Como expandir as vendas usando Marketplace
Expandir as vendas ficou cada vez mais fácil atualmente por meio da internet.
O lucro de grandes empresas tem se focado para o meio virtual, onde muitas delas passaram a investir nos marketplaces.
Essa plataforma tem crescente inovação, e a busca por automóveis dentro dessas redes é progressiva.
Os marketplaces são plataformas inovadoras de vendas, das quais grandes empresas costumam utilizar desse serviço para expandir os seus negócios.
Esse tipo de ferramenta viabiliza o lucro para o consumidor, tendo em vista que o melhor custo-benefício torna-se mais viável e as buscas tendem a ser mais eficientes.
O mercado brasileiro de automóveis atua de maneira abrangente.
Diversos startups desenvolvem ofertas, promoções de produtos e trabalham diretamente com a demanda e o estilo de seu público.
Tal ferramenta traz vantagens para esses startups, dando visibilidade na área,
aumentando suas vendas, criando referências e gerando ótimos retornos.
Você deve estar se perguntando como essa ferramenta cresceu tão rapidamente, e a resposta é muito simples.
O objetivo do marketplace é agradar o consumidor e facilitar as vendas de quem o utiliza.
A demanda deseja um bom produto ou serviço por um pequeno preço. Além disso, o conforto, a segurança e agilidade são ideais, e é justamente nesse meio que os marketplaces entram em ação.
A logística da venda diminuiu e a disponibilidade dos produtos aumentou, visto que a oferta está ligada somente à demanda.
Por conta dos dias estressantes, atualmente, as pessoas estão cada vez mais tentando otimizar o seu tempo e, tentam aproveitar cada segundo.
Sendo assim, estar buscando por automóveis dentro de lojas e concessionárias já não é mais tão viável e frequente, pois, agora possuem o fácil acesso a navegação e encontram tudo o que precisam em instantes.
De tal modo, as empresas apropriaram-se dessa época e do comportamento do público para estar dentro do marketplace.
O retorno foi recíproco e o sucesso foi visível de ambas as partes, pois agora, a empresa consegue reconhecer quem é o seu público em menor tempo e o que eles desejam com mais precisão.
O sucesso do seu marketplace não se dará por um só caminho.
Muitos atalhos podem levar ao crescimento dos marketplaces, como, por exemplo, o levantamento de dados do seu público dentro do seu site, palavras-chave que se encaixam no segmento da sua empresa e, também, links correlacionados a busca inicial do visitante.
Levando em consideração os experimentos e testes feitos com a demanda, você já sabe como deve começar o seu marketplace de automóveis. Para atingir o seu público, é necessário estar atento ao que ele mais procura.
As melhores estratégias estão sempre conectadas conforme o comportamento do consumidor, e essas serão as mais adequadas para serem aplicadas.
Separamos um Top 5 Marketplaces de Automóveis de 2020, para que você veja o quão promissor esse setor é dentro do mercado, já que estamos na Era Digital.
As empresas selecionadas são empresas que se destacaram no mercado de automóveis e têm sucesso no mercado há anos. O destaque dessas empresas se deu por meio das mesmas corresponderem a busca de seus usuários, levando ao reconhecimento dos mesmos.
Ressaltamos aqui as principais maneiras que levaram pequenas empresas aos seus devidos reconhecimentos, transformando-as ao que são hoje, empresas de alto nível.
1 – Webmotors
Webmotors é o maior portal brasileiro de compras de carros e motos, sejam eles novos, seminovos ou usados.
Essa é uma das empresas pioneiras no setor automobilístico na internet, que foi lançada
quando o mundo digital ainda não era prioridade. Por isso, é tão relevante colocá- la no topo dessa lista.
O criador da empresa, Sylvio de Barros apostou na ideia de vender online e investir no catálogo de carros, e posteriormente expandiu para outros setores.
A empresa tem grande potencial no mercado, por estar presente há muito tempo e com público leal. A credibilidade da empresa é extremamente grande, e seu reconhecimento é muito forte.
A Webmotors é líder no mercado e conta com milhares de acessos por mês. A empresa é brasileira, mas atua internacionalmente, contando com acessos da China, Nova Zelândia, Indonésia, Singapura, entre outros países.
O site é de grande sucesso até hoje.
O visitante da página pode comprar, vender, anunciar e adquirir outros serviços que a empresa tem a oferecer.
2- iCarros
Do mesmo criador da empresa citada anteriormente, a iCarros apresenta uma plataforma de marketplace criada como concorrente da Webmotors. Torna-se uma “concorrência saudável”, tendo em vista que Sylvio de Barros é dono de ambas as empresas.
Esse é um exemplo de como o marketplace pode funcionar muito bem. Sylvio aposta em sua segunda empresa automobilística online, pelo retorno que a anterior gerou.
A iCarros tem um sistema parecido com a Webmotors, realizando a compra e venda de novos e seminovos. A diferença é que, como o próprio nome diz, a venda é apenas de carros.
