Entenda a diferença na hora de fazer a escolha do seu plano
Muitas pessoas pensam em contratar um Planos de saúde individual, mas possuem grandes dúvidas a respeito da diferença dessa modalidade para um plano coletivo adesão.
Entretanto, muita gente desconhece algo básico que pode ajudar no orçamento, garantindo atendimento médico, hospitalar e odontológico de qualidade a preços acessíveis para todos. Estamos falando da diferença entre o plano de saúde coletivo e individual.
Na hora de buscarmos a solução mais conveniente para as nossas necessidades, o ideal é chegarmos ao ponto em que conseguimos unir economia a um serviço de qualidade, não é mesmo? Diante dessa necessidade, resolvemos preparar este post mostrando a diferença dos dois para não ter nenhuma duvida na hora de ligar para sua corretora
Plano individual
O plano de saúde individual, como o próprio nome já indica, é adquirido de forma direta por uma pessoa física junto à empresa ou operadora do plano de saúde.
Assim, se você resolver contratar um plano individual vai precisa entrar em contato com a operadora que é responsável por oferecer esse serviço.
Dependendo de qual seja a operadora do plano de saúde, você pode incluir dependentes no seu plano individual.
Plano coletivo por adesão
Para adquirir esse plano, tem-se a necessidade de estar associado a uma entidade de classe.
É o caso de uma associação de servidores públicos ou de uma associação estudantil, por exemplo. Sendo assim, você vai poder fazer a contratação de forma coletiva, junto com os outros associados.
Esse tipo de plano coletivo por adesão permite que sejam incluídos dependentes para cada associado que paga pelo serviço.
Se você não se encaixar ou não fizer parte de nenhuma entidade de classe, então poderá fazer um plano de saúde desse tipo se for como dependente de um associado.
O reajuste dos planos de saúde
Os planos individuais possuem como base de reajuste o índice da ANS.
Por outro lado, os planos coletivos por adesão possuem reajuste de acordo com a sinistralidade da carteira. E neste caso, o reajuste do plano tende a ser maior do que no plano individual.
Outra diferença entre planos de saúde individuais e planos coletivos por adesão bastante relevante é no número de opções. Como falamos na introdução, o ideal é que o interessado tenha condições de organizar seu orçamento, comparar as vantagens e os contras de cada plano, etc. Neste sentido, os planos coletivos por adesão são mais completos.
Geralmente, há uma maior variedade de opções e de características da cobertura.
No plano individual, as empresas costumam ter um número mais reduzido de planos, restringindo o poder de escolha a alguns modelos.
Falar sobre preços não é tão simples, já que obviamente há diferenças nos valores de cada empresa, além de o tipo de plano também interferir neste aspecto. Mas, certamente, é um dos tópicos mais importantes para quem está lendo este conteúdo e comparando para tomar uma decisão.
Portanto, o que podemos dizer é que, na média, há sim uma disparidade. Se colocarmos o mesmo contrato, com as mesmas coberturas e condições, a tendência é de que os planos por adesão pesem menos no bolso de quem os utiliza. Isso pode ser alterado se houver um custo mensal para fazer parte da associação que permite a utilização do plano. Mas em termos de valores do serviço, os planos individuais costumam ser, mais caros.
Vale ressaltar que os procedimentos cobertos e o tipo de acomodação variam muito de um plano para o outro, o que, consequentemente, acaba impactando o valor da mensalidade – custeada pelo contratante. Além disso, devem ser respeitados os períodos de carência, estipulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
A Help trabalha com esses dois Planos, ajudando você fazer a escolha certa
Entre em contato com um dos nossos consultores, para uma cotação gratuita .
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)