Em busca de resultados mais rápidos para sua empresa? Para isso, é preciso sair da caixinha e não pensar como todos pensam, mas mudar mesmo como se vê o negócio.
Isso é a melhor definição do que é Growth Hacking, uma metodologia baseada em experimentos como tentativa e erro, ou seja, a empresa começa a focar em vários tipos de estratégias diferentes, porém, com táticas e visões diferentes na busca de qual se sairá melhor.
O Growth Hacking não é uma ideia bem elaborada, mas a forma como essa ideia é executada e as possibilidades que ela tem para chegar a uma solução como maiores vendas por exemplo. Através dele é possível gerar resultados mais rápidos, mas é preciso mudar conceitos antigos e se abrir ao novo.
Neste post, entenda o que é Growth Hacking e dicas de como ter resultados mais rápidos e verdadeiramente eficientes.
O que é Growth Hacking?
As palavras Growth Hacking são termos que significam atalhos de crescimento em inglês e no mercado do marketing é o mesmo de crescimento rápido e num curto espaço de tempo através de meios menos convencionais.
Ou seja, o Growth Hacking é um conjunto de estratégias que serão usadas para atingir um objetivo rapidamente, porém, fugindo do óbvio e táticas mais tradicionais. A proposta do Growth é mais ousada e para ser uma empresa que faz uso dessa ideia, é preciso ter uma mente aberta as mudanças. Confira como funciona na prática e alguns exemplos palpáveis de um Growth Hacking em movimento.
Como funciona? Cases de sucesso
O termo Growth Hacking é novo e com apenas alguns anos de implementação, porém, seu conceito e atuação pode ser visto em vários negócios mundo afora… alguns inclusive, grandes empresas com mais de 50 anos de história de sucesso no mercado.
É o caso do Mc Donald’s. Fundado na década de 50 no pós-guerra, o Méqui ainda era só um simples fast food, mas com ideias que hoje se tornaram comum em todos os negócios do planeta. Por exemplo, nos Estados Unidos da década de 50, as rodovias e autoestradas estavam sendo construídas e ligadas para levar os americanos para mais longe.
Ao ver estas obras, o Mc Donald’s viu uma oportunidade nessas obras e passou a construir novas lojas em vários pontos específicos e chave que ligavam cidades ou rotas que todo mundo tinha que passar, fazendo com que o faturamento das lojas aumentasse rapidamente.
Essa tática é uma ação de Growth Hacking de sucesso, mas falemos de ações mais atuais e combinam com o mundo digital e um deles é do Instagram.
Atualmente, o Insta possui mais de 1 bilhão de usuários e quando iniciou em 2010, era uma rede social com outro nome e proposta diferente da atual, porém, com algumas ações de Growth Hacking bem-feitas como a inserção de vários filtros, a possibilidade de curtir fotos de outros usuários e o ato de seguir quem quiser e torná-la em uma vitrine para negócios.
Como implementar e ter resultados em seu negócio
Pensar fora da caixa não é tão fácil como é falado. É preciso olhar com uma visão mais abrangente e crítica e usar a criatividade para encontrar dores que não estão sendo sanadas e curá-las com o antídoto certo.
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Primeiro, levante todos os problemas e comece a estruturar a ideia
A primeira coisa a analisar e determinar são os problemas que seu negócio possui. Se não está vendendo bem, quais são os obstáculos que estão evitando essas vendas? Crie um prontuário e defina o diagnóstico e quais os tratamentos mais eficazes para esse problema.
Depois, é hora de estruturar as ideias que vão levar a solução desse problema. Por exemplo, se as vendas estão mais fracas porque o custo dos produtos está mais elevado, é preciso de alternativas que dê para manter o preço e aumentar as vendas em simultâneo.
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Comece a desenhar e montar experimentos
Agora, desenhe as ideias para manter o preço e aumentar as vendas e para isso, é preciso montar os experimentos para isso.
Antes, desenhe algumas como, fazer promoções e liquidações em horários específicos com a metade do preço e numa outra ação dar mais parcelas para pagar o produto e frete grátis e em outra seja mais ousado: ofereça 50% desconto para você e para quem trouxer para sua empresa.
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Inicie os testes e liste as prioridades estratégicas
O início do Growth Hacking propriamente dito é agora, iniciando estes testes que foram planejados. Siga a ideia de priorizar as estratégias, ou seja, pegue o que é mais simples em termo de execução e que o resultado será mais rápido e aplique primeiro e só depois comece a aplicar as outras ideias.
Exemplo: Geralmente, oferecer descontos robustos como 50% de desconto dão mais resultado que os outros estilos mais tradicionais de fazer negócio. Crie uma política e regulamento e depois vá para a segunda prioridade que pode ser fazer promoções que é uma estratégia que também dá resultados mais rápidos que ofertar um produto com mais parcelas para pagar.
Se atente para esses pontos antes de implementar. Não é atirar para todos os lados, é saber como atingir seu objetivo com todas as opções e oportunidades que tem ao dispor.
Com a Help Technology, implemente o Growth Hacking com sucesso em seu negócio
O Growth Hacking é um método muito utilizado pelas empresas do ramo da tecnologia, mas foi feito para ser implementado em todos os negócios, inclusive o seu e para fazer isso, conte com a Help Technology nesse processo.
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