Você já deve ter ouvido falar que as livrarias estão fechando, ou mesmo que a Saraiva (famosa editora e rede de livrarias brasileira) está falindo.
Pois bem, neste artigo vou te explicar o cenário dos livros hoje, por que os livros estão tão caros e se vale a pena fazer um e-book. Continue acompanhando!
O hábito de ler: onde tudo começa
Os brasileiros, no geral, não são conhecidos pelo seu hábito de ler. Lemos em média cinco livros por ano. Sendo 2,4 livros lidos em parte e 2,5 livros lidos por inteiro, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Segundo pesquisa do mesmo órgão, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%, sendo as maiores quedas de percentual de leitores observadas entre os mais ricos (classe A), que foram de 76% para 67% nesse mesmo período.
Dentre os motivos citados pelos entrevistados que deixaram de ler, os mais frequentes são a falta de tempo, as dificuldades de leitura (não saber ler, falta de concentração ou entendimento do texto), o aumento no preço dos livros, a falta de bibliotecas por perto e o aumento do uso das redes sociais no tempo livre.
Portanto, com menos pessoas comprando e consumindo livros, a demanda das livrarias tende a cair, reduzindo os lucros obtidos.
Por que os livros estão mais caros?
Como vimos anteriormente, no Brasil a demanda por livros é baixa. Prova disso é o número de tiragem (quantidade de exemplares produzidos por livro). Enquanto na França, a média de tiragem é de 10 mil exemplares por obra, no Brasil produzimos em média 3 mil exemplares. Isso acontece porque o mercado é pequeno e vende-se poucos livros aqui.
Já os editores fixam os preços baseado na baixa tiragem dos livros, cobrando um valor x por página. Então mesmo os best-sellers que vendem muito e têm maior tiragem, acabam tendo os mesmos preços salgados dos outros livros que vendem menos.
Outro fator determinante no aumento do preço dos livros, é a crise econômica advinda da pandemia. As livrarias já sofreram uma queda de 70% nas vendas desde o começo da pandemia. E com a queda nas vendas, o custo de produção dos livros tende a aumentar. Logo, é um problema em cadeia. Quanto menos as pessoas lêem, mais caros ficam os livros. E quanto mais alto é o preço, menos as pessoas querem comprar.
O crescimento dos e-books
Já os e-books são uma verdadeira revolução na vida dos leitores atualmente. Nada de carregar peso na mochila ou lotar a casa com livros enchendo de poeira. Agora, você pode ter infinitos livros em um único dispositivo.
De acordo com a pesquisa Nielsen divulgada pela Câmara Brasileira do Livro, o número de livros eletrônicos vendidos no Brasil cresceu 83% enquanto a venda de livros tradicionais caiu em 18% em 2020. Um dos motivos do aumento das vendas dos livros digitais, é o fato de serem 40% mais baratos que os livros impressos.
Além disso, as restrições decorrentes da pandemia do Covid-19, influenciaram num aumento de 41% das vendas online em 2020, enquanto 20% das lojas físicas fecharam, segundo o levantamento da Ebit/Nielsen.
Vendendo 70% menos, os preços nas alturas e perdendo em parte para o mercado dos e-books, é fácil concluir que as livrarias estão acabando. Ou ao menos diminuindo.
Ir até o espaço físico da livraria para comprar livros mais caros, enquanto se pode comprar por mais barato sem sair de casa… Não faz tanto sentido.
Benefícios dos E-books para os negócios
Como pudemos ver, o mercado dos e-books só cresce e as empresas já estão aproveitando os benefícios que os e-books oferecem para os negócios.
O e-book é um produto simples de desenvolver, uma vez que é facilmente escrito, editado, distribuído e publicado. Veja abaixo algumas vantagens dos e-books para o seu negócio:
1. Agrega Valor
É uma ótima opção para agregar valor a outros serviços e produtos da sua empresa, servindo como um gatilho de compra de recompensa.
Se a sua empresa é um brechó, por exemplo, oferecer um e-book gratuito que ensina a customizar e conservar peças de segunda mão agrega valor à sua marca e o consumidor vai se sentir recompensado por adquirir um conteúdo extra gratuito.
2. Promoções
Por ser um material virtual, é muito mais simples definir preços e fazer promoções de acordo com a sua estratégia no momento.
Uma boa ideia é usar o e-book para agregar valor a um produto em datas comemorativas, como o dia das mães e oferecer em forma de promoção. Por exemplo, na compra de um perfume e um creme, você leva um e-book sobre ponto cruz.
As possibilidades são infinitas e você pode adaptar para a necessidade da sua empresa.
3. Autoridade
Uma empresa que oferece um e-book, gratuito ou pago, demonstra autoridade no assunto e consequentemente melhora a autoridade da marca.
E ter autoridade no mercado é muito importante para ultrapassar a concorrência e ter um argumento de venda poderoso. É uma garantia de vendas a longo prazo.
4. Educar o mercado
Educar o mercado é uma forma de trabalhar a sua autoridade e atrair clientes. As pessoas confiam muito mais em quem tem algo para ensinar e mostra que sabe do que está falando.
Portanto, é muito mais fácil fazer negócio com quem confia na sua marca e já aprendeu com você. Esses clientes vão te procurar como uma referência e terão menos objeções para tomar a decisão de compra.
5. Aumentar as vendas
E por último, mas não menos importante: aumentar as vendas! Os e-books têm muito potencial hoje. Você pode vender o e-book com um curso, ensinar algo, lançar uma série de livros… São tantas possibilidades! Você pode usar os e-books para aumentar a receita da empresa, usar os fundos arrecadados para doar ou usá-los como a fonte principal de lucro da empresa.
Conclusão
Mercado tem e benefícios também! Está esperando o que para lançar o seu primeiro e-book? Não sabe por onde começar? Não tem problema, a Help Technology te ajuda!
Conte com a Help para escrever e criar o seu e-book do zero! Cuidamos do conteúdo ao design para entregar o melhor material aos seus clientes.
Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)