Mindset Fixo vs Mindset de Crescimento: Descubra qual é o seu

Mindset é um termo que está em alta ultimamente no meio corporativo. Você já deve ter ouvido alguma vez, mas ainda não entendeu exatamente o que é essa palavra tão usada por coachs ao redor do mundo.
Neste conteúdo, vamos apresentar dois tipos principais de mindset: o fixo e o de crescimento. Qual será que é o seu? Continue lendo para descobrir.

O que é Mindset?

Mindset é uma palavra em inglês que significa mentalidade, mas é um pouquinho mais do que isso. O mindset está ligado às crenças e formas de ver o mundo e a si mesmo, que influenciam na postura e atitudes de um indivíduo ou de um coletivo.
A sua forma de pensar e ler o mundo tem forte influência no modo como você encara obstáculos, desafios, oportunidades e a sua evolução pessoal.

O Mindset na Psicologia

O mindset é um conceito estudado pela psicologia cognitiva e na PNL (programação neurolinguística), que entende as crenças como um conjunto de pensamentos que influenciam outros pensamentos. 
Essas crenças são criadas com base na cultura, no convívio social e fatores individuais. Muito do que você acredita ser a sua personalidade, pode ser na verdade a influência de um mindset.
É o que diz a Doutora em Psicologia Carol Dweck em seu livro Mindset: how you can fulfil your potential. Ela escreve na introdução do seu livro:
“Meu trabalho é parte de uma tradição em psicologia que mostra o poder das crenças das pessoas. Elas podem ou  não estar conscientes de suas crenças, mas elas afetam fortemente o que queremos e se vamos ou não ser bem sucedidos em conseguir o que queremos. Esta tradição também mostra como mudar as crenças pessoais – mesmo as mais simples – pode trazer profundos efeitos.

Mindset Fixo

Você acredita que é possível desenvolver uma habilidade ao longo da vida? Uma pessoa que sempre teve facilidade com cálculos e ciências exatas, pode de repente aprender a pintar? Ou ela nunca terá habilidade em artes?
Bom, para o mindset fixo, o talento é inato e biológico, e é o único responsável pelo sucesso. Pessoas com essa mentalidade acreditam que não é preciso esforço, basta ter talento. 
Para este indivíduo existem pessoas capazes e incapazes, inteligentes e burras, aptas e inaptas, e tudo o que acontece tem uma razão pré-estabelecida. 

Principais características:
  • Evita desafios;
  • Acredita que o talento é biológico e se nasce com ele;
  • Acredita que o esforço não gera mudanças;
  • Tem dificuldade em enxergar as próprias limitações;
  • Encara problemas sem esperança de resolvê-los;
  • Evita feedbacks;
  • Desiste com o fracasso.

Esse tipo de mentalidade é bastante limitada e impede que o indivíduo se abra para mudanças e aprendizados. 
Habilidades podem ser desenvolvidas independentemente da facilidade ou dificuldade que o indivíduo apresenta ao aprender.
O nome fixo já diz muito sobre essa mentalidade. Esse mindset não permite que você saia do lugar e avance para o próximo nível, aprendendo coisas novas ou aprimorando o que você já sabe.
Pessoas com essa mentalidade tendem a agir na defensiva e invejar o sucesso do outro, não reagem bem a feedbacks negativos úteis e evitam desafios. 

Mindset de crescimento

Essa mentalidade, como já diz o nome, prega que é possível aprender, evoluir e crescer mentalmente. Adquirindo novas habilidades, praticando e aprendendo.
Pessoas com essa mentalidade acreditam ser possível aprender com os erros, não se abalam com desafios e fracassos e se inspiram com o sucesso do outro.
Quem tem este mindest, não acredita que a personalidade é fixa, portanto é possível aprender com erros. Afinal, errar faz parte do processo de aprendizagem.
Esse perfil tende a valorizar o esforço e entende a importância de um bom trabalho para o crescimento pessoal e profissional. 
É um perfil muito valioso para o mercado de trabalho, pois o profissional terá mais dedicação para melhorar em todos os aspectos e entregar bons resultados. 
Mas além de bons profissionais, essas pessoas sabem lidar com desafios e obstáculos com mais facilidade. São mais abertos a receber críticas e persistem na dificuldade.

Frases comumente ditas por pessoas que têm esse mindset:
  • Eu posso aprender tudo o que eu quiser;
  • O fracasso é uma oportunidade para crescer;
  • Desafios me ajudam a crescer;
  • Meu esforço e minhas atitudes determinam as minhas habilidades;
  • Feedback é construtivo;
  • Eu me inspiro com o sucesso dos outros;
  • Eu gosto de tentar novas coisas.

Qual é o seu?

Você já tinha parado para pensar em qual é o seu mindset? Como você encara os desafios e oportunidades, e acima de tudo, como você enxerga a si mesmo?
Carregamos muitos desses pensamentos ao longo da vida, sem nos darmos conta de que pode ser diferente. É comum pensar que o talento é inato e que algumas pessoas simplesmente nascem com o “dom da inteligência” e outras não. Mas isso não é verdade.
Se você acredita que é impossível aprender uma habilidade nova e se sente frustrado sempre que algo não sai como o planejado, provavelmente você tem o mindset fixo. Mas a boa notícia é que é possível treinar e mudar a mentalidade.
Todas as pessoas são capazes de aprender coisas novas, aprimorar habilidades e evoluir pessoal e profissionalmente. E para chegar lá, o mindset de crescimento pode ser muito útil nessa jornada.

Vantagens do Mindset de Crescimento

Essa mentalidade pode te ajudar a alcançar objetivos sem medo dos obstáculos e te prepara para receber críticas sem se sentir desmotivado.
Não se limite ao que você já sabe, sempre é possível subir de nível e ser melhor do que ontem. Com esse mindset, os desafios deixam de ser uma ameaça e passam a ser inspiradores!
A mentalidade de crescimento significa aprender pelo resto da vida!
Não se aprenda a um único talento para sempre. Você pode ser muito mais e o sucesso está no crescimento constante. Deixe de lado o medo de dar o próximo passo, inscreva-se no curso que sempre sonhou, qualifique-se para aquela promoção e perceba a sua vida se transformar como nunca antes.

Posso ter os dois mindsets?

Sim! Segundo a autora do bestseller Mindset: a nova psicologia do sucesso, todos nós temos elementos de ambos.
Por exemplo: posso acreditar que meu talento para o canto é inato e imutável, e ainda assim aprimorar e melhorar essa habilidade.

Conclusão

Existem outros tipos de mindset, que você pode estudar e buscar saber mais. Os que apresentamos aqui são os mais comuns e estudados. Esperamos que você tenha conseguido identificar os benefícios e vantagens do mindset de crescimento e conhecido um pouco mais sobre essa vertente da psicologia que estuda a mentalidade e sua influência no nosso modo de viver.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima