A pesquisa de mercado é o processo de coleta de dados para determinar se um produto ou serviço particular irá satisfazer as necessidades de seus clientes em uma determinada região ou segmentação mercadológica. Com pesquisas de mercado eficazes, a sua empresa consegue obter informações valiosas sobre seus concorrentes, mudanças econômicas, demografia, as tendências de mercado e informações sobre os gastos de seus clientes.
A partir dos dados coletados por ela, a organização pode se posicionar mais estrategicamente diante da concorrência e, sobretudo, de seu público.
Assim, o objetivo da pesquisa de mercado é embasar as estratégias empresariais para que as organizações possam melhorar seus resultados e ter mais lucratividade.
Mas lembre-se: a pesquisa de mercado é desenvolvida para checagem e resolução de uma questão específica e momentânea.
Para problemas mais estruturais, existe o Sistema de Informação de Marketing. Enquanto o SIM tem um caráter mais cíclico, a pesquisa de mercado se caracteriza por sua natureza mais circunstancial.
Ou seja, realiza-se uma pesquisa de mercado quando há uma real necessidade de coleta e análise de dados referentes a certos aspectos relevantes do cliente, da concorrência e/ou do mercado como um todo num dado momento.
Portanto, trata-se de um meio para obtenção de informações que sirvam de subsídio para a tomada de decisões nas diferentes áreas organizacionais num período de tempo localizado.
A pesquisa de mercado serve como fonte de informações estratégicas que ajudam qualquer empresa a tomar decisões melhores, calcadas em dados sólidos, reais e acurados.
É uma etapa crucial no desenvolvimento de tudo em sua empresa:
De sua proposta de venda até o entendimento sobre quais plataformas e canais utilizar para se conectar com os clientes.
Portanto, algo fundamental para o sucesso de negócios que aspiram ao crescimento.
A pesquisa de mercado serve também para:
• Testar produtos;
• Minimizar riscos;
• Medir a reputação da sua organização;
• Encontrar formas de promover uma nova solução;
• Entender mudanças comportamentais nos consumidores;
• Angariar dados e informações para complementar um pitch.
Pesquisa de mercado pode garantir o sucesso de campanhas de marketing
A pesquisa de mercado não só ajuda em identificar novas oportunidades de negócios, mas também ajuda na elaboração de campanhas de marketing que buscam atingir diretamente o interesse de seus consumidores potenciais, contribuindo para aumentar as vendas. A pesquisa de mercado fornece informações valiosas sobre o potencial de um segmento específico do mercado, dentro de determinadas variáveis demográficas, como faixa etária, renda, nível de instrução, estado civil, posse de bens, etc
Agora que você sabe a importância da pesquisa de mercado para o seu serviço ou produto, chegou a hora de ver as dicas que separamos para você
01. Procure se engajar com seu público
Agora que você já definiu seu mercado-alvo chegou a hora de escolher pessoas que sejam uma amostra desse público e conseguir suas informações. Através de métodos de pesquisa primária como focus groups, enquetes online e entrevistas pessoais você vai conseguir ter opiniões comuns sobre seus produtos e serviços. Se você ainda está começando o seu negócio, procure alcançar pessoas que correspondam às personas de consumidor mais comuns que você deseja ter como futuros consumidores.
Há diferentes caminhos que você pode tomar para encontrar as pessoas que são uma amostra do seu público-alvo. O ideal é escolher consumidores que compraram com você recentemente, uma vez que terão uma boa memória sobre como foi a sua experiência.
Também pode procurar pessoas que quase compraram com você, mas acabaram por não o fazer como, por exemplo, aqueles clientes que abandonam seus carrinhos de compra. Outros métodos incluem recorrer às suas contas nas redes sociais e perguntar aos seus colegas de trabalho e aos amigos deles. De uma forma geral, você deve alcançar uma grande variedade de pessoas. Quanto mais melhor.
02. Pesquise seus principais concorrentes
Essa pesquisa começa pela classificação do seu negócio como parte de um ou de múltiplos mercados conhecidos. Tendo em mente seu mercado te permite determinar quem são seus concorrentes. Isso se deve ao fato de ser possível fazer o download de relatórios de marketing para mercados específicos que mostram essa importante informação. Além dos relatórios do mercado, você também pode usar motores de busca como o Google e redes sociais como o LinkedIn para procurar empresas relacionadas no mercado. Preste atenção, quanto mais específico você for em relação ao seu nicho de mercado nesse meio (veja o passo número um acima), mais fácil vai ficar para você encontrar a sua concorrência.
Uma vez que tiver em mente quem são seus concorrentes, o próximo passo é conduzir uma análise SWOT deles. Uma análise SWOT (em português podemos também chamar de FOFA) acontece quando você anota todas as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de cada uma das empresas concorrentes. Certifique-se de focar nos preços das suas ofertas, no modo de exposição dos seus produtos e serviços e outras informações específicas sobre os esforços de marketing dos concorrentes.
Depois de analisar profundamente seus consumidores, você vai poder focar na forma como a sua empresa pode competir com outras empresas no mesmo meio, quais as vantagens que você tem no mercado e quais as tendências que você deve adotar.
03. Saiba em qual canal será feita a coleta
Outro ponto importante ao entender como fazer uma pesquisa de mercado é descobrir o melhor canal para realizá-la.
Nem sempre há recursos para fazer pessoalmente, e nem sempre esse é o melhor tipo de pesquisa. Pode ser o mais indicado para varejos físicos, por exemplo.
Há outras formas, como via telefone (muito embora em situações B2C possa ser visto como um incômodo, por conta da má fama do telemarketing).
Outra alternativa é a abordagem on-line, via e-mail ou mesmo redes sociais. Pode ter uma aderência melhor e maior variedade de respostas.
Para pesquisas mais específicas, como de força da marca em que o alvo são CEOs, CFOs e grandes figuras do mercado, talvez o ideal seja optar por outro tipo.
Um exemplo é marcar uma chamada on-line com cada participante, se possível.
4. Faça relatórios e analise os dados
Por fim, não deixe de realizar a análise dos dados e informações obtidas.
É uma das etapas mais cruciais para o sucesso da pesquisa, pois vai filtrar os dados e transformá-los em insights valiosos para guiar sua estratégia.
Agora, para aplicar esses insights, é preciso de tecnologia que facilite a gestão do negócio. É que o Eleve Gestão possibilita à sua empresa.
O sistema de gestão Eleve permite que você faça o controle total da operação e coloque suas mudanças em prática de forma rápida, de modo que acompanhe a volatilidade do mercado e desponte como um player diferente
Depois de feito a pesquisa de mercado, e você percebe o que está faltando para o seu negocio, chegou a hora de contratar os serviços da Help.
Entre em contato e saiba como
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)