Matriz SWOT: 3 dicas de como aplicar no seu planejamento estratégico

Toda empresa de sucesso precisa de um planejamento e uma estratégia que auxilie na tomada de decisões. Existem diversas ferramentas que otimizam esse processo, hoje falaremos sobre a matriz swot, também conhecida como matriz FOFA.
Sempre que precisamos tomar uma decisão, é natural pesar os prós e contras para encontrar a melhor alternativa. Nos negócios não é diferente. Empresas precisam definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios.
Neste conteúdo, você aprenderá como identificar ameaças e oportunidades para a sua empresa e como aplicar uma estratégia realmente eficaz para o seu negócio. Continue acompanhando!

Matriz SWOT

A matriz SWOT analisa o ambiente interno e externo da empresa, identificando as forças e fraquezas da empresa, para então decidir qual a melhor forma de atingir os objetivos e metas estabelecidos.
Ela serve como uma espécie de diagnóstico da empresa, visando fortalecer e rentabilizar os pontos positivos e identificar os pontos que devem melhorar. Também é responsável por encontrar ameaças e oportunidades de crescimento.
A palavra SWOT é uma sigla para as palavras em inglês:

  • Strengths, que significa forças;
  • Weaknesses, que significa fraquezas;
  • Opportunities, que significa oportunidades;
  • Threats, que significa ameaças.

Em português, a matriz pode ser chamada de análise FOFA. É uma estratégia bem simples e prática, portanto pode ser aplicada em negócios de qualquer porte.
Antes de explicar o que é cada termo da matriz SWOT, vamos entender o que é o ambiente interno e o ambiente externo, dois aspectos que norteiam a matriz.

Ambiente interno

As forças e fraquezas da empresa fazem parte do ambiente interno. Como o nome sugere, é tudo que está dentro da empresa, não só no espaço físico, mas tudo que a empresa pode controlar, como os colaboradores, carteira de clientes, equipamentos, cultura organizacional etc.

Ambiente externo

O ambiente externo são todas as coisas que exercem uma influência sobre a empresa, mas que ela não pode controlar, como a economia do país, a inflação, a concorrência, novas tecnologias etc.
A seguir, falaremos sobre cada termo da matriz SWOT, que são os pontos cruciais de análise.

Strengths – Forças

As forças fazem parte do ambiente interno da empresa, e são todas as vantagens da empresa em relação à concorrência, como preços competitivos, produtos com maior durabilidade ou atendimento diferenciado.
Uma marca de roupa inclusiva, por exemplo, tem como força as várias opções de numeração. Já uma empresa de sorvetes com plano de fidelização, tem como força o seu diferencial de mercado que fideliza os clientes.

Como identificar as forças da minha empresa?

Para encontrar as forças, antes de tudo é preciso ter pé no chão. Lembre-se que as forças devem ser os fatores que te diferenciam da concorrência e oferecem um potencial competitivo. 
Uma ótima forma de encontrá-las, é se fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais são as qualidades apontadas pelos clientes e colaboradores?
  • Quais são os diferenciais das nossas equipes?
  • Como somos reconhecidos no mercado?
  • Quais de nossos produtos fazem mais sucesso?
  • Qual o diferencial da empresa em relação aos concorrentes?
Weakness – Fraquezas

Nenhuma organização é perfeita. Os pontos fracos de uma empresa sempre existirão, no entanto, é importante estar constantemente atento aos pontos fracos que desfavorecem a sua empresa em relação à concorrência. 
Uma loja de móveis, por exemplo, que não oferece a montagem dos móveis como cortesia, pode apresentar uma fraqueza se a maioria das empresas do segmento oferecem essa cortesia.
Dessa forma, a cortesia é algo que está no controle da empresa (ambiente interno), que pode optar por oferecer este serviço ou não. Eliminar as fraquezas é essencial para superar a concorrência e evitar perder clientes e vendas. 

Como identificar as fraquezas da minha empresa?

