Merchandising: Saiba como você pode usar na divulgação do seu produto

 Como apresentar  o seu produto através da estratégia do Merchandising

A palavra Merchandising tem origem inglesa e significa literalmente “mercadoria”, mas é usada na linguagem empresarial como verbo para indicar o ato de negociar ou fazer algum negócio (propagá-lo).
Na publicidade, merchandising é uma técnica de promoção de um produto que pode resultar no aumento do lucro e garantir diferenciação de mercado.
A função dessa estratégia é evidenciar a qualidade do produto correto, no tempo correto e com exposição exata, valorizando-o através de uma representação mental positiva que estimula a compra do serviço ou produto.

Abaixo listamos os principais tipos de merchandising:
  • Merchandising visual ou de sedução
  • Merchandising editorial
  • Merchandising no ponto de venda
  • Merchandising fora do ponto de venda
  • Merchandising de organização

Para saber se está funcionando bem ou o que você precisa fazer para melhorá-lo, responda: como o consumidor vê o seu produto? Quais são os esforços possíveis para valorizá-lo ainda mais aos olhos de quem visita a loja?

PLANEJAMENTO DE MERCHANDISING
    • Produto

Ele deve ser o centro dos seus objetivos. Todo seu planejamento deve promover a interação e o contato do shopper com seu produto.

    • Lugar

Quais são os canais de distribuição mais adequados para o público que você deseja atingir? A resposta dessa pergunta será fundamental para o desenvolver do sell-out. Cada ponto de venda tem suas características e, para cada uma dessas, existe também um perfil de cliente.

    • Momento

Você já percebeu que o frio alavanca a comercialização de vinhos e chocolates? E que o verão estimula o consumo de sorvetes e bebidas geladas? Utilizar bem o potencial das promoções sazonais é a chave para aumentar seus resultados.

    • Quantidade

Já falei sobre ruptura aqui no Involves Club, você se lembra? Não apenas a falta, mas também o excesso de produtos pode ser visto com estranheza aos olhos do shopper. Dimensione o tamanho ideal do seu mostruário e, em hipótese alguma, aceite a ruptura como algo rotineiro.

    • Preço

Preço competitivo vende, e vende muito. Atrair o shopper pelo bolso é comum, mas, sempre é bom lembrar que descontos e promoções devem honrar a oferta.
As atividades de merchandising podem incluir técnicas de exibição, amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais e outros métodos de ponto de venda.
 
Tão antigo como o próprio comércio,  é esse retrato: compradores e vendedores em relacionamentos dinâmicos, nos quais o primeiro se concentra em fornecer mercadoria com valor suficiente para realizar a venda e o segundo, na posição de quem está a pensar se vale ou não a pena comprar.

Observe algumas das principais estratégias e formas mais populares de atrair compradores:

• vitrines bem posicionadas, coloridas e no lugar certo,
• agrupamento de produtos relacionados,
• perfeita sinalização de prateleira bem abastecidas,
• anúncios na loja com a mercadoria,
• amostras e brindes,
• itens promocionais em destaque.

Sabemos que, quando se fala em Merchandising, o conceito torna-se bem amplo. Isso porque é uma técnica que trata de vários aspectos do produto, sendo um deles a apresentação correta do produto ou serviço, além de uma boa apresentação do produto em locais previamente estudados.

Seja tradicional ou digital, uma boa estratégia   precisa considerar os dois ambientes para planejar e executar uma campanha de sucesso
Além disso, é preciso conhecer e estudar constantemente o comportamento do consumidor moderno . Que não é mais impactado apenas pelas formas tradicionais de se fazer merchandising
No seu ponto de venda fisico é crucial adotar boas praticas  para exibir e oferecer produtos, assim como na internet

Merchandising word cloud

Quer fazer um merchandising  com seu produto?
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