Pix: como essa ferramenta de transações melhora o e-commercer
O Pix é uma ferramenta adotada pelos bancos com o objetivo de realizar transferências imediatas e sem taxas.
Mas qual é o impacto do Pix no e-commerce? Será que essa solução realmente teve a adesão dos varejistas e dos consumidores conforme esperado?
O pix é visto com uma forma de oferecer mais uma opção para os consumidores, onde eles não precisam esperar o depósito ou transferência ser confirmada para validar o pedido de compra. Uma boa forma de fidelizar a clientela no seu e-commerce.
No final de 2021 foram efetuadas 51,946 milhões de transações pela ferramenta de pagamentos do BC. Este recorde foi atingido no dia do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Até o mês passado, o Banco Central contabilizou o cadastro de 364 milhões de chaves PIX e a maioria delas era de números aleatório (129 milhões).
Mesmo antes do lançamento do Pix em 16 de novembro de 2020, esse meio instantâneo de pagamentos e de transferências já estava cercado de expectativa pelo varejo.
Para o e-commerce, especificamente, o sistema de pagamento instantâneo é uma excelente maneira de melhorar a experiência de compra do cliente.
Quando em substituição do boleto bancário, por exemplo, elimina o tempo de espera pela compensação do valor e reduz o prazo de envio do produto ao comprador.
Há outras consequências positivas e expectativas dos impactos do PIX nas lojas virtuais e neste artigo, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para avaliar as vantagens desse sistema no seu negócio on-line.
Quer saber mais? Continue lendo esse artigo feito especialmente para tirar suas dúvidas!
Em quais situações o Pix pode ser utilizado?
Transações entre pessoas físicas: As pessoas podem fazer transferências entre si, sem pagar taxas absurdas. Diminuindo também as transações em dinheiro vivo , o que é ótima forma de prevenção em tempos de coronavírus.
Transações entre pessoas físicas e comércios: Os clientes podem usar o PIX para pagar compras em estabelecimentos comerciais cadastrados. As transações valem para lojas físicas e para e-commerce. Os vendedores podem tanto mostrar um QrCode no celular, quanto na maquinha.
No comércio eletrônico, fica muito mais simples fazer a compra com o PIX, já que os varejistas que oferecem essa alternativa não precisam emitir boletos. Há muitas vantagens nisso para quem tem e-commerce e logo você vai entender quais são.
Transações entre comerciantes e fornecedores: Pagar os fornecedores da sua empresa fica muito mais prático com o PIX. A consequência é um fluxo ágil na compra de mercadorias e, consequentemente, mais produtividade na operação.
Transações entre órgãos governamentais: Órgãos governamentais podem transferir dinheiro de taxas e impostos com esse novo sistema, além de pagar salários, benefícios sociais, convênios e serviços.
Vantagens do Pix no e-commerce
O Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, tem como principal característica a realização de pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.
O principal impacto do PIX no e-commerce é tornar o processo de compra mais intuitivo. Os consumidores compram e o pagamento é identificado na hora pelo lojista que já consegue acelerar a produção, embalagem e envio do produto.
Para o varejo, essa é uma ferramenta que tem tudo para ajudar a alavancar as vendas. Afinal, otimiza o processo de compra e facilita a vida tanto de quem paga quanto de quem recebe.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgada no portal E-commerce Brasil, estima-se que até 50% dos boletos emitidos não são pagos. Com o PIX, não tem essa de desistir do boleto e pensar melhor na compra antes de gastar.
Destacando o lado positivo do impacto do Pix no e-commerce, temos as seguintes 9 vantagens:
1. Aumento da oferta de meios de pagamento
A proposta do Pix não é acabar com as outras ferramentas de transferência de valores, como TED e DOC, nem tão pouco substituir os meios de pagamento já existentes, a exemplo do cartão de débito, de crédito ou boleto bancário.
A intenção do sistema de pagamento instantâneo é ser mais uma forma de realizar transações financeiras, ou seja, se tornar uma nova alternativa para pessoas físicas e jurídicas movimentar valores.
Em outras palavras, disponibilizar o Pix no seu e-commerce como uma das formas de pagamento aceitas é entregar ao cliente mais uma opção.
Dessa forma, você o deixa livre para escolher a solução que melhor o atender naquele momento, contribuindo também para a sua decisão de compra.