Estudar o mercado e os concorrentes é de extrema importância para identificar as fraquezas do seu negócio. O que as empresas têm feito, quais diferenciais e inovações apresentam? A partir da pesquisa de mercado, você terá uma base de comparação para a sua empresa.
Você também pode responder às seguintes perguntas para encontrar as fraquezas:

  • Quais fraquezas podem ser encontradas na empresa em comparação à concorrência?
  • De que maneira a equipe e a relação com os clientes poderiam melhorar?
  • Quais são as reclamações mais frequentes?
  • Qual motivo mais contribui para a perda de vendas?
Opportunities – Oportunidades

As oportunidades, na matriz SWOT, são todo e qualquer fator externo que influencie positivamente a sua empresa. Como parte do ambiente externo, são fatores que a empresa não pode controlar, mas pode se aproveitar para gerar lucro e vantagens.
Imagine um bar localizado na zona sul do Rio de Janeiro durante a da copa do mundo. A copa é um evento que a empresa não pode controlar, mas que oferece uma grande oportunidade de aumentar o movimento do estabelecimento. Uma ótima maneira de aproveitar essa oportunidade, seria oferecendo descontos nos dias em que houvesse jogo do Brasil.
Algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar oportunidades são:

  • Que tendências estão em alta no nosso segmento?
  • Existem novidades tecnológicas às quais podemos aderir?
  • Quais influências climáticas ou sazonais podem ser favoráveis?
  • Quais datas comemorativas estão se aproximando e como podemos montar uma campanha?
  • Quais são as expectativas e desejos do nosso público-alvo?
Threats – Ameaças

As ameaças são os fatores externos que a empresa não pode controlar e que apresentam condições desfavoráveis para a organização. Evitar as ameaças nem sempre é possível, mas com um planejamento estratégico é possível minimizar os impactos negativos que terão sobre a empresa.
É importante estar preparado para cenários negativos, como a queda da economia ou mesmo a pandemia do COVID-19. Uma forma que as empresas encontraram de contornar essa ameaça, foi migrar para a modalidade home office e apostar no e-commerce.
Por isso é importante monitorar constantemente aspectos externos que podem vir a afetar negativamente o seu negócio. Como o poder de compra dos consumidores, novas leis e regulamentações, uma nova tecnologia que ultrapasse a oferecida pela sua empresa etc.

Como aplicar no meu negócio?

A matriz SWOT é um método de análise simples que qualquer empresa pode utilizar, no entanto, pode ser um pouco confuso. Para evitar erros e enganos, trouxemos algumas dicas para te guiar nesse processo. Confira a seguir!

1. Montando a matriz SWOT

O esqueleto da sua matriz SWOT deve ser feito em uma tabela 2×2. Em cada célula, coloque o nome de cada elemento de análise (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças).
Na linha de cima, encontramos os aspectos internos da empresa e abaixo estão os aspectos externos, aqueles que a empresa não pode controlar. Na primeira coluna estão os aspectos positivos (forças e oportunidades) e na segunda coluna os negativos (fraquezas e ameaças).

2. Analise o ambiente interno e externo da sua empresa

Agora que você tem o modelo da matriz SWOT, é hora de analisar o ambiente interno e externo da sua empresa. A melhor maneira de começar a analisar o ambiente interno, é ouvir quem está do lado de dentro, os colaboradores. Uma pesquisa interna ajudará a fornecer informações sobre o convívio interno da empresa, as sugestões de melhorias e o que tem satisfeito os colaboradores.
Já o ambiente externo, pode ser analisado a partir de uma pesquisa de mercado que leva em conta os seguintes fatores: Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais – PESTEL. Além da pesquisa de mercada, você pode participar de congressos e seminários, fazer benchmarking e estar sempre atento às novidades, lançamentos e mudanças que possam afetar seu negócio de alguma forma, assim a sua empresa estará sempre atualizada e preparada para mudanças.

3. Faça a correlação entre fatores da matriz SWOT

Com as informações reunidas na matriz SWOT, faça a correlação entre elas de forma que as forças potencializem as oportunidades e ajudem a prevenir a empresa contra as ameaças.
Em seguida, analise de que forma as fraquezas limitam as oportunidades e como podem tornar as ameaças ainda mais perigosas. Esse exercício é essencial para eliminar problemas, protegendo o seu negócio contra crises futuras.

Conclusão

A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão que pode ser implementada em qualquer negócio e é uma excelente maneira de encontrar os pontos fortes e fracos de uma organização, e melhor ainda: encontrar oportunidades e ameaças no mercado.
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