A importância do posicionamento de marca

No meio acadêmico esse conceito possui diversas nuances, que podemos resumir como sendo o espaço que uma marca ocupa na mente dos consumidores. Saiba mais a importância do posicionamento de marca

O contato com a marca pode acontecer através da logomarca, do produto, da embalagem, de posts, da linguagem, da ambientação, seja no universo online ou off-line. Todo esse composto de marketing irá transmitir um significado que o consumidor internalizará ao longo de seu relacionamento com a marca, classificando-a mentalmente em uma determinada “caixinha”.
A princípio, o posicionamento de marca eficiente e positivo é o que vai fazer o cliente associar um produto ou serviço a uma empresa, devido à qualidade, condições oferecidas e boa repercussão.
Esses são fatores de extrema importância para superar instabilidades e seguir um caminho promissor, e os benefícios são indispensáveis para levar uma marca ao sucesso. Saiba melhor porque o posicionamento de marca é importante
Para alcançar e manter esse espaço, é fundamental que a empresa tenha um produto e uma oferta que demonstrem claramente o que ela espera que os consumidores vejam. Assim, não dará chances para que ninguém compare seu produto/serviço com outras marcas.

Para ter um posicionamento de marca verdadeiramente eficaz, a companhia deve estar atenta a alguns requisitos essenciais. Veja quais são eles:
• Mostrar a importância do benefício da compra ao consumidor;
• Se destacar em meio aos concorrentes;
• Apontar facilidades de comunicação;
• Obter visibilidade no mercado;
• Evitar cópias da concorrência;
• Oferecer mais do que produtos e sim soluções para os clientes.

Melhora a imagem com o público

Um dos principais pontos em que o posicionamento de marca contribui positivamente é transmitir uma imagem positiva ao público-alvo, aumentando a confiabilidade e proporcionando resultados expressivos nas vendas.
Em um período de crise, estratégias para melhorar a imagem com o público são indispensáveis, para isso o posicionamento de marca é ideal para alcançar objetivos e garantir que a marca vai se sobressair no mercado que está ainda mais forte e competitivo
Para ter uma ideia do que isso significa, imagine um e-commerce. Embora ele tenha boas chances de atrair clientes, existem milhares de lojas virtuais no Brasil e no mundo. Com isso, somente se colocar como um local para fazer compras on-line provavelmente não vai destacá-lo da concorrência.
Já ao pensar na ideia de um posicionamento orientado, tudo pode mudar. Dependendo do empreendimento, dá para posicioná-lo como um e-commerce de itens de decoração de casa importados ou com preços amigáveis.
Isso não vai atingir todo mundo que procura na internet, e sim um nicho específico. Porém, se tudo for bem trabalhado, é possível garantir que, na hora de comprar on-line um produto para a casa, o e-commerce em questão ganhe destaque.
Com isso, o posicionamento tem tudo a ver com a percepção que os clientes terão do negócio e como ele se coloca em relação aos demais concorrentes. Mais do que uma ação voltada para o presente, ela tem a ver com o desejo que a empresa tem de ser reconhecida.
As ações nesse sentido definem como será o reconhecimento do público sobre a marca no futuro. Se hoje a Apple é sinônimo de qualidade, inovação e relacionamento, por exemplo, isso tem a ver com as ações de posicionamento feitas previamente.

Definir uma estratégia bem-sucedida de posicionamento de marca, é importante para aumentar a visibilidade da sua marca, pois gera mais reconhecimento. Além disso, também é importante para:

 

  •  Proporcionar mais autoridade no mercado;
  •  Aumentar sua credibilidade no mercado;
  •  Te diferenciar diante da concorrência;
  •  Economizar tempo, pois permite um direcionamento assertivo ao encontro do seu público;
  •  Evidenciar seus valores e prioridades.

Para entender um pouco mais sobre posicionamento de marca e alguns exemplos clique aqui. Temos um artigo detalhado sobre o assunto!
Agora chegou a sua vez de ter um posicionamento de marca dentro dos seus serviços e segmentos.
 
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