Propaganda Enganosa e Marketing Apelativo: 10 cuidados para evitar

Aprenda o que é a propaganda enganosa e o marketing apelativo e 10 cuidados para evitar 

 
Atualmente, com o mercado altamente competitivo, é muito importante entender o que é propaganda enganosa e o marketing apelativos para não cometer o erro de se destacar.

Propaganda é melhor forma que o fornecedor de produtos e serviços tem de divulgar e chegar ao seu consumidor final.

Essa propaganda pode ser transmitida via rádio ou televisão, mas também pode ser disponibilizada via material escrito publicitário (panfleto, folder, etc) e tem o poder de vincular o fornecedor à oferta ali apresentada.

Se você tem o seu próprio negócio, provavelmente conhece os dois lados dessa moeda, pois ao mesmo tempo que é impactado por esses conteúdos, também busca criá-los para os seus produtos. E ao produzir qualquer tipo de publicidade, você pode até estar usando meios desonestos sem perceber.

Nos termos do §1º do art. 37 do Código de Defesa do Consumidor, “é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.”

A importância da publicidade é cada vez mais explorada e pensada por profissionais de diversas áreas, inclusive no agronegócio, pois é capaz de gerar valor para a marca e seus produtos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a propaganda enganosa e o marketing apelativo.

Por isso é importante saber o que é a propaganda enganosa e como evitá-la!

O que é propaganda enganosa?

 

A publicidade enganosa se caracteriza por apresentar noções erradas sobre a realidade de produtos e ou serviços anunciados por uma empresa.

No marketing dos negócios se utiliza de estratégias de comunicação e persuasão para atrair a atenção do consumidor, mas existe uma linha tênue entre o aceitável e o antiético.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) lista os aspectos objetivos de um produto que, quando se mostram incompatíveis com a verdade, caracterizam uma propaganda enganosa. São eles: origem, preço, composição, riscos, produção, garantia, propriedades e semelhantes.

Então, até que ponto ela pode ser considerada como propaganda enganosa ou marketing apelativo?

De acordo com o (CDC), no segundo parágrafo do artigo 37, a publicidade enganosa pode ser considerada como aquela que transmite uma informação que não condiz com a verdade, induzindo o consumidor ao erro. Ou, até mesmo, aquela que seja falsa ou omissa.

O que é Marketing Apelativo?

Campanhas de Marketing Apelativo contra o Cigarro - YouTube

É importante ressaltar a diferença entre a propaganda enganosa e a propaganda abusiva, ou marketing apelativos que, por sua vez, envolve questões éticas e morais mais agressivas, não se relacionando, necessariamente, com aspectos objetivos do produto. Por exemplo, ela pode explorar um público vulnerável, como o infantil.

Ou seja, são aquelas que incitam a violência, apresentam características discriminatórias, como: crença, raça, gênero, idade e região demográfica, explore o medo e a superstição. Além daquelas que desrespeitam a natureza e induzem o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua vida.

Legalmente, essas práticas são consideradas criminosas e qualquer pessoa que identificá-las pode reclamar junto aos órgãos de proteção ao consumidor. Mas para que as empresas evitem cometer esses erros e sofram ações judiciais.

 

Tipos de propaganda enganosa

Pra você entender mais sobre o assunto, separamos 4 tipos de propaganda enganosa, para que assim não haja mais dúvidas sobre o que poder ou não ser publicado ou exposto.

1. Propaganda enganosa comissiva

Esse tipo de publicidade tem a característica de incitar o consumidor a cometer um erro, como anunciar que um smartphone é à prova d’água sem ele, realmente, ser.

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2. Propaganda enganosa omissiva

Esta se refere à omissão de informações, o que pode fazer com que o consumidor cometa um erro que poderia ser evitado com as informações corretas. Como, por exemplo, a embalagem de um produto não informar a presença de glúten e um consumidor passar mal por ser alérgico.

A publicidade enganosa omissiva pode ser considerada dano moral e é sempre responsabilidade da empresa.

3. Propaganda enganosa parcialmente falsa

Como o próprio nome diz, este tipo de publicidade fornece informações parcialmente falsas nos anúncios. Como por exemplo, uma empresa alegar que uma batedeira tem 3 utilidades, quando na verdade, possui apenas 2.

Exemplos engraçados de propaganda enganosa na Internet / Incrível

4. Propaganda enganosa inteiramente falsa

Por último, existe a publicidade que fornece informações totalmente falsas sobre o produto ou serviço. Por exemplo, a empresa anunciar um creme antirrugas que mostra resultados em uma semana, sendo que não existe nenhuma comprovação científica de que os componentes do creme são capazes de cumprir tal promessa.

