Mês do consumidor: 9 dicas para aproveitar as promoções

Mês do Consumidor 2022: veja dicas para aproveitar promoções

 

O mês do consumidor é comemorado em março e várias lojas do varejo online prometem descontos e promoções de eletrônicos e outros produtos.

Qualquer pessoa quando vê uma promoção, um bom desconto em algum produto já tem o costume de ficar animado para comprar, contudo algumas atitudes devem ser tomadas para que as compras sejam feitas com segurança.

E é isso que vamos tratar nesse post, 9 dicas para aproveitas o mêS do consumidor com segurança:

PROCON-LD realiza diversas ações no Mês do Consumidor - Blog Londrina

1. Use comparadores de preços

Sites comparadores de preços são ferramentas extremamente úteis em períodos de grandes promoções. Essas plataformas exibem o histórico de preço dos produtos nos últimos dias ou meses, permitindo que o usuário confira se valor está realmente em oferta.

2. Use cupons de desconto

Ter cupons de desconto pode ser uma boa estratégia para conseguir preços ainda menores durante o Dia do Consumidor 2021.

Sites de promoções especializados reúnem esses tíquetes de desconto, que geralmente podem ser utilizados em milhares de lojas online.

3. Atenção com o crediário e fidelização

Os programas de fidelização e opções de crediário são comumente oferecidos por redes varejistas ao cliente.

A ideia é que ele tenha mais facilidades e condições na hora de efetuar as compras no estabelecimento como prazo maior para pagar as parcelas, período estendido para começar a quitar a dívida e facilidade para tomar um empréstimo.

Entretanto, é necessário ficar atento às taxas de juros cobradas pelo famoso carnê ou cartão da loja.

Além disso, o consumidor precisa se atentar às condições de adesão, se há valor mínimo para as compras, isenção de anuidade do cartão e possibilidade de cancelamento após período determinado e qualquer outro tipo de taxa administrativa.

Comportamento do consumidor: tudo o que você precisa saber

4. Verifique se o site é seguro

Prefira comprar em sites de marcas conhecidas e que já possuam um histórico de vendas pela Internet. Se estiver desconfiado, confira dados como CNPJ, razão social e endereço físico do estabelecimento.

Você também pode consultar a reputação da loja em sites de reclamação, como o Reclame Aqui, para verificar se existem problemas relacionados a fraudes e compras enganosas.

5. Comprar em sites de cashback (dinheiro de volta)

CashBack nada mais é do que comprar um produto e receber uma parte do dinheiro de volta

É isso que as empresas oferecem aos consumidores que buscam pelos mais diversos produtos, desde roupas, eletrodomésticos e eletrônicos até comidas, bebidas e produtos farmacêuticos.

6. Use um cartão de crédito virtual

Se você não se sente confortável em informar o número do seu cartão de crédito em transações online, pode recorrer ao cartão virtual, disponibilizado pela maioria dos bancos, sejam eles com bases físicas ou digitais.

Esse recurso oferece uma numeração temporária de cartão de crédito para que você realize uma compra específica.

Depois da utilização, o número é descartado e não funciona mais. Assim, você preserva seu cartão de crédito e evita que outras pessoas possam ter acesso a esses dados.

Podcast: Veja como evitar problemas no Dia do Consumidor

7. Preciso realmente disso?

O consumidor deve refletir sobre seu momento financeiro e avaliar se realmente precisa daquele item, naquele momento. Essa é uma boa prática do consumo consciente, a fim de evitar excessos.

Uma boa maneira de fazer isso é estar sempre atento com o planejamento financeiro, observando principalmente o comprometimento da renda.

8. Não acredite em ofertas muito vantajosas

Desconfie sempre que encontrar uma promoção que seja fora da realidade e que ofereça um benefício muito maior do que o normal.

No ambiente online, é comum receber ofertas enganosas por e-mail, SMS ou por WhatsApp.

No mensageiro, essas promoções utilizam a imagem de marcas famosas para ludibriar os usuários mais desatentos, que acabam fornecendo seus dados financeiros em formulários ou sites falsos.

Por isso, vale destacar a importância de checar a confiabilidade da URL, além de procurar os canais oficiais das marcas para conferir se a promoção é legítima.

PROCON.SP – Equilíbrio e harmonia nas relações entre consumidores e fornecedores.

9. Não utilize Wi-Fi público ou computadores compartilhados

Prefira fazer compras e acessar suas contas bancárias sempre no seu próprio celular e utilizando a rede móvel da sua operadora ou um Wi-Fi particular.

Utilizar uma conexão pública pode abrir portas para que seu tráfego seja rastreado por invasores, deixando suas informações vulneráveis para hackers.

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

mês do consumidor mês do consumidor mês do consumidor mês do consumidor mês do consumidor mês do consumidor mês do consumidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima