O que é e como funciona o Marketing Societal
O marketing Societal é o selo de excelência das empresas que se preocupam com a comunidade e o meio ambiente.
É um conceito que visa a implementação de estratégias de marketing que levam em consideração o bem estar social e ambiental.
Com a chegada da pandemia a responsabilidade social ganhou cada vez mais foco, com isso, muitas empresas começaram a divulgar suas doações e iniciativas para ajudar no combate às consequências da pandemia .
Esse marketing deve ser considerado um meio para engajar os consumidores e stakeholders nas transformações positivas que o mundo precisa para ser mais sustentável.
O que é Marketing Societal?
O Marketing Societal consiste em tomar como base o impacto positivo gerado pelas empresas na sociedade. Ou seja, atender as necessidades dos consumidores pensando além do lucro.
Ele surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Estas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão
Marketing societal e o consumo consciente
Um estudo da Kantar realizado em 2020, apontou que os consumidores também esperam um papel mais responsável e ativista por parte das empresas
Você já se deparou com a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), o termo que vem do inglês, significa uma nova lógica para os negócios que devem operar levando em consideração boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Esse tipo de matketing está gerando uma mudança de comportamento inevitável, por isso é cada vez mais comum as organizações mostrarem seu compromisso com o impacto positivo, através de:
- Doações para projetos de impacto social;
- Programas de voluntariado para funcionários;
- Práticas sustentáveis;
- Fornecimento de serviços à comunidade;
- Valorização da produção local.
Pilares do Marketing Societal?
O Marketing Societal é composto por 3 pilares: Ambiental, Social e Econômico
Objetivos do Marketing Societal
Dentre os principais objetivos do Marketing Societal estão:
Despertar uma mudança de comportamento dos consumidores, inspirando-os a ter mais responsabilidade sobre questões sociais e ambientais.
Encantar consumidores através da conexão com seus valores e expectativas.
Cumprir com o dever de comprometimento social da empresa.
Aumentar a confiança e fortalecer a reputação da marca.
Melhorar o engajamento e fidelização de clientes
Tipos de marketing societal
Existem diversas possibilidades para implementar uma estratégia desse marketing. Confira algumas a seguir:
- Marketing de causas.
- Patrocínio de projetos sociais.
- Marketing de filantropia.
- Marketing de produtos sociais.
Modalidades do Marketing Societal
O marketing societal é dividido em 5 modalidades diferentes, cada uma com suas características e impactos diferentes. Confira abaixo alguns caminhos possíveis nesse tipo de Marketing:
– Filantropia
Esse tipo de Marketing societal é um dos mais comuns, consiste na doação de lucros ou quantias específicas para programas sociais governamentais, ONGs e instituições de caridade. Além disso, também envolve as fundações criadas pela própria empresa, o que demonstra um maior senso de responsabilidade.
– Campanhas sociais
Também conhecido como marketing de causas, engloba todas as iniciativas públicas em favor das causas sociais ou populações vulneráveis, como campanhas de combate às drogas, pela preservação do meio ambiente ou em defesa das crianças, por exemplo.
– Patrocínio de projetos sociais
Esse tipo de Marketing societal é utilizado para demonstrar o compromisso da empresa com o bem-estar da população.
– Promoção social do produto e da marca
Consiste no licenciamento de um projeto social ou entidade para a empresa, em troca de uma porcentagem do faturamento. É uma forma eficiente de agregar valor à marca e vincular as atividades do negócio a um projeto de interesse coletivo.
– Ações sociais
É caracterizado por um relacionamento mais próximo da organização com a comunidade. Nesse tipo de marketing societal, as empresas costumam oferecer serviços e benefícios para seus clientes e comunidades de atuação, como é o caso de programas de orientação profissional e educacional, por exemplo.
O Marketing Societal tem como base a responsabilidade social corporativa, que leva em conta critérios éticos com o objetivo de promover a empresa. Esse tipo de Marketing surgiu da necessidade de mudança vinda dos novos recursos tecnológicos que hoje estão à disposição das grandes corporações, fazendo-as rever seus valores, condutas e atitudes diante de clientes e mercados, com o interesse de contribuir através de projetos sociais com o bem-estar social e o consumo consciente e sustentável.
Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br
Whatsapp: Ana Paula Mota
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)