Ter perfis em redes sociais ainda é interessante para a sua marca?
Para construir reputação sólida no meio digital, é importante conseguir visibilidade e impactar o público certo. Veja algumas das principais razões para manter perfis em redes sociais com a marca do seu negócio. Ainda que você já esteja vendendo seus produtos num grande marketplace do mercado, algumas atitudes simples podem contribuir para que a sua empresa ganhe ainda mais visibilidade e engajamento, expandindo a base de clientes e fortalecendo sua marca.
Adicionar canais de redes sociais à sua estratégia de marketing digital e vendas pode te ajudar a conquistar novos clientes, mas principalmente, essa estratégia ajuda muito na fidelização dos consumidores e a aumentar a viabilidade do negócio no longo prazo.
Esses são alguns bons motivos para manter perfis nas redes sociais:
Sobre o público-alvo
Não há nada mais empolgante do que acertar em cheio, encontrando a base certa de consumidores em potencial para um negócio digital. E através das redes sociais você consegue usar sistemas de gestão de tráfego, segmentação e análise para identificar o tipo de público que está interagindo com seu conteúdo e demonstrando interesse nos produtos que você vende.
Você também pode utilizar tais informações para humanizar a comunicação da sua marca, aproximando-se dos clientes de maneira a entregar anúncios que vão de encontro aos interesses deles. E isso pode ser feito através do Facebook Ads, por exemplo, além da segmentação da publicidade nos próprios marketplaces. Se você quiser saber mais sobre como criar anúncios que convertem muito, pode ver este artigo que escrevi em 2015 sobre:
“Como escrever títulos atraentes e fazer com que seus anúncios recebam mais cliques”
Sobre criar interação
O contato com os consumidores precisa estar além da relação comercial. Procure utilizar o espaço que as redes sociais oferecem para deixar a conversa mais próxima, mais informal. Criando conteúdo interessante, como artigos, além de imagens e vídeos informativos que ajudem as pessoas a esclarecer dúvidas sobre os produtos é possível se aproximar do seu cliente para estabelecer um diálogo mais pessoal, isso pode aumentar a confiança das pessoas na sua marca e no seu produto.
Não esqueça: Redes sociais não devem ficar restritas à apenas uma forma de fazer perguntas e receber respostas em troca. Um relacionamento mais estreito com os consumidores pode trazer ideias valiosas que farão o seu negócio ainda mais inovador.
Isso leva a um maior engajamento
Lembra do antigo: “boca a boca”? Era a combinação de um atendimento impecável durante a venda e ainda mais incrível no pós-venda. Isso pode ser trazido para as redes sociais, onde a publicidade que as pessoas fazem sobre uma marca que lhes ofereceu um bom produto, acompanhado de um atendimento impecável, fará com que a visibilidade e o conceito da marca aumentem consideravelmente, e por consequência, o volume de vendas também.
Com a produção de informação relevante é possível criar conexões mais reais com os consumidores, e eles passarão a reagir positivamente, compartilhando e comentando as publicações daquela marca, propagando seu conteúdo e suas experiências em suas redes, isso produz uma espécie de “endosso do consumidor” para aquela empresa.
O que acaba nos levando ao tópico mais importante.
O reconhecimento da marca
Se a empresa mantém perfis em redes sociais que propagam temas interessantes, que vão além de apenas vender produtos, e faz isso de forma consistente, ela detém uma grande ferramenta de fortalecimento da própria marca. A participação dos clientes faz com que a empresa construa um nome cada vez mais valioso, e isso é um grande ativo. Se você tem uma página no Facebook e um cliente deixa uma avaliação positiva, isso serve como incentivo para que outras pessoas venham a confiar na sua marca e passem a comprar com você.
Quando alinhamos todas essas variáveis em torno da mesma estratégia, as chances de angariar um público cada vez mais alinhado com nossa marca aumentam consideravelmente.
Agora é com você. Mãos à obra e boas vendas!
Por Luis Carlos Weber – https://markupempresa.com.br
Editor do Portal eZoop! – Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta de Inovação e Comunicação. Sempre com um novo projeto na cabeça.