Entenda o que é Marketing Turístico, como funciona e 11 táticas para aplicar em sua empresa
O marketing turístico tem crescido cada vez mais no mundo. Um dos setores mais impactados pela pandemia de Covid-19, o turismo no Brasil fechou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 152,4 bilhões.
Apesar da cifra ainda ser inferior aos números pré-pandemia, representa um aumento de 12% em relação a 2020. O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a volta do convívio social, o número de viajantes vem crescendo cada vez mais e com isso, diversas empresas de turismo estão investindo cada vez mais no marketing turístico
Segundo uma pesquisa de 2019 divulgada através do fórum Panrotas, 94% dos brasileiros possuem interesse em turismo e viagens como forma de lazer. Isso demonstra um pouco da grandeza dessa área e a importância do marketing turístico para empresas desse nicho.
Nesse post você verá o que é marketing turístico, como funciona e algumas dicas de como utilizá-lo.
O que é e qual a importância do marketing turístico?
O marketing turístico corresponde em táticas de marketing focadas em atrair, se relacionar, vender para e fidelizar indivíduos que possuem o interesse em viajar.
O princípio mais básico do Marketing Turístico baseia-se na consideração de que os clientes não querem apenas comprar pacotes de viagem.
Ele pode ser praticado por agências e operadoras de viagem, meios de hospedagem e empresas que trabalham no nicho turístico.
O grande objetivo por trás dessas estratégias é entregar ao futuro viajante, conteúdos de valor sobre turismo, viagens e afins. E vai do seu estudo sobre seu público e um pouco de criatividade para pensar nos assuntos que serão abordados em suas redes sociais, blog, e-mails e materiais de conversão.
A comodidade é um dos requisitos mais importantes e competitivos no processo de decisão, mas a empresa deve saber que o seu público em potencial anseia por vários níveis de informação, a fim de embasar as suas melhores escolhas.
Como toda a evolução dos meios de pesquisas de pacotes de viagens, tendo buscadores, comparadores de preços, isso faz com que as empresas de turismos precisem se adequar com a realidade e buscar novos meios de atrair clientes
É importante ter diferenciais para provar ao seu público a sua capacidade de oferecer algo mais valoroso do que ele poderia obter em qualquer outro canal ou por meio de um competidor da sua empresa.
Seus esforços de marketing devem corresponder às maneiras pelas quais seus clientes procuram informações. Então, é muito provável que mais pessoas descubram sua empresa e o seu negócio se torne referência no setor.
O Marketing Turístico pode ajudar a delimitar a persona ideal da empresa, criar um funil de vendas e garantir relevância para os usuários e otimização para os motores de pesquisa.
Como impulsionar o marketing turístico
Existem diversas maneiras de promover o marketing jur, é preciso ter um planejamento, saber quais ferramentas usar e para qual público encaminhar as propagandas da sua empresa de turismo.
Antes de sair criando qualquer campanha de marketing no achismo, é melhor dar um passo para trás e analisar quem é o público-alvo de sua estratégia e com quem você está falando. Já falamos diversas vezes isso, mas é sempre bom relembrar: De nada adianta criar uma super campanha, completamente estruturada se você não conhece sua persona.
O público-alvo pode ser caracterizado de maneira mais geral, já sua persona pode ter um nome, uma profissão definida e alguns hábitos que ajudem você na hora de estruturar sua campanha de marketing.
E só depois de fazer esse processo é que você consegue montar um planejamento de curto, médio ou longo prazo, pensado para atrair, se relacionar e vender para sua persona
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1. Defina sua persona
A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal.
Conhecer a persona vai muito além de saber a idade e gênero do público, você precisa que ela que se encaixe perfeitamente nos parâmetros e características do seu público.
O público-alvo pode ser caracterizado de maneira mais geral, já sua persona pode ter um nome, uma profissão definida e alguns hábitos que ajudem você na hora de estruturar sua campanha de marketing.
Sua determinação é importante porque ajuda a entender as características que motivam as dores e anseios do seu público, para que você consiga prover tipos de conteúdo adequados para atraí-los.
De nada adianta criar uma super campanha, completamente estruturada se você não conhece sua persona.
A maneira mais fácil de determinar uma persona é fazer perguntas aos seus clientes atuais, seja por meio de pesquisas no momento do contato, seja a partir de ligações.
Tipos de persona no segmento do turismo:
Mochileiro
Eles viajam por conta própria e gostam de se integrar à comunidade local e ao ambiente encontrado.
Esse tipo de persona é extremamente ativa na Internet, faz várias pesquisas antes da viagem, mas decide apenas quando chega ao destino. Por compartilhar suas experiências em diferentes canais, pode ser considerado influenciador de outros usuários.
