Aprenda a fazer um planejamento estratégico das suas redes sociais, com dicas sobre posicionamento, divulgação e comportamento online.
As redes sociais se tornaram o principal lugar de interação social, divulgação e comunicação online. 83% da população brasileira está na internet e consequentemente, nas redes sociais.
É inegável a importância e relevância das redes sociais hoje, afinal, é por meio delas que nos comunicamos, trocamos informações e até mesmo realizamos compras através de lojas virtuais.
O ecommerce tem crescido significativamente nos últimos anos. Os consumidores estão preferindo realizar compras online pela praticidade, já que não precisam passar horas nas lojas, nem enfrentar filas ou precisar se deslocar.
Para se ter ideia, em 2021 o ecommerce faturou R$161 bilhões, segundo a Neotrust, empresa que monitora 85% do ecommerce brasileiro.
Este é um sinal de que a internet não é só um lugar para se comunicar e enviar memes. E sim, um canal promissor de vendas que já está revolucionando o mercado.
As vantagens de posicionar o seu negócio online são infinitas, mas as principais são:
- Ultrapassar barreiras ao atingir pessoas de outros estados e países
- Comunicação imediata com o seu público
- Muitas opções de plataformas e formatos para produzir um conteúdo original que destaque a sua marca
- Rapidez e praticidade ao fazer compras online
- Facilidade para reter clientes
- Realizar propagandas e anúncios direcionados ao seu público-alvo
Mas como se planejar de forma efetiva nas redes sociais? Por onde começar? Para iniciar um planejamento, é preciso se organizar!
1. Organização
Neste processo, você vai organizar os seus posts e conteúdos dos próximos 6 a 12 meses. Você pode usar um calendário, planners ou planilhas online.
O mais importante é ter bem definido quais são os interesses do seu público-alvo, o que faz sentido postar, qual o momento adequado e quem na empresa vai ser responsável pela produção e publicação do conteúdo.
Se só você é o responsável pelo seu conteúdo online, basta pensar na sua rotina e como você pode encaixar a produção e postagem de conteúdos na sua agenda.
Onde postar: onde o seu conteúdo terá uma melhor aceitação e performance online? Fotos de uma linha de biquínis combinam com o Instagram, enquanto uma promoção pode ser divulgada no Facebook.
Quem vai fazer: Anotar quem vai fazer cada coisa, garante que as tarefas serão realizadas.
Propósito: Qual o propósito das suas publicações? Com que finalidade você produz os conteúdos? Para estreitar laços com os clientes, para ter notoriedade, para informar o seu público…? Tenha os objetivos de cada publicação bem definidos.
2. Objetivos Online
O seu planejamento vai depender dos seus objetivos online. Saber o que você quer alcançar e traçar metas vai ajudar a definir prioridades.
Exemplos de objetivos:
- Aumentar os visitantes do site utilizando ferramentas de ranqueamento como Google Ads e SEO;
- Converter visitantes em clientes pagantes;
- Criar um site
- Criar páginas nas redes sociais para compartilhar promoções e criar uma relação mais próxima com os clientes
3. Crie sua presença online
Existem diversas formas de criar a sua presença online. Você pode criar um website, um blog, páginas nas redes sociais, aplicativos ou diretórios locais (diretórios locais são resultados de pesquisa do Google onde aparecem informações sobre a sua empresa com endereço).
Utilize e-mails para se comunicar diretamente com o seu público. E-mails são poderosos meios de comunicação, uma vez que as chances de uma pessoa ler uma mensagem no e-mail é 5 vezes maior que ler em outros meios de comunicação.
Clique aqui para saber como reter clientes utilizando newsletters.
Onde você vai criar a sua presença online, depende dos seus objetivos e de qual plataforma melhor vai atendê-los.
Uma dica para descobrir o melhor lugar para estar online, é escolher o que você quer que o usuário faça nas suas redes. Você quer que eles possam comprar algo, entrar em contato com você, ter acesso a fotos e artigos?
4. Divulgação
Agora que você já tem os objetivos traçados, um planejamento prontinho para seguir e a sua presença online pronta, está na hora de divulgar para o mundo!
Não basta só criar um site. As pessoas precisam conseguir encontrá-lo. Você pode anunciar sua presença online das seguintes formas:
- SEO – (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usado para ranquear melhor o seu site nos motores de busca.
