Você tem o sonho de adquirir uma casa própria? Ou finalmente ter um carro zero para chamar de seu? Quem sabe viajar para outro país e conhecer o mundo, mas não sabe como chegar lá?
E se eu te disser que existe uma forma simples e rápida de alcançar os seus sonhos, com segurança e sem prejudicar as suas finanças?
O consórcio é a sua chance de conquistar tudo que sempre sonhou. Com ele, é possível planejar diversos tipos de aquisição, desde bens móveis (carros, motos e caminhões), bens imóveis (casas, apartamentos e prédios comerciais) até serviços estéticos e de viagem.
O que é consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra que funciona como uma poupança em conjunto, onde os integrantes de um grupo contribuem financeiramente mensalmente com um determinado valor.
Assim, os integrantes têm acesso à uma carteira de crédito para adquirir um bem desejado. Existe um prazo determinado para o fim do contrato, mas você pode antecipar parcelas do consórcio fazendo lances de valor da sua preferência.
A antecipação das parcelas aumenta as chances de contemplação.
O consórcio é um serviço oferecido por empresas administradoras que são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. A fiscalização é uma segurança para as suas transações, por isso verifique se a empresa está na lista de administradoras do Banco Central do Brasil.
Inovação Brasileira
O consórcio é uma inovação brasileira criada em 1961 pelo Banco do Brasil para auxiliar as famílias novas que chegavam em Brasília a construir o seu patrimônio. Inicialmente, o processo era bem informal.
Eram formados grupos, onde cada participante contribuía com um valor e ao final era feito um sorteio para selecionar quem receberia o valor acumulado.
As famílias recorriam ao consórcio com o principal objetivo de adquirir um carro, já que na época o transporte público era muito carente e se fazia necessário um veículo para percorrer longas distâncias.
Ter um automóvel era um luxo reservado às classes sociais mais prestigiagas, portanto o consórcio chegou para facilitar o acesso a esses bens para famílias de classe média.
E realmente ajudou milhares de pessoas. Mas só dez anos depois, em 1971, que o serviço foi regulamentado. Desde então, as empresas prestadoras do serviço precisavam ter uma autorização prévia da Receita Federal.
20 anos depois, foi o Banco Central do Brasil (BACEN) que assumiu a fiscalização e regulamentação dos consórcios e empresas administradoras. Essa mudança ocorreu principalmente por conta da criação do lance.
Como funciona?
O consórcio é um serviço financeiro ofertado por pessoas jurídicas (empresas) autorizadas a gerenciar e comercializar grupos de consórcio.
As empresas devem disponibilizar as seguintes regras:
- prazo de duração estabelecido;
- número de cotas negociadas;
- tipo de bem a ser adquirido;
- as condições de sorteio e lance;
- valor a ser pago pelo consorciado.
Cada empresa oferece diferentes tipos de consórcios, onde as condições de pagamento, parcelas, prazos de pagamento e crédito mudam de acordo com a proposta da empresa.
Dessa forma, você tem mais liberdade para escolher qual consórcio atende melhor às suas necessidades financeiras. Ao assinar o contrato, você passa a ser um consorciado e é identificado pelo número da cota do seu grupo.
Cota
Ao adquirir um consórcio, você recebe uma cota que determina a parte do saldo que você detém na carteira de crédito do grupo que participa.
Essa cota é um número que serve para te identificar e permite que você participe das Assembleias mensais realizadas pela administradora.
A cota inclui:
- O histórico do seus pagamentos;
- plano escolhido e as participações que ficam vinculados a essa numeração.
Sorteio
O sorteio serve para definir a ordem de recebimento do montante acumulado pelo grupo. Todos os participantes vão receber a sua parte, de acordo com a ordem de sorteio.
O sorteio pode escolher um ou vários participantes para receber de uma vez e é feito aleatoriamente.
