Narrativa Transmídia: 5 Estratégias para usar no seu negócio

Entenda o que é a narrativa transmídia e como utilizá-la na sua empresa

A narrativa transmídia vem se tornando algo comum no mundo do marketing.
Imagina ter um negócio focado na produção de materiais sobre marketing digital e, com esses mesmos conteúdos, ser possível movê-los para um vídeo no seu canal do YouTube, por exemplo.

A narrativa transmídia é uma nova estética que tomou forma graças à convergência das mídias e abrange uma nova perspectiva em relação às exigências de participação dos consumidores nos processos de concepção e criação de produtos e conteúdos.

Então, agora vamos entender melhor sobre esse assunto. Confira!

O que é narrativa transmídia?

Narrativa transmídia com ferramentas Adobe e Dualpixel

A tecnologia multiplicou as possibilidades e fez com que as histórias pudessem ser consumidas em formatos diferentes. Hoje, é possível assistir a uma novela, uma série ou filme, tanto pela TV, quanto pelo celular. E, no Twitter e instagram, alguns perfis se dedicam a comentar cada reviravolta das tramas.

Da mesma forma, os livros podem ser lidos em papel ou em leitores digitais, proporcionando uma nova experiência. Até mesmo os quadrinhos se tornaram um produto para as telas, com o surgimento das web comics.

No entanto, a revolução causada pela tecnologia não parou por aí. Não demorou muito até que as empresas começassem a entender que poderiam explorar essa potencialidade das novas mídias ainda mais para o branding, e foi nesse momento que surgiram as narrativas que transitavam entre diferentes plataformas.

Sendo assim, a narrativa transmídia consiste na utilização de diferentes modelos criativos para contar uma única história.

Mas atenção: é fundamental não confundir isso com uma adaptação. Para construir uma narrativa desse tipo, não basta contar a mesma história em vários canais diferentes.

Seguindo a lógica da adaptação entre mídas, um livro pode ser transformado em filme, uma história em quadrinhos pode servir de inspiração para um ensaio fotográfico e assim por diante. O que importa é que haja uma narrativa e que, em essência, ela seja mantida quando for realizada a transposição entre as mídias.

Se você precisa de um exemplo prático para compreender esse conceito, pense na saga Harry Potter, e na série Bridgerton, ambos livros que tiveram adaptações em formato de mídias, sendo filmes e uma série.

Estratégias para ter uma transmídia na sua empresa

Narrativa transmídia como estratégia de comunicação - Sympla

As companhias de entretenimento conduzem essa dinâmica com muita habilidade, mas saiba que é possível usar esse artifício das narrativas transmídia para divulgar marcas de qualquer segmento. Saiba quais são as 5 principais.

1. Presença estratégica em diferentes canais

A primeira providência que a empresa precisa tomar é certificar-se de que está presente em vários canais. Aqui, é necessária uma atenção extra: a presença em mídias diferentes deve ser estratégica e pautada pelas necessidades da buyer persona.

2. Definição de objetivos

Com a presença estabelecida, é necessário entender qual história será contada. O momento é de reforçar a imagem da marca? Estamos lançando um novo produto ou serviço? Precisamos comunicar a inauguração de uma nova sede? Essas e outras mensagens podem ser contadas de forma interativa em vários canais.

3. Uso do storytelling

Storytelling para consultório médico: Saiba como aplicar! - Optivision  Brasil

O próximo passo é apostar no storytelling. A narrativa precisa ser cativante e dialogar com a emoção do seu público. Fique atento para as questões de autenticidade e fidelidade à cultura organizacional. Caso decida trabalhar com uma ficção, deixe isso bem claro, ou o público pode se sentir enganado pela mensagem.

4. Decisão sobre o papel de cada canal

Narrativa transmídia e EaD exploram diferentes formatos – Produtiva

No processo de construção da narrativa transmídia, é fundamental pensar as mídias como canais complementares para alcançar um mesmo objetivo. A ideia é que a pessoa vá descobrindo aos poucos os pontos da história.

A mensagem de cada canal precisa ser suficiente por si só. Porém, a persona deve sentir que terá uma experiência mais rica se for buscar pelos demais conteúdos em outras mídias da empresa. Assim, pense na função dos diferentes canais e em qual papel eles terão na construção da sua história.

5. Preocupação com a qualidade das ações

Por fim, a última etapa é a elaboração das peças, com uma redação primorosa e linguagem adequada para o meio e para a persona. Isso vai garantir que o seu público fique totalmente envolvido com a história que você está transmitindo.

Além disso, é preciso dizer que essa estratégia é normalmente pensada para o público consumidor. O detalhe é que toda empresa tem vários públicos — colaboradores, fornecedores, parceiros estratégicos e investidores são somente alguns exemplos — e todos eles podem ser sensibilizados por uma estratégia de conteúdo transmídia.

Portanto, na hora de pensar em ações que envolvem os seus diferentes públicos, não há razão para deixar de oferecer uma experiência interessante e memorável.

O acesso a eletrônicos variados, internet e softwares permite que as empresas usufruam cada vez mais do potencial das diferentes mídias. 

Utilizar da narrativa transmídia para a criação de uma campanha cria uma experiência de entretenimento única e direcionada, atraindo público consumidor para seu conteúdo com diversas opções de navegação em narrativas distintas e de forma mais completa.

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