- SEM – (Search Engine Marketing) é o marketing do motor de pesquisa. Ele permite comprar espaço publicitário nos resultados de pesquisa. Os usuários que buscarem a palavra-chave específica, vão receber os anúncios pagos pelas empresas que querem ranquear melhor nos resultados de pesquisa.
- Anúncio de visualização – Esse tipo de anúncio pode ser usado em qualquer espaço da internet, e podem ser vídeos ou fotos de propaganda. Você pode escolher quais pessoas vão ver e quais sites vão exibir o seu anúncio.
- E-mail marketing – Também chamado de newsletter, é usado para divulgar informações sobre a sua empresa, bem como compartilhar conteúdos exclusivos com o objetivo de aproximar o cliente e direcioná-lo para outros links da sua empresa.
- Redes sociais – As redes sociais são ótimos meios de divulgação, uma vez que possuem acesso a dados dos usuários que servem para otimizar seu anúncio. Anunciar nas redes sociais gera muitos resultados, pois os usuários podem comprar através da loja virtual da própria rede social (como Instagram, Facebook e TikTok) ou clicar no seu site rapidamente.
5. Analise suas métricas e resultados
Uma vez que você divulgou a sua presença online, é hora de monitorar os resultados da campanha e o desempenho do seu trabalho.
Quantas pessoas que viram o seu anúncio realmente clicaram nele? Quantos compraram no seu site porque viram o anúncio? Quem foram as pessoas que viram? Quais os dados das suas redes sociais?
Acompanhe seus resultados para analisar a eficácia do seu planejamento e identificar os principais pontos que precisam de mais atenção e onde você está acertando.
Tenha expectativas realistas e esteja pronto para se adaptar a mudanças na tecnologia.
Uma ferramenta que avalia os seus resultados é o Google Analytics. Ele é quem vai te dizer com exatidão quais campanhas de marketing estão funcionando, quais não estão, de onde vêm os visitantes do seu site e o que eles fazem ao entrar na sua página.
6. Evite se comunicar de forma agressiva nas redes sociais
Lembre-se que as redes sociais são feitas para socializar e interagir. É onde as pessoas compartilham seu dia a dia, seus gostos e hobbies. A comunicação nesse ambiente deve ser gentil e receptiva.
Você só tem a ganhar adotando uma comunicação compatível com o seu público-alvo. É assim que os clientes vão se identificar com a sua marca.
A comunicação pode ser um diferencial da sua marca (mesmo que a sua marca seja você mesmo, pessoa física. Influenciadores e pessoas públicas trabalham constantemente a sua imagem e relação com o público).
Não tente vender incessantemente nas redes sociais. Saiba equilibrar anúncios, promoções e conteúdos diferentes.
Eduque sua audiência, traga novidades, curiosidades e informações relevantes. Promova uma experiência positiva aos visitantes para que eles queiram estar nas suas redes sociais.
Saiba quando quebrar o gelo, falar de forma leve e descontraída e ainda assim agregar conteúdos de qualidade.
7. Responda os comentários
Tenha um planejamento para responder os comentários. Ninguém quer ser ignorado, muito menos quando se tem uma dúvida sobre um produto ou serviço. Respondendo o comentário de um usuário, você pode estar respondendo a dúvida de vários outros que vão ler o que está postado ali.
Aproveite os comentários para aumentar os resultados dos seus insights. Se você responder cada comentário, o número de comentários na sua publicação vai aumentar e o seu post terá uma performance melhor.
E um post com muitos comentários também serve de prova social para outros visitantes acharem a sua página relevante, já que muitas pessoas interagiram com o seu conteúdo.
8. Utilize ferramentas de gerenciamento
Explore plataformas de gerenciamento de redes sociais, como:
- Trello
- Buffer
- Everypost
- Asana
Essas plataformas permitem que você crie quadros de tarefas, planilhas, organize prazos, determine o status da tarefa (se está em andamento, foi concluída, está aprovada, etc) e diversas outras funções para organizar o seu planejamento.
Conclusão
Um bom planejamento envolve organização, objetivos e uma performance de qualidade. Seja autêntico e não tenha medo de ousar. Esteja sempre atento às mudanças nas plataformas para se manter atualizado, além de usar as atualizações para o seu benefício.
Fique sempre atento aos dados e resultados, e não deixe de definir metas para medir o seu sucesso!
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