Viajante solo
Geralmente são solteiros, costumam ter um orçamento maior para viajar do que quando viajam em grupo, preferem experiências de viagem mais animadas, que envolvem outras pessoas com quem podem se comunicar e interagir.
Cliente de baixo custo
Esse tipo de viajante geralmente é jovem. Eles procuram os destinos e alojamentos mais baratos e conhecem os melhores locais para consultar referências, marcar viagens e organizar atividades.
Eco-friendly
São turistas que escolhem empresas que respeitam o meio ambiente e têm como destinos preferidos paisagens naturais e pequenas cidades com atrações que abrangem o turismo de aventura.
Eles estão cientes dos impactos sociais, econômicos e ambientais que o turismo causa no local de destino, por isso procuram opções que não estejam superlotadas.
Turismo gastronômico
São turistas que buscam destinos em que possam vivenciar novos sabores e, claro, compartilhá-los nas redes sociais. Por esse motivo, também são considerados bons influenciadores. Geralmente, buscam pratos e referências da gastronomia local.
Turismo adulto
São casais que viajam sem os filhos, geralmente para uma experiência mais romântica e tranquila.
Turismo de negócios
As viagens desse tipo são muito específicas, mas os pacotes podem conter atrações e atividades para as horas vagas do trabalho. Normalmente são viagens curtas, portanto, passeios e visitas guiadas são as melhores opções para essa persona.
Turismo de aventura
São clientes que buscam fortes emoções e atividades de adrenalina. Para garantir uma boa experiência, eles preferem opções fora de temporada.
Cliente de luxo
O público de alto padrão busca destinos glamorosos, opções de hospedagem e de gastronomia diferenciados. Por terem um orçamento altíssimo para as viagens, são personas de grande relevância para o setor, entretanto o nível de qualidade exigido é proporcional ao valor que se pretende gastar.
2. Crie estratégias para sua realidade
É preciso estar sempre de olho no mercado do marketing e buscando as melhores campanhas que podem ser adaptadas para sua realidade.
Nem sempre você encontrará estratégias prontas para você utilizar, muitas vezes será necessário analisar o cenário em que você se encontra e adequar essas ações e campanhas de marketing turístico de acordo com o momento em que sua empresa está vivendo.
Depois de encontrar algo que possa ser utilizado por você para proporcionar bons resultados, basta pensar em como aquilo pode se encaixar com os serviços que você presta, para que assim, você coloque em ação um planejamento bem elaborado.
3. Entenda o estágio dos seus clientes
O processo pelo qual os clientes de um negócio percorrem até a sua decisão final é chamado jornada do comprador.
Quando você consegue delimitar adequadamente a sua persona, pode prover conteúdos e adaptar interações para garantir que esse processo seja o melhor possível.
Assim que a sua empresa cria valores para seus clientes potenciais, desde o primeiro contato da persona com a marca, quando ela é apenas um prospect, até a tomada de decisão, quando ela se torna realmente um consumidor da marca.
Essa jornada é baseada em três estágios:
Consciência: É eficiente disponibilizar conteúdos altamente compartilháveis e potencialmente virais, como vídeos, gráficos interativos, infográficos, checklists e estatísticas de viagem.
Consideração: Nesse estágio os visitantes começam a ser convertidos em clientes potenciais. Para isso, você precisa ter boas informações de contato, como email e telefone, para orquestrar uma estratégia conjunta de qualificação de leads e email marketing e e-books.
Decisão: É importante exibir revisões e comentários de antigos clientes, complementar a experiência com serviços valorosos e manter o contato com os tomadores de decisão.
Além dessas três etapas principais, existe um estágio ainda mais relevante para a lucratividade da empresa. A construção do processo de fidelização está intimamente relacionado à qualidade das etapas anteriores e deve ser embasado na recorrência das decisões.
4.Oferta de experiências únicas
Mostrar através de vídeos e fotos as experiências as viagens é essencial para gerar confiança nos clientes.
O importante é que você crie um material atrativo o suficiente para despertar o interesse do público e os engajar de que viajar com você é a melhor opção, pois só com esse pacote turístico ele obterá essa experiência completa.
5. Tenha um blog e crie um conteúdo valioso para o seu público
O Marketing de Conteúdo para o setor de turismo, assim como para qualquer outro segmento, exige tempo, continuidade e esforço.
Conforme falamos, é importante planejar adequadamente a estratégia , os tipos de conteúdo para cada etapa do funil de conversões, os assuntos que serão tratados, a frequência das publicações e as pessoas responsáveis pela produção da etapa, por exemplo.
Além disso, é preciso buscar as palavras-chave mais adequadas para o segmento, trabalhar o SEO para otimizar as postagens aos motores de pesquisa, considerar elementos de confiabilidade e desempenho da página, entre outros requisitos que garantem a melhor experiência de acesso possível ao usuário e potencial cliente do negócio.