Lance
O lance é outra forma de contemplação e funciona como um leilão de antecipação de parcelas. O participante que antecipar o máximo de parcelas, tem maiores chances de ser contemplado durante as reuniões da Assembleia.
O lance é feito após os sorteios, e as ofertas devem ser enviadas até um certo prazo estipulado pela administradora, com antecedência à realização da Assembleia.
O lance deve informar quantas parcelas você quer antecipar ou o percentual da carta de crédito ofertado. O período de envio vai depender da administradora. Por isso, verifique antes qual é o processo adotado pela sua administradora.
Contemplação
A contemplação é a concessão da carta de crédito ao participante do consórcio. É o principal objetivo, e é o que todos os integrantes almejam, afinal é ela que possibilita a aquisição de bens.
Existem algumas obrigações que o consorciado precisa cumprir antes de ter acesso à carta de crédito, como estar em dia com as parcelas e ainda não ter sido sorteado.
Veja abaixo quais obrigações você deve cumprir para ter acesso à carta de crédito:
- Apresentar documentos pessoais: A documentação é obrigatória e geralmente inclui RG ou CNH, CPF ou CNPJ, comprovante de residência atualizado e em nome do consorciado e comprovante de renda.
- Apresentar garantias: Em alguns casos, a administradora pode exigir uma garantia do consorciado, como o aval de um fiador ou outro imóvel em nome do consorciado. O tipo de garantia depende das exigências do contrato e do tipo de bem que você quer adquirir.
- Homologação de documentos: Geralmente exigida em consórcios de automóveis, para verificar a legalidade do bem adquirido.
Vantagens de fazer um consórcio
1. Não tem juros
A maior vantagem do consórcio é não precisar se preocupar com juros e taxas abusivas. Você pode adquirir o bem que tanto sonhou, sem o medo de se endividar e prejudicar suas finanças.
No lugar do juros, os consórcios cobram uma taxa de administração, que já está embutida como um percentual da carta de crédito, prefixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano.
A taxa sai bem mais em conta do que os juros e taxas cobrados em outras modalidades de aquisição.
2. Poder de compra à vista
O consórcio permite ser contemplado com o valor cheio, e mesmo assim só pagar o valor dividido em parcelas. Com o valor cheio e a flexibilidade do pagamento à vista, fica muito mais fácil negociar com o vendedor ou proprietário do bem.
E mais! Ainda que o dinheiro sobre, você não perde o valor. Você tem direito à 10% da carta de crédito para outros custos, como a reforma da sua casa ou mesmo usar o que sobrou para quitar parcelas do consórcio.
3. Oportunidade de formar e ampliar o patrimônio
É possível aumentar seu patrimônio sem se endividar, sem pagar juros altíssimos e com facilidade de prazo e pagamento. Tem como melhorar? Ainda nem chegamos ao fim das vantagens e você já pode ver a facilidade de adquirir a sua casa dos sonhos. Construa seu patrimônio com o consórcio!
4. Possibilita um planejamento financeiro
Existem diversos tipos de planos diferentes, onde você escolhe a carta de crédito de acordo com o valor do bem, os prazos que fazem mais sentido para você e o valor das parcelas. Isso possibilita um planejamento financeiro que não compromete outras áreas da sua vida e seu orçamento doméstico.
Você também pode optar por não fazer parte de sorteios e lances! Assim, é só pagar as parcelas e ao final ter acesso ao valor total investido.
É uma ótima maneira de investir a longo prazo, podendo adquirir o bem no futuro, deixar uma herança para os filhos, investir em um intercâmbio, juntar para a faculdade, ou presentar os filhos com um bem de alto valor como um imóvel, um terreno, etc.
Conclusão
O consórcio é uma ótima maneira de adquirir um bem, construir um patrimônio ou mesmo investir. Com flexibilidade de pagamentos e toda segurança garantida ao consorciado, fica muito mais fácil alcançar os sonhos e mudar de vida, sem interferir no seu orçamento.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)