Descubra todo o poder de criar uma conexão emocional da sua marca através do posicionamento.
Posicionamento de marca é um conceito que se refere à maneira como as marcas são percebidas pelo público, o que influencia diretamente nas estratégias de marketing.
O posicionamento de marca é o elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área. Esse fator está alinhado ao Branding, que reforça a identidade corporativa, aumenta a visibilidade da empresa, melhora a percepção dos clientes, torna o empreendimento cada vez mais viável e com tendência de crescimento no mercado.
Ele tem grande importância nesse cenário de alta competitividade, marcado pela necessidade de as empresas se tornarem cada vez mais relevantes e rentáveis, mesmo com a mudança constante dos anseios de consumo dos clientes.
posicionar uma marca é estar no topo de um segmento específico de mercado; se a empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não veem razão para não optar pela concorrência.
Porém, vale ressaltar que o posicionamento de marca não é um ato isolado, mas sim um processo contínuo. Além disso, as vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir.
Para toda empresa, independentemente de seu porte e nicho, uma estratégia bem-sucedida se traduz em benefícios como:
• vendas contínuas, já que a oferta comercial está sempre na cabeça do consumidor;
• maior reconhecimento e visibilidade da marca;
• autoridade no mercado, construindo audiências, além de clientes;
• credibilidade e melhor imagem em relação aos competidores diretos, o que se traduz em diferenciais que mantêm essa posição de liderança no mercado.
Estratégia de posicionamento de marca
- Descobrir as necessidades e preferências do consumidor
- Analisar a concorrência
- Crie o mantra da sua marca
- Adote uma estratégia de diferenciação
- Que problema o seu produto solucionar
Agora vamos conhecer algumas marcas famosas que fizeram essa estratégias e são conhecidas no mundo todo
1. Coca-Cola
Quando se trata de posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos exemplos de maior sucesso. Número um em seu segmento, não é à toa que a empresa sobrevive por mais de 125 anos no mercado.
Em diversas campanhas, como “Abra a Felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e nos mais emotivos comerciais de Natal, a marca sempre se apoiou em valores como amizade, alegria e unidade para se posicionar. A empresa tem um objetivo claro de estimular o compartilhamento de momentos e experiências entre os seus clientes.
2. McDonald’s
Presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.
Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes.
Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra.
3. Apple
A Apple se posiciona como uma marca que oferece elegância, luxo e exclusividade. Isso é percebido em seus produtos, serviços, web site e nas Apple Stores. Hoje, a empresa domina o mercado de tecnologia.
Seu posicionamento serve de base não só para campanhas, mas também para desenvolver novos produtos estratégias de marketing, fazendo com que seus lançamentos sempre tenham sucesso.
4. Nike
A Nike, por exemplo, adotou o mantra “autêntico desempenho atlético” e este serve para orientar todos os seus esforços de Marketing.
Quando a marca lançou uma linha bem-sucedida de roupas, um obstáculo importante para os produtos foi que se poderia torná-los inovadores o suficiente por meio do material, corte e design para realmente beneficiar atletas de alto nível.
Ao mesmo tempo, a empresa tem tomado cuidado de evitar usar a marca da Nike para designar produtos que não se encaixam ao mantra da marca (como por exemplo, sapatos casuais marrom)
5. Nestlé
Com o intuito de se aproximar um pouco mais do público jovem, a Nestlé teve um posicionamento. Sob o impecável mote “Pare o mundo que eu quero Nestlé”, a marca de chocolates aposta na emoção de uma canção original para se conectar ao público.
No comercial chamado Carrossel, a Nestlé reforça sua aposta musica, enquanto apresenta um ambiente recheado de elementos lúdicos para promover o seu chocolate clássico.
6. Dove
Antes, a Dove que pertence ao grupo Unilever, se promovia como um produto de beleza e não apenas um sabonete.
A maior mudança veio a partir de 2004 com a “campanha pela real beleza”, onde começou a firmar um compromisso com a diversidade da beleza feminina.
Em 2016, um estudo revelou que 66% das brasileiras se sente pressionada a atender padrões de beleza inalcançáveis. O que afeta diretamente a autoestima e o desenvolvimento pessoal delas.
Por isso, as campanhas mais recentes da Dove enfatizam ainda mais a valorização da beleza natural das mulheres
O posicionamento de marca é, geralmente, um projeto alinhado ao Branding de uma empresa. Por isso, não deve ser esquecido ou deixado de lado, mas sim, reforçado com ações constantemente direcionadas para estimulá-lo.
Independentemente do seu segmento de mercado e do seu nível de visibilidade, você precisa continuar impulsionando estratégias e adotando filosofias que o conectem aos usuários e o definam como a primeira opção em suas mentes. Portanto, quando se trata de posicionamento, nunca tire o pé do acelerador!
Agora que você já sabe o quanto é importante fazer um posicionamento de marca, chegou a hora de colocar em pratica e fazer aquele ótimo design pra sua marca ficar pra historia!
Entre em contato com a Help !
Nós vamos te ajudar
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)