Precificação de produtos: 5 passos para acertar

Conheça os 5 principais passos se quiser definir preços acertivos para os seus produtos!

O processo de precificação de um produto envolve várias etapas. O Marketing vai te ajudar a definir qual a melhor política de precificação de um bem ou serviço, como as condições de pagamento, concessão de descontos ou financiamentos e a coerência com os preços da concorrência.
Uma boa estratégia de marketing precisa conseguir determinar onde o seu produto se encaixa e qual o diferencial dele diante da concorrência. 

Veja abaixo 5 formas de acertar na precificação de seus produtos. 

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1. Identificando o cliente-alvo

Antes de definir o preço do produto, deve-se identificar o tipo de cliente-alvo e seu comportamento durante o processo de compra, se ele pesquisa na internet antes de comprar, se solicita descontos, negocia, abandona a compra… 
Tendo o tipo de cliente-alvo definido, alguns elementos precisam ser levados em consideração antes de precificar os produtos. Como:

  • O valor que a empresa e o fabricante julgam correto para medir a qualidade e importância do bem ofertado
  • O valor do esforço e trabalho que o cliente terá para obter o produto
  • O valor percebido pelo cliente

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2. Saiba o valor percebido pelo cliente

O valor percebido pelo cliente é o valor que ele julga justo pagar em comparação com os preços da concorrência, ou de acordo com a expectativa gerada em torno da marca. 
Há o perfil de cliente que é especialista em alguns produtos e não se importa em pagar mais caro para obtê-lo quando este atende suas expectativas. 
Outros clientes procuram a maior quantidade de benefícios pelo menor preço, e vão julgar o valor do produto com base nos benefícios que ele oferece.
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3. Saiba como os clientes reagem às mudanças de preço

Entenda como o seu cliente-alvo reage às mudanças de preços. Alguns preços podem ser justificados pela falta de opção de produtos substituíveis, a relação afetiva que o cliente tem com a marca, a exclusividade do produto etc.

4. Curva de demanda do mercado

Alguns produtos deixam de ser tão procurados com o tempo, outros são produtos essenciais que sempre serão buscados pelos consumidores por serem essenciais, como produtos de higiene. 
Entenda a curva de demanda do mercado do seu produto para estar preparado para as mudanças no comportamento do mercado consumidor.

5. Saiba exatamente quanto custou a fabricação do produto

O custo de fabricação é de extrema importância no processo de precificação, pois o lucro é calculado em cima do custo. 
Tenha um custo alvo de fabricação definido, para ir diminuindo com o tempo, a fim de não frustrar as expectativas de lucro. Estimativas de custos:

  • Custo fixo: não muda com a quantidade que é fabricado. Exemplos: mão de obra, aluguel do local, salário dos funcionários, manutenção dos equipamentos…
  • Custo variável: muda de acordo com a quantidade da produção. Exemplos: contas de luz, distribuição, armazenamento…
  • Custo direto: custos cuja atribuição é fácil de calcular e estão diretamente ligados à fabricação, como a mão de obra. 
  • Custo indireto: não está relacionado diretamente ao produto, como RH, finanças, marketing…

Esses passos vão te ajudar a encontrar um preço consistente que faça sentido para a empresa e tenha uma boa aderência no mercado.
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