6. Ads
Ter Ads pode ser uma boa opção para iniciantes no mercado. Investir em bons anúncios é essencial para o ramo do turismo.
Para escolher as palavras-chave mais indicadas para o segmento e mais relevantes para a sua persona você pode contar com ferramentas especializadas.
Veja mais sobre Ads em: ADS, 1 ferramenta para o seu negócio.
7. Responsividade, velocidade de carregamento e segurança
Atualmente, a maioria dos usuários utiliza seus smartphones como veículos de acesso, por isso os aspectos técnicos do site ou blog também precisam ser considerados.
A página deve ser mobile-friendly, pois assim é possível prover a melhor experiência ao usuário e ser bem classificado nos motores de pesquisa.
Todos os elementos da página precisam ser adaptáveis aos diferentes formatos de tela: tenha um template adequado, use recursos disponíveis para otimização, priorize arquivos de imagens que criam vetores, como o formato SVG, que pode ser adaptado sem comprometer a qualidade.
8. Storytelling: Conte uma boa história no marketing turístico
As estratégias de storytelling são bastante comuns no mundo do marketing por contar uma história, e nesse caso pode ser uma experiência que um de seus clientes teve com seus serviços, com intuito de despertar interesse em seus seguidores.
Os vídeos contando uma experiência única possuem um grande apelo em grande parte do público e muitas vezes podem se vender sozinhos. Afinal, nada melhor do que confiar em uma pessoa que viveu aquilo e recomenda para que você também viva.
É como se esse vídeo fosse um teste drive para o seu futuro cliente, é com ele que seu público viverá esse pequeno teste e se interessará para comprar com você e ter a experiência completa.
Uma boa história tem o poder de chamar a atenção, fascinar, ensinar, transmitir valores, emocionar e ser lembrada. A narrativa do Marketing Turístico pode ser aplicada de várias maneiras, principalmente a partir de campanhas com grande volume de conteúdo visual, como vídeos.
9. Complemente a experiência com o e-mail marketing
O primeiro passo para convencer os visitantes do seu site a fornecer informações de contato é criando uma estratégia de email marketing, onde nele você poderá disponibilizar conteúdos que realmente tenham valor para a sua persona, como e-books e guias, conforme já ressaltamos.
Considere o uso de ferramentas de automação e envie mensagens personalizadas aos usuários.
Entretanto, evite o envio de emails que sejam interpretados como spam. Humanize o contato e não se esqueça de incluir mensagens ou informações de interesse ajustadas ao perfil da lead.
10. Reputação online: Amplie a imagem de sua marca
A reputação online também é sua aliada para destacar os benefícios de comprar com você.
Você não precisa gravar vídeos, basta solicitar às pessoas que compraram com você e já conhecem as vantagens de contar com seus serviços para que deixem uma avaliação positiva em uma plataforma específica de comentários e avaliações.
A partir daí, é sua função vital, responder esse comentário com um agradecimento de maneira personalizada para todos.
11. Influenciadores: Utilize uma base de seguidores a seu favor
O marketing de influência tem crescido cada vez mais, e com ele você consegue utilizar uma base de seguidores fiéis de um usuário de redes sociais para divulgar seus serviços.
Essas estratégias são perfeitas para o marketing turístico, já que utilizam uma base do storytelling para contar uma experiência vivida por seu cliente, mas nesse caso não para ser divulgada por você, mas sim pela própria pessoa que experienciou.
A estratégia mais comum utilizada pelas empresas é contratar um influenciador (usuário de uma rede social que tem uma base de seguidores fiéis), oferecer para esse indivíduo uma experiência completa que qualquer cliente pode comprar e esse mesmo influenciador divulgar seus serviços como a melhor opção do mercado.
No contexto atual, com toda essa fase que o mundo está passando é importante ressaltar que as dificuldades serão passageiras e você precisa estar preparado para as próximas demandas.
Dito isso, é essencial informar as mudanças adotadas para prover a segurança de seus clientes e deixar claro no site e nas redes sociais a sua política de remarcação e flexibilização de condições e prazos em caso de eventualidades.
Ofereça várias formas de contato e disponibilize um atendimento eficiente em todos canais de comunicação da sua marca, que seja capaz de sanar dúvidas, mitigar problemas e converter objeções.
O turismo é um setor muito sensível a opiniões negativas, mas também tem uma força monumental porque o core do negócio é naturalmente vendável: você não precisa fazer esforço para despertar o anseio pelas experiências de viagens, basta criar uma ponte e facilitar o processo para que os clientes sejam encorajados a realizar os seus sonhos.
O Marketing Turístico é essa ponte e com a digitalização e o crescimento dos usuários da Internet você ganhou uma ferramenta a mais para trabalhar e potencializar os seus resultados.
Atualize-se, estude o mercado e as principais tendências para o período pós-pandemia
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