade e promoção. Portanto, em um contexto empresarial, publicidade e promoção têm significados diferentes: a primeira visa atrair a atenção do público por meio de ideias e persuasão, enquanto a segunda aproxima os produtos dos clientes e estimula seu desejo de compra.
As promoções são voltadas para o aumento da demanda e fidelização, e a publicidade direciona suas ações para o reconhecimento da marca e a presença no dia a dia dos consumidores.
Afinal, a publicidade é mais objetiva, não tem o privilégio de contato direto com os clientes que as promoções proporcionam, mas sem dúvida uma combinação dos dois deve ser usada para implementar um plano de marketing.
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