Retenha clientes, supere a concorrência e aumente seus lucros com essas 7 dicas de Marketing de Relacionamento. Saiba como!
Uma empresa de sucesso está sempre pensando em mecanismos e estratégias para estreitar os laços com os clientes e manter um relacionamento duradouro. Afinal, um bom cliente é aquele que além de consumir os seus produtos e serviços, torna-se um parceiro da empresa.
O relacionamento ideal ocorre quando o consumidor é leal à marca. A compra não termina quando o cliente finaliza a compra, pois é a partir dela que o cliente vai conhecer sua empresa e decidir se está frustrado ou satisfeito com o atendimento, produtos e serviços e se vale a pena retornar.
Um bom relacionamento com o cliente evita que ele busque a concorrência para satisfazer suas necessidades. Ter uma forte relação com o seu cliente pode ser o diferencial que o faz preferir comprar com você e não com outra marca.
E mais importante que isso: investir no relacionamento com o cliente é mais lucrativo para o seu negócio do que estar constantemente procurando novos compradores para substituir os que você perdeu.
Lembre-se: clientes satisfeitos atraem novos clientes.
Mas como fazer o cliente retornar?
O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que visam fidelizar o cliente e incentivá-lo a repetir a compra. Veja abaixo as principais vantagens do M.R:
- Foco na retenção do cliente
- Monitoração do nome dos compradores
- Forte compromisso com o cliente
- Diversos níveis de relacionamento entre vendedor e comprador
Estratégias do M.R
Agora que você sabe a importância do marketing de relacionamento para o seu negócio, é hora de dar o próximo passo. Montar uma estratégia.
A estratégia é parte fundamental em qualquer área do marketing. Ela não pode ser aleatória, sem ter um resultado específico como foco.
Veja abaixo 7 dicas para implementar o M.R
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Antecipar tendências e lançar novidades que surpreendam o cliente
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Entregar benefícios melhores que o da concorrência com pacotes diferenciados
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Acompanhar o desempenho do produto após a compra para saber as percepções do cliente
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Seja transparente com o cliente e entregue o que foi prometido
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Responda todas as reclamações e busque solucionar os problemas apontados pelos clientes
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Tenha um banco de dados para gerenciar as informações sobre os clientes. É essencial que você consiga identificar claramente as necessidades, preferências e comportamentos do seu cliente para atendê-lo da melhor forma.
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Ofereça pacotes de assinatura ou planos. Um bom exemplo é o cartão fidelidade do Starbucks, que a cada R$2,50 em compras na loja, o cliente ganha uma estrela. Ao acumular uma determinada quantidade de estrelas, o cliente pode trocá-las por bebidas, comidas, copos reutilizáveis e demais produtos da loja.
Planos são ótimos incentivos aos clientes, pois esses vão realizar mais de uma compra e retornarão para obter um benefício ao final.
Chega de perder a retenção de clientes e ver suas vendas caindo! Esperamos que com este artigo você seja capaz de transformar a relação da sua empresa com seus clientes, e assim alavancar suas vendas ainda mais!
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