2. Diversificação do público atendido
Outro impacto do Pix no e-commerce é a possibilidade de atender uma parcela maior de consumidores.
Oferecer o Pix como alternativa ajuda a abranger também esse público, que poderá de maneira fácil e rápida concluir a sua compra sem precisar informar os dados do cartão, ou até mesmo da conta bancária, já o pix pode ser feito por uma carteira digital.
3. Aumento da competitividade
A oferta do Pix como meio de pagamento no e-commerce também deve ser vista como um importante diferencial competitivo, impulsionando a competitividade entre os varejistas.
Já não é mais segredo que, quanto maior for a diversidade de meios de pagamento que um comércio oferece, mais atrativo ele se torna para o público. Esse fator, por sua vez, impacta diretamente no seu volume de vendas.
Seguindo essa linha de raciocínio, se um cliente pretende realizar uma compra online e pagar via Pix, porém a loja que está visitando não oferece essa opção, é bem provável que ele procure um concorrente que atenda à sua preferência.
4. Aprimoramento da gestão de estoque
Outro impacto do Pix no e-commerce está relacionado a uma melhora na gestão de estoque. Quando o varejista precisa aguardar a compensação de um pagamento, o produto escolhido pelo cliente fica “reservado” no seu estoque, a fim de evitar que seja vendido duas vezes e gere outros transtornos.
Porém, se o cliente não efetiva o pagamento do boleto, ou se a operadora de cartão de crédito não autoriza a transação, há o risco de reter essa mercadoria desnecessariamente e de perder a chance de vendê-la para outro comprador.
Todo esse processo já não acontece quando o pagamento é compensado tão logo seja realizado.
5. Diminuição no número de carrinhos abandonados
Anteriormente, foi mencionado que quanto mais ampla for a oferta de meios de pagamento, mais atrativo o comércio se torna para o consumidor e maiores são as chances de fechar uma venda, se lembra?
Pois bem, os meios de pagamento têm relação direta com o número de carrinhos abandonados.
Entre os principais motivos que levam uma pessoa a escolher os produtos, colocar no carrinho, mas desistir da compra estão:
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Valor do frete alto;
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Cadastro muito complexo;
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Prazo de entrega longo;
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Site do e-commerce com problemas;
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Atendimento ao cliente inadequado;
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Política de devolução restrita ou com poucas vantagens
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Poucas opções de meios de pagamentos, ou opções insatisfatórias.
Sabemos que o abandono do carrinho é um dos principais pontos de perda de faturamento no e-commerce.
6. Incentivo à compra
O incentivo à compra é outro ponto de impacto do Pix no e-commerce que merece ser destacado. A intenção é que a facilidade de realizar o pagamento leve os consumidores a tomarem decisões de aquisição mais rapidamente.
7. Redução de custos para o lojista
O Pix é gratuito para transações financeiras entre pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, os valores são determinados pela instituição financeira utilizada.
Porém, por determinação do próprio Banco Central, os custos das operações via Pix não podem ser maiores que os cobrados por outras soluções, como TED e DOC.
Além disso, as taxas dos pagamentos instantâneos tendem a ser menores que as pagas pelo uso de máquinas de cartão e outros meios de pagamento.
8. Melhora do fluxo de caixa
Como os valores caem instantaneamente na conta do lojista, esse consegue melhorar o seu fluxo de caixa.
Dessa forma, é possível aprimorar a gestão financeira da empresa e até eliminar a necessidade de buscar empréstimos, dependendo da situação. Com a saúde financeira da empresa em dia, também se torna mais propício investir no crescimento do negócio.
Em resumo, o Pix veio para reinventar o modo como as operações de pagamentos são feitas. Para o consumidor é o jeito simples e rápido de comprar o seu produto. Não há juros no cartão e a entrega é mais rápida, pois não precisa passar pela aprovação do banco.
Agora que você sabe como o PIX funciona, comece a utilizá-lo em sua loja virtual.
Portanto, incentive o seu cliente a experimentar o pagamento instantâneo como alternativa ao boleto bancário. Ofereça descontos ou benefícios exclusivos ao usar o PIX. Considere colocar na sua loja virtual informações sobre o PIX para gerar ainda mais interesse nos usuários.
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