A importância da comunicação mercadológica na construção da marca

Entenda a importância da comunicação Mercadológica

 
A comunicação mercadológica é uma área da comunicação empresarial. Essa vertente é destinada à divulgação de produtos e serviços das empresas e conta com estratégias como o merchandising, promoções e exposições estratégicas em propagandas para aumentar as vendas.

Como ela tem o foco voltado para o aumento da receita, difere-se da comunicação institucional, que busca transmitir a identidade da corporação para os stakeholders.
Ou seja, na comunicação mercadológica o propósito é divulgar produtos, posicionar a marca, aumentar as vendas, criar preferências e encurtar processos de compra.
A comunicação mercadológica é muito importante, atualmente, devido à grande quantidade de pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a globalização dos mercados e, principalmente, aos concorrentes no mercado. A excelência de produtos e serviços só reforçará a imagem da empresa/organização, se for acompanhada de um bom planejamento.
Para alcançar os objetivos, as empresas devem integrar seus setores e criar uma estrutura que envolva a publicidade, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente, rede de distribuição e o marketing. É preciso também definir o planejamento estratégico da comunicação. Definir os objetivos a serem alcançados, o tipo de serviço (escola, gastronomia etc.), quais públicos deseja atingir (para aceitação do produto), o produto (comida, roupa, etc.) e o mercado pelo qual será consumido, até chegar aos resultados pretendidos.

Comunicação mercadológica e suas formas
Conhecer as formas de comunicação mercadológica e saber como aplicá-las pode colocar o negócio um passo à frente da concorrência. A seguir, apresentamos algumas delas e suas vantagens. Confira

  •  Propaganda
  • Publicidade
  • Promoção de vendas
  • Eventos
  • Merchandising
  • Marketing direto
  • Venda pessoal
  • Relações públicas

As pesquisas de mercado, cada vez mais focadas nos hábitos do consumidor, em cenários globalizados com estreitamento da concorrência, têm dinamizado as estratégias de comunicação mercadológica. A área de marketing deve estabelecer os parâmetros e fornecer subsídios necessários para toda a criação e organização da comunicação mercadológica.
Como a comunicação mercadológica se desenvolve em coerência com outras modalidades nas empresas?
No livro “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada”, Kunsch trabalha com o conceito que chama de Comunicação Organizacional Integrada. Segundo essa ideia, os processos comunicacionais devem atuar em sinergia nas empresas, formando um ciclo em que todas as modalidades de comunicação devem atuar juntas, cada qual com seus objetivos.
Além da comunicação mercadológica e da comunicação institucional, fazem parte desse ciclo a comunicação interna e a comunicação administrativa
Manter-se no mercado não é tarefa fácil ainda mais diante da competitividade atual promovida pela globalização, característica marcante da era digital.

O profissional da área tem papel essencial na captação, no processamento e na utilização de informações, aspecto imprescindível à longevidade de qualquer negócio. Quem opta pela estratégia em gestão mercadológica tem ótimas oportunidades de empregabilidade, inclusive, em longo
 
O que é gestão mercadológica?
Essa gestão é o processo pelo qual as informações de mercado são coletadas, organizadas, processadas, analisadas e utilizadas para direcionar as estratégias organizacionais desde questões internas até o posicionamento da empresa perante concorrência, governo e sociedade.
Tudo isso é feito com foco em produtividade e desenvolvimento, conforme o cenário em que o empreendimento está inserido. Por isso, o profissional em gestão mercadológica precisa ter sensibilidade gerencial para lidar com tantas variáveis que respaldam as tomadas de decisão.
Estamos falando de aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e geográficos, entre outros, profundos influenciadores de qualquer negócio. A ciência em questão estuda a melhor forma de posicionar a marca no mercado — por exemplo, por meio da orientação de distribuição e divulgação de produtos, serviços e ideias.
Qual é a importância da gestão mercadológica?
O cenário atual é marcado pela inserção cada vez mais profunda da tecnologia no cotidiano de empresas e pessoas. A comunicação é rápida e intensa, gerando um alto fluxo de informação, que precisa ser bem gerenciado para suprir as expectativas do mercado.
O que é tendência hoje pode não ser mais amanhã, gerando queda na receita e comprometendo as finanças e projetos da organização. Além disso, atuar no mundo corporativo não se reduz à mera oferta de um bem ou serviço: considera também a ideia por trás do negócio e a capacidade de atender necessidades e desejos do consumidor O sucesso de uma marca depende da forma pela qual ela entende a demanda e se posiciona no mercado, que é altamente dinâmico. Nesse contexto, cabe à administração mercadológica não apenas conhecer profundamente os processos internos, mas também ter a percepção de como seu funcionamento é afetado por fatores externos.
Uma boa gestão mercadológica:

  •  admite o crescimento ordenado do negócio;
  •  orienta a tomada de decisão;
  •  aumenta a certeza das medidas adotadas;
  •  otimiza procedimentos;
  •  implementa boas técnicas;
  •  racionaliza recursos;
  •  facilita o alcance de metas;
  •  aumenta a competitividade e produtividade do empreendimento

Além disso, é preciso entender como a comunicação institucional aumenta a confiabilidade do negócio e como a mercadológica promove ações que reforçam a importância do produto.
Assim, será mais fácil integrar ações e obter bons resultados.
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