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Como evitar essas propagandas em seu marketing

 

1. Esteja atento à linguagem

Quem vai investir em publicidade deve conhecer muito bem o seu público-alvo. Afinal, isso permite que você faça uma abordagem mais correta ao passar claramente a mensagem para ele. Nesse momento, também esteja atento quanto às ambiguidades das palavras para não induzi-lo ao erro.

2. Sempre revise o conteúdo das peças publicitárias

A revisão das peças publicitárias é parte fundamental para garantir que as informações presentes são verdadeiras e não vão levar o consumidor ao engano, seja por falta de informação ou ambiguidade. Dessa forma, a empresa estará evitando erros irreparáveis contra o consumidor e o próprio negócio.

3. Não omita informações importantes

A publicidade não serve apenas para divulgar, mas também para aumentar a confiança do seu consumidor. Então, durante o planejamento da campanha, fique atento para não omitir informações e conquiste a confiança do público enquanto segue as regras do Conar.

4. Informe e capacite toda a equipe nesse sentido

O que faz uma agência ser dinâmica, eficiente e produtiva é o poder que seu gestor dá ao time para tomar decisões e sugerir caminhos criativos para novos projetos. Se você gosta de dar essa liberdade aos profissionais da empresa, precisa investir também na capacitação deles de acordo com as normas vigentes sobre propaganda enganosa.

5. Confira as regras para a sua área de atuação

Se você comercializa alimentos, sabe quais são as regras específicas para isso? Ou se vende defensivos agrícolas, está por dentro das regras de anúncio para esse tipo de produto? Antes de anunciar algo, confira os critérios específicos para cada tipo de publicidade no agronegócio.

6. Inclua vários departamentos no processo de aprovação

Essa revisão é de responsabilidade de uma pessoa preparada, mas não pode depender apenas dela. É interessante incluir nesse processo outros departamentos que vão garantir a confiabilidade da mensagem passada:

  • Setor de atendimento, que tem contato com o cliente;

  • Área jurídica, que é mais especializado nesse tipo de revisão;

  • Setor criativo, para adequar de forma eficiente algum ponto da peça que possa causar problemas;

  • Setor de pesquisa e marketing, que pode analisar o impacto dessa mensagem no público-alvo.

Se existem esses profissionais na agência, eles precisam ser consultados. Dessa forma, você se cobre de todas as possibilidades de uma propaganda enganosa originada de omissão.

7. Foque nas necessidades dos seus clientes

Elabore mensagens que foquem nos problemas enfrentados pelos seus potenciais clientes e que respondam às suas necessidades. Mas lembre-se de usar imagens reais e fique atento ao que você promete. Também seja informativo e didático sobre seu produto ou serviço.

8. Invista na inovação e na criatividade

A solução para qualquer obstáculo em uma empresa é buscar criatividade e inovação na sua rotina. Essa pode ser também a saída perfeita para evitar mensagens com ruídos.

Uma cultura de inovação estimula todos os colaboradores a buscarem soluções novas para concepções antigas, trazendo um diferencial em suas peças, que satisfaça o cliente e encante o público.

Afinal, a propaganda enganosa pode até criar um interesse maior a curto prazo, mas isso se transforma em muito prejuízo com o tempo. Quem inova e quem é criativo não precisa enganar ninguém!

9. Saiba o que diz o Conar sobre publicidade

Essas são algumas das dicas com base no que diz o Conar, mas existem outros pontos que você precisa conhecer antes de criar uma campanha publicitária, seja ela online ou offline. Então, esteja atento a todas as recomendações propostas por esse conselho.

O agronegócio tornou-se a mola propulsora da economia nacional e, por isso, precisa da publicidade para maximizar seu potencial. Mas, assim como os outros setores, tem como desafio desenvolver estratégias sem que façam propaganda enganosa ou marketing apelativo.

PROPAGANDA ENGANOSA – Ferreri Advogados

10.Sempre revise o conteúdo das peças publicitárias

A revisão das peças publicitárias é parte fundamental para garantir que as informações presentes são verdadeiras e não vão levar o consumidor ao engano, seja por falta de informação ou ambiguidade. Dessa forma, a empresa evitará erros irreparáveis contra o consumidor e o próprio negócio.

Como vimos, a propaganda enganosa mostra uma noção errada da realidade sobre os produtos ou serviços, seja por meio da omissão de informações até mesmo a anúncios totalmente falsos. Dependendo do nível de experiência dos autores, é possível cometer erros não intencionais e prejudicar a reputação da marca.

Por isso, o que também pode ser feito é contratar uma agência de publicidade que seja capaz de traduzir toda a verdade e funcionalidade por trás da oferta, criando propagandas fiéis a realidade do seu produto, e para isso você pode contar com a Help Technology, uma empresa de Marketing que trabalha sendo coerente com o que a sua empresa deseja.

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