Especialidade que cuida do sorriso das crianças. Conheça a Odontopediatria
A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia, voltada principalmente para cuidar da saúde bucal, desde bebês até adolescentes. Dessa forma, o profissional da área é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe dos problemas.
A maioria dos pais ficam um pouco preocupados quando trata-se da saúde de seu bebê Geralmente, deve-se levar o bebê ao dentista logo quando os primeiros dentinhos de leite surgirem, por volta dos seis meses de idade.
Essa consulta é mais para tirar dúvidas que possam surgir além de aprender a forma mais correta para escovar os dentinhos e quais produtos podem ser utilizados.
Na consulta, os pais recebem orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado de mamadeira e chupeta e também correção de maus hábitos, como chupar o dedo
O Odontopediatria também vai te a auxiliar no uso do creme dental: verifique se o produto é adequado para a idade do seu filho, para evitar o contato excessivo com o flúor. Os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados caso a criança faça uso de medicamentos. Isso porque os ácidos contidos nos remédios podem corroer o esmalte dos dentes, que serve como um protetor natural para eles.
O dentista para crianças vai acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, certo? Por isso, quando as consultas são regulares, ele consegue identificar se existe alguma alteração no crescimento dos ossos e no posicionamento dos dentes. Assim, indica o tratamento ortodôntico preventivo.
Ele consiste no uso de um aparelho ortodôntico para evitar problemas ortodônticos mais complexos. Nesse caso, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais benefícios a criança terá. Além disso, o aparelho pode guiar o desenvolvimento ósseo da face, evitando problemas ortopédicos e providenciando o ajuste adequado dos dentes permanentes que virão.
Os estudos da Odontopediatria dessa área também abordam alguns conceitos da psicologia infantil, permitindo uma comunicação mais eficaz e empática com a criança. Como muitos traumas e medos são enraizados na infância, essa é uma maneira não ameaçadora de iniciar um bom relacionamento com o dentista.
Quais são os problemas mais comuns em crianças?
1.Cáries
2.Periodontite
3.Perda precoce de dentes
4.Fluorose
5.Bruxismo
Indo além da primeira infância, o profissional de odontologia pediátrica pode, ,e deve, acompanhar o jovem em seu desenvolvimento até os 12 anos. Também há quem defenda que esse acompanhamento possa ser benéfico até os 18 anos.
Geralmente, deve-se levar o bebê ao dentista logo quando os primeiros dentinhos de leite surgirem, por volta dos seis meses de idade. Essa consulta é mais para tirar dúvidas que possam surgir além de aprender a forma mais correta para escovar os dentinhos e quais produtos podem ser utilizados.
Parece cedo demais? Mas, não é! O objetivo principal dos primeiros contatos com a Odontopediatria é construir uma experiência de aprendizados. Assim, você pode evitar desgastes com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos.
A infância é uma fase muito importante da vida e que precisa de atenção em todos os sentidos, até mesmo na saúde bucal. Na verdade, acompanhar a saúde bucal do pequeno desde cedo pode ajudar na hora de controlar futuros problemas. A odontopediatria tem um grande valor nessa missão. “Acompanhamos de perto o crescimento das crianças e podemos ajudá-las a criar e manter bons hábitos , desmistificando a ideia de que o dentista é uma coisa assustadora e contribuindo assim para adultos mais conscientes”
Agora que você já sabe a importância de levar seu pequeno ao dentista, chegou a hora de contratar um plano Odontológico .
A Help tem variedades de planos para a família quem contém a Odontopediatria!
Entre em contato para uma cotação.
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)