Se a procura é por carros 0km, o site tem o catálogo, e utiliza de uma importante ferramenta do filtro de busca.
Essa ferramenta traz proximidade para o consumidor, e dados importantes para o anunciante, pois esse é o comportamento dos visitantes dentro da página. Além disso, promove a agilidade, resultando em páginas com tudo o que o cliente necessita e procura com maior facilidade.
3 – Carflix
A Carflix atua de maneira eficaz na compra e venda de carros seminovos.
A missão dessa empresa é agilizar as vendas e conectar o cliente com o vendedor mais facilmente.
Além disso, garantem a segurança, inspecionando todos os carros e eliminando os riscos de fraude para o consumidor.
Priorizar a agilidade ao consumidor e ao anunciante é imprescindível, tendo em conta que o que todo mundo deseja é realizar seus objetivos no menor tempo, com maior qualidade e segurança.
A empresa assegura que cuida de todas as negociações por um preço justo e confiável.
Vinculada a vários sites de anúncio com um grande impulsionamento de SEO, a empresa anuncia o carro também na OLX, Mercado Livre, Webmotors e outros marketplaces de automóveis.
A empresa proporciona ao vendedor um lucro maior do que o convencional.
O vendedor ganha até 20% de lucro, maior do que ganharia em lojas ou concessionárias físicas, por exemplo.
Dessa forma, vender parece ainda mais simples, basta anunciar o automóvel no site.
4 – Compre Car
A Compre Car traz de maneira muito didática e coerente, todas as informações que o vendedor e o cliente precisam.
A sensação de comodidade é atraente para quem visita a página, além de assegurar que o marketplace é a maneira mais viável de se vender automóveis.
A empresa tem vínculo com diversas lojas, deixando o cliente ciente de que estará coberto de diferentes opções de compra e venda de automóveis.
A Compre Car atua desde 2001, portanto, tem grande credibilidade e aceitação do público, oferecendo a oportunidade para o visitante da página de comprar e vender rapidamente.
Um dos ideais dessa empresa é a rapidez, tanto nos resultados do anúncio quanto no interesse da compra.
O diferencial da Compre Car é que eles são especialistas nas vendas de automóveis usados da região, garantindo a proteção em toda a papelada necessária para uma venda segura.
Além de realizar a compra e venda dos automóveis, a Compre Car ainda auxilia o cliente com financiamentos, multas e outras documentações, se destacando no segmento do marketplace automobilístico.
5 – Meu Carro Novo
A Meu Carro Novo trabalha com a compra e venda de automóveis e se assemelha a um leilão virtual, mantendo o site constantemente com diversas promoções e ofertas relevantes para o consumidor.
A empresa conta com uma linguagem clara e objetiva para o consumidor, dando sensação de agilidade e conforto.
Isso faz com que as buscas sejam mais objetivas, e o visitante da página tem a maior facilidade de navegação.
Para eles, a empresa funciona como um facilitador de vendas de automóveis, contando com milhares de opções para a demanda. O público tem a possibilidade de avaliar os preços, aproximando o cliente da empresa.
Tal empresa viabiliza a segurança, a ética, o respeito e o empreendedorismo como valores da Meu Carro Novo.
A empresa utiliza do marketplace como estratégia de vendas e aproximação do público alvo do setor automobilístico para o mundo online, já que as compras e vendas físicas já estiveram bem sucedidas dentro do mercado.
O espaço do setor de automóveis dentro do marketplace
Reunimos estes referenciais de marketplace de automóveis, para que caso você ainda tenha dúvidas se este setor é realmente promissor dentro do meio digital, você acabe com elas de uma vez por todas.
As empresas de automóveis devem assegurar à sua clientela que oferecem a oportunidade de se contratar um serviço com muita segurança, agilidade e conforto, como muitas das empresas citadas no Top 5 destacaram estes pontos.
Esses ideais fazem parte da estratégia de aproximação, sabendo que o setor é muito cauteloso e burocrático.
Portanto, quanto mais seguro, ágil e confortável para quem o contrata, maior é a taxa de aceitação e sucesso.
Qualquer compra e venda de automóveis exige muita precisão, porque os valores costumam ser muito altos e contam com documentos muito importantes.
O que pode causar certa desconfiança e desconforto do cliente no momento da compra.
Porém, com o avanço da tecnologia, tornou-se mais confiável estar dentro da internet, permitindo a prestação de dados pessoais,
por exemplo. Senhas, identidade, pins… tudo isso ficou muito mais utilizado ultimamente.
A segurança de dados está mais aprimorada, por mais que ainda haja a possibilidade de fraudes.
Compare o cenário de 10 anos atrás, com o cenário atual, e veja se o marketplace era recomendado.
Antigamente, quase ninguém apostava em compra e vendas de automóveis pela internet, e utilizava da tecnologia apenas como ferramenta de busca, por lojas confiáveis e seus respectivos preços e modelos.
Diferentemente daquela época, hoje em dia a compra e venda de automóveis pela internet está mais comum do que se esperava.
