Responsabilidade social empresarial: Como sua empresa pode contribuir, quais são as vantagens?
Hoje em dia, As grandes e mais reconhecidas empresas do mercado apresentam um ponto em comum: responsabilidade social empresarial.
As empresas estão ocupando um espaço que vai muito além da geração de riquezas e empregos, onde estas atitudes estão diretamente ligado às estratégias de aproximação com um público cada vez mais consciente e engajado.
Mais do que nunca, esperamos que as companhias usem sua influência política e social para transformar realidades por meio de ações de Responsabilidade Social Empresarial.
Mais do que uma questão mercadológica, a preocupação com o bem-estar social e o meio ambiente por parte de qualquer empresa é uma questão de humanidade.
Os consumidores, por sua vez, seguem se tornando cada vez mais exigentes. Em abril de 2019, a empresa global de informação Nielsen publicou uma matéria que abordava o perfil de consumo da geração Z.
São consumidores que realizam atividades voltadas para a sustentabilidade em seu dia a dia e, principalmente, que esperam que seus fornecedores também mostrem sua preocupação com o futuro.
Quer saber mais? Neste artigo, trouxemos tudo que você precisa saber sobre a responsabilidade social empresarial e como ela pode afetar o seu negócio. Confira!
O que é Responsabilidade Social Empresarial?
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem relação com o compromisso das empresas com a sociedade, onde nada mais é do que um conjunto de ações e iniciativas tomadas pelas empresas buscando, de maneira completamente voluntária, contribuir com questões de ética, meio ambiente e a sociedade.
Para que a Responsabilidade Social Empresarial seja incorporada ao DNA da empresa, é preciso que sua implantação seja acompanhada de uma mudança profunda e real de cultura e comportamento.
Essas iniciativas devem integrar os aspectos citados com as partes envolvidas, como colaboradores, fornecedores, o governo e os cidadãos.
Quando essa mudança acontece, a Responsabilidade Social Empresarial ganha uma importância fundamental para as empresas e a sociedade.
Diferentemente das políticas de doação e contribuição financeira com entidades de caridade e assistência social, a responsabilidade social empresarial vai muito além de ações filantrópicas.
Ela trata de uma relação ética em todas suas ações, práticas, políticas, valores e até mesmo na forma como uma empresa se comunica.
Qual a importância?
Sem dúvidas, empresas que atuam com Responsabilidade Social contribuem para a construção de um mundo melhor. E isso traz impactos positivos para a própria empresa também
Contudo, O tema da responsabilidade social empresarial é visto por muitas empresas como um entrave. Afinal de contas, em momentos de grande concorrência e possíveis cenários de crise, o investimento com o compromisso social pode parecer um verdadeiro fardo.
Esse pensamento é completamente compreensível, uma vez que as práticas socialmente responsáveis demandam certos gastos que, sem uma gestão estratégica, podem parecer desnecessários.
Nos últimos tempos, a percepção das pessoas com relação às marcas e às empresas mudou consideravelmente. Se há alguns anos os objetivos de marketing eram focados apenas no aumento dos lucros e das vendas, hoje é necessário pensar além.
Essa nova percepção do público trouxe a necessidade de que uma preocupação social se sobreponha às aspirações puramente financeiras.
Para as empresas as ações de Responsabilidade Social Empresarial, devem se tornar mais sólidas e capazes de enfrentar crises sociais e econômicas. Além disso, todas as ações desenhadas de forma ética e responsável impactam diretamente em aspectos como:
-
Construção de um ambiente de cooperatividade nos negócios;
-
Geração de maior valor agregado e reconhecimento do negócio;
-
Possibilidade de investir em inovação e desenvolvimento sustentável;
-
Tomada de decisões pautadas no benefício mútuo, e não exclusivo;
-
Criação do senso de pertencimento dos colaboradores e stakeholders;
-
Atendimento às necessidades da população ao redor da empresa;
-
Estímulo à movimentação da economia local;
-
Elevação da reputação da empresa diante da sociedade.
Investir no lado social é, hoje, uma maneira de investir no próprio crescimento do público consumidor da empresa.
De forma resumida, podemos dizer que investir em Responsabilidade Social possibilita resultados melhores no longo prazo, o que garante a sustentabilidade do negócio no futuro.
Os três pilares da Responsabilidade Social
Meio ambiente, Economia e Sociedade formam o que chamamos de três pilares da Responsabilidade Social. Eles são os guias para uma gestão sustentável.
1. Meio Ambiente
Empresas preocupadas com o meio ambiente devem pensar formas de aproveitar seus recursos, reduzir a emissão de poluentes e incentivar ações como reciclagem e destinação consciente de resíduos.
2. Economia
No aspecto econômico, as organizações refletem sobre a importância de gerir recursos financeiros de forma responsável, evitando desperdícios, fazendo investimentos conscientes e prestando contas de forma transparente.
3. Sociedade
A empresa preocupada com a sociedade deve incentivar boas práticas e zelar pelas condições de trabalho de seus colaboradores.
Além disso, deve incluir em seu plano ações que impactem também na sociedade ao redor da empresa. Tais ações podem ser projetos sociais, ações comunitárias, criação de cooperativas, entre outros.
Vantagens
Empresas que apresentam um verdadeiro senso de responsabilidade social empresarial colhem seus frutos ao longo de todo o processo, além de ganharem o prestígio da população e do mercado.
A seguir, citamos as 7 principais vantagens de ser uma empresa socialmente responsável.
1. Imagem positiva
Uma empresa é, no mercado, a maneira como o público a enxerga. Apresentar uma postura de responsabilidade social faz com que essa imagem se torne extremamente positiva, afinal de contas isso é demonstrar uma preocupação com a sociedade na qual este negócio se insere.
2. Fidelização
Neste cenário de constante avaliação das ações tomadas pelas empresas, por parte dos consumidores, aquelas que demonstram estar socialmente alinhadas às boas políticas acabam por fidelizar esses clientes que valorizam a responsabilidade social. E não há nada que qualquer empresa queira mais do que clientes fidelizados.
3. Contribuição social positiva
Ser uma empresa que apresenta posturas socialmente responsáveis é ser uma empresa que contribui verdadeiramente para a sociedade em que está inserida. Não custa nada lembrar que todos estamos no mesmo planeta e é dever de cada um agir para tornar o mundo um lugar melhor.
4. Retenção dos melhores funcionários
Ser um negócio socialmente responsável significa priorizar os direitos dos cidadãos, a qualidade de vida da população e o bem-estar de todos, assim como de seus funcionários, auxiliando enormemente na manutenção de um moral alto e na motivação da equipe. E uma equipe motivada rende muito mais.
5. Aumento da produtividade
Colaboradores que valorizam as ações da empresa onde trabalham e se sentem motivados só podem significar uma coisa: aumento da produtividade.
6. Diferencial competitivo
Em um mundo no qual todos os detalhes se tornam armas na guerra competitiva, apresentar uma postura socialmente responsável faz toda a diferença perante um público engajado e antenado. E isso é ter inteligência competitiva.
7. Atração de bons parceiros
Nenhuma empresa funciona bem se não puder contar com bons parceiros e fornecedores. Deixar público suas ações de responsabilidade social empresarial faz com que aqueles parceiros que têm um pensamento alinhado com sua empresa e que queiram colaborar com a causa social em questão se aproximem ainda mais.
Práticas de responsabilidade ambiental
As faces social e ambiental andam juntas e contribuem uma com a outra. Por isso, nada mais justo que iniciar citando algumas ações de cunho ambientalista que podem ser tomadas:
-
eliminação de copos descartáveis;
-
redução de impressões em papel;
-
reutilização de rascunho em blocos de anotação;
-
consumo consciente de água e energia;
-
uso de lâmpadas mais econômicas;
-
separação de lixo reciclável.
Práticas para a Sociedade
- Recreação para a comunidade
Práticas de recreação são uma ótima maneira de fazer sua empresa se engajar nas ações de responsabilidade social, levando benefícios para a comunidade na qual a mesma se insere e cativando a população mais próxima.
Isso pode ser feito por meio do aproveitamento de datas especiais, ao longo dos anos, para a realização de eventos e campanhas em parceria com outras empresas ou mesmo de maneira independente.
- Incentivo à leitura
No ambiente interno da empresa, podemos citar o incentivo às práticas culturais, como a criação de uma biblioteca própria com um espaço exclusivo voltