Lançado no ano de 2010, o Pinterest destaca-se como uma plataforma que possibilita a criação de mood boards, que nada mais são do que quadros visuais com diferentes temas, como decoração, comida, estilo de vida e viagens.
Ficar de olho no desenvolvimento do Pinterest é interessante tanto para as empresas que fazem parte do mesmo segmento quanto para aquelas que podem usufruir das funcionalidades da plataforma.
O Pinterest não para de atrair novos usuários. Os dados do eMarketer revelam que a plataforma ultrapassou o Snapchat, se tornando a terceira maior rede social dos Estados Unidos em 2019.
A empresa encerrou o último ano com 82,4 milhões de usuários no país, enquanto o Snapchat desacelerou o seu ritmo de crescimento em decorrência do avanço do TikTok e do Instagram Stories, ficando com 80,2 milhões de usuários neste período.
Há diversas particularidades que explicam o crescimento do Pinterest. Uma das principais é o seu apelo universal em diferentes faixas etárias enquanto o Snapchat, por exemplo, é voltado para o público jovem.
Diferentemente das outras redes sociais em que os usuários lidam com a polarização política e demais polêmicas, no Pinterest não se encontra esse clima hostil. Afinal, os seus usuários não estão atrás de debates ou discussões, preferindo utilizar a plataforma para inspirações e compartilhamentos sobre decoração, receitas, arte, compras, entre outros assuntos amenos.
Outro fator interessante é o cuidado que a rede tem com o bem-estar dos seus usuários. Se alguém pesquisa por temas delicados, como depressão e ansiedade, o Pinterest exibe resultados com imagens de atividades que ajudam a melhorar essas questões.
Vantagens do Pinterest
Uma das principais vantagens do Pinterest é sua manutenção mínima. Isso faz com que os usuários da plataforma sejam conhecidos por serem muito engajados e leais, que se envolvem por meio do compartilhamento (“pinning” ou “repinning”). Isso significa que a marca deve produzir conteúdo visual que valha a pena ser “pinado”.
Para os varejistas, o Pinterest está lançando um programa de ‘Buyable Pins’, ou seja, “pins que podem ser comprados”. Assim, os produtos poderão ser adquiridos diretamente da plataforma. Esta é uma oportunidade incrível para que as marcas alcancem os consumidores e os levem à conversão sem ter a necessidade de passar por várias telas.
Vale ressaltar também que o Pinterest também é uma ótima maneira de melhorar o SEO e o rankeamento da marca no Google. Dessa forma, o uso de palavras-chave populares e relevantes em quadros e descrições são fundamentais para se destacar no Pinterest.
4. dicas para ser relevante no Pinterest e aproveitar todo o potencial da plataforma
1. Apresente a marca adequadamente
2. Seja conteúdo, não anúncio
3. Invista em ferramentas exclusivas da rede, que levam à conversão
4. Mensure para avaliar posicionamento e identificar oportunidades
Mais olhares atentos, mais crescimento e mais alcance: esse é o poder das tendências do Pinterest. Ao oferecer às marcas uma visão do futuro, o Pinterest ajuda os anunciantes a se conectarem mais profundamente com seus públicos e alcançar uma audiência altamente engajada com os assuntos mais quentes em cada categoria.
Ao contrário de outras redes sociais, a plataforma não é sobre relacionamentos, mas sobre novas ideias e referências para interesses pessoais.
As pessoas navegam por um universo de pins (descubra mais abaixo o que são) para se inspirar, começar novos projetos e, claro, descobrir produtos e serviços.
Se a sua marca estiver por lá, você pode atrair novos clientes, aumentar suas vendas e ganhar mais visibilidade online.
Agora que você já sabe que ó Pinterest vem crescendo chegou a hora de montar sua identidade visual para fazer as suas postagem.
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