O que é marketing político?
Marketing político é um conjunto de técnicas publicitárias que visam promover algum candidato ou organização, criando um clima de confiança entre estes e os eleitores.
Em poucas palavras, as estratégias de marketing político buscam aproximar a população das ideias dos políticos e partidos.
Logicamente, as campanhas publicitárias se intensificam durante as eleições e observa-se que, a cada ano, o marketing político se torna cada vez mais minucioso. Dessa forma, com o avanço da tecnologia, essas campanhas precisam se reinventar!
Toda estratégia de marketing político deve conter uma comunicação transparente para que o eleitorado tenha consciência dos objetivos e metas do seu candidato.
O período de campanha eleitoral é apenas uma pequena fatia do Marketing Político. Os profissionais de Marketing que trabalham nessa área podem atuar ainda:
– Nos meses que antecedem as campanhas, de dois em dois anos;
– No pós-eleição, com novas campanhas e pesquisas para candidatos eleitos ou não;
– Nas esferas municipais, estaduais e federais dos partidos políticos.
Marketing político é possível explorar toda a diversidade das estratégias que o mundo digital oferece. O candidato precisa conhecer essas novas técnicas e aprender a utilizá-las quando pertinente. Dessa maneira, evita-se que sua imagem fique obsoleta.
Um bom exemplo é o uso do Facebook e de outras redes sociais – plataformas muito utilizadas para criar um vínculo com o eleitorado.
Estratégias de marketing político
1.Pesquise seu público
Conhecer seu público é fundamental em qualquer estratégia de marketing. Contudo, no marketing político é ainda mais importante conhecer o seu eleitorado.
Entretanto, as pesquisas não podem se limitar somente a traçar quem é seu eleitorado. Busque compreender o comportamento, anseios, necessidades, quais as principais dores que essa pessoa tem em relação às políticas públicas, dentre outros pontos, assim você conseguirá construir melhor suas estratégias.
É muito importante ressaltar que as pesquisas devem ser realizadas antes, durante e depois das eleições.
2. Desenvolva uma marca.
Após conhecer o público, construa sua marca. Se você tem um público muito simples, construir uma marca muito requintada pode afastá-lo, fazendo-o acreditar que esse candidato não atender às suas necessidades.
Reforçamos aqui que construir uma marca não é só fazer um logotipo, mas estabelecer toda forma de comunicação que o candidato irá adotar, ou seja, slogan, jingles, o tom da comunicação, dentro outros pontos.
É comum existirem candidatos que se intitulam especialistas em determinadas áreas da esfera política, como economia, ou que se dizem defensores ferrenhos da educação ou causas sociais. Esses candidatos estão associando a sua imagem a algo que atinge os anseios da população.
Além da associação a uma marca, o político deve sempre buscar preservar a sua imagem.
3.Construa uma comunidade
Depois de ter sua imagem bem consolidada, o político deve fazer o uso dos mais diversos meios de propagação de informações, a fim de divulgar seus objetivos e perspectivas e, como consequência, conseguir fidelizar aqueles eleitores que tenham se identificado com o que fora apresentado.
Carreatas e militância mostram bem a força de um grupo de apoiadores. Entretanto, essas técnicas, se realizadas sozinhas, não tendem a envolver a população como antes. Dentro desse contexto, as redes sociais se mostram grandes aliadas para a criação de uma forte comunidade.
4.Formação de landing pages
Quando, navegando pela internet, uma pessoa é redirecionada para outra página, ela estará acessando uma landing page. Esta pode ter sido criada para os mais diversos objetivos: coletar dados sobre o visitantes, promover ações especificas ou até mesmo servir como uma espécie de carta de apresentação, com informações que ajudem o público a conhecer determinada pessoa ou ação.
Dessa forma, essa estratégia pode ser utilizada por aquele competindo pelo cargo para promover seu perfil e projetos, aumentando ainda mais o alcance de suas divulgações.
Em resumo: é toda estratégia que um político ou partido utiliza para comunicar-se com seu eleitorado, entendendo suas necessidades e principalmente adequando sua campanha a essas indigências.
Em outras palavras, o objetivo do marketing político não é só ganhar uma eleição, mas construir a imagem de um candidato de forma sólida e consistente para seu eleitorado.
Apenas os horários políticos na TV e a distribuição de santinhos já não são mais suficientes para convencer o eleitor. .
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