Isso foi dado graças ao investimento em segurança virtual e tecnologia, além de uma maior utilização da internet para fins comerciais.
Atráves do marketplace, o consumidor encontra o produto desejado com mais facilidade, tendo em vista que todos os filtros de busca se adequam a tudo o que ele procura com maior precisão e rapidez.
Tudo o que deseja com mais rapidez, agilidade e ao seu alcance, sem precisar de muitos esforços.
A ferramenta utilizada no meio tecnológico é muito mais aprimorada do que a procura física, por exemplo.
O consumidor se sente mais “poderoso”, pois ele é quem está comandando o que quer ver e consultar, enquanto indiretamente, o site obtém dados suficientes para proporcionar os melhores resultados para a atual busca ou futuras.
Este setor só tem a crescer. Sabendo que, com o avanço tecnológico, o encurtamento de distâncias é priorizado, o conforto de quem está contratando os serviços está sendo qualificado, e a participação dos clientes com as empresas é ainda maior.
Além do mais, as pessoas já não precisam mais ir de encontro à loja física, pois agora ele tem todo o poder de compra na palma de suas mãos.
Se você está pensando em criar o seu próprio marketplace de automóveis, esteja ciente de todas as informações necessárias. Faça um conjunto de ideias e estratégias possíveis de serem aplicadas, para que os resultados apareçam em curto prazo tanto para você, quanto para quem o contrata.
Dessa forma, você verá o quão importante é investir no marketplace, essa será uma mudança na sua empresa e haverá aumento de clientes.
Através disso, passará a ter bons resultados, o crescimento da sua empresa será nítido e os retornos serão ainda mais visíveis.
Por que investir no marketplace de automóveis?
Investir no marketplace de automóveis significa a garantia de sua empresa viva no mercado e um destaque no espaço do setor de vendas de autos. Isso ocorre, pois, sua presença online resulta em maior visibilidade diária, além de gerar acessos de todo o mundo.
Visibilidade gera venda, e venda gera reconhecimento do público em potencial, demonstrando que tal ferramenta, de fato, funciona dentro do mercado.
Por isso você deve investir, pois é uma ferramenta muito rentável, e que a cada dia vem crescendo e demonstrando grande utilidade para os usuários.
Além disso, a tecnologia está se aprimorando cada vez mais, e os vendedores devem acompanhar esse avanço.
As compras e vendas online tornaram-se muito comuns. Você mesmo já deve ter comprado alguma coisa online, e até mesmo por meio de um marketplace.
É justamente por esse fato que os investidores estão cada vez mais atentos dentro do mundo tecnológico. Não estar vinculado a esse meio é sinal de prejuízo.
O cenário do mercado de automóveis
Analisando o âmbito do mercado de automóveis, o Brasil segue sendo o maior mercado de automóveis de veículos da fabricante.
Porém, não é novidade para ninguém que, atualmente, o mercado automobilístico apresenta oscilações em relação a porcentagem do número de vendas, já que essas vendas estão diretamente alinhadas com o bolso da população e da crise econômica.
Para que você não fique tão preocupado, temos boas notícias.
O mercado de automóveis está se recuperando, e no ano de 2020, tem fortes chances de se fortalecer.
Isso acontece pelo fato de que os SUVs estão em alta na rede, e a grande maioria está investindo nesse tipo de automóvel.
Além disso, as indústrias têm apostado muitas fichas nesses modelos de carros.
A visão do mercado desse setor para o ano de 2020 se contrapõe a visão do ano anterior.
Por conta da crise, muitas pessoas acabaram adiando o desejo de trocar de carro, e realizarão essa troca esse ano.
2020 apresenta uma perspectiva de melhora na taxa de emprego e no nível de renda, e isso poderá trazer ótimos resultados dentro do setor de autos. Além disso, as taxas de juros ficarão mais baixas para financiamento, podendo dar esperanças aos vendedores.
Mas, não fique inseguro.
Os números apresentados dentro desse setor são relativamente interessantes e apresentam alta.
A venda de carros 0km também está se aumentando, e as indústrias automobilísticas estão aumentando suas produções em potencial.
Levantados esses números, sabemos que o mercado tende a se tornar cada vez mais competitivo, e isso gerará maior lucro. “A alta na venda de carros novos ainda vai ser marginal.
O setor de carros usados estará mais competitivo”, diz Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics.
Por isso é tão interessante investir em um mercado que tem grandes chances de aumentar bruscamente.
Em geral, é bom ficar de olho nas novidades que esse setor guarda para todos. Colocamos neste artigo o Top 5 de Marketplaces de Automóveis que estão em alta dentro desse setor há muito tempo, e resistiram até mesmo a diversas crises econômicas, mas continuaram fortes.
O momento ideal para que você monte o seu próprio marketplace de automóveis é agora, e estamos aqui para que você não tenha medo de investir e adentrar nessa nova era.
Se você ficou com dúvidas sobre o artigo ou deseja investir em marketplaces, preencha o formulário abaixo que retornaremos para você com os melhores resultados para te ajudar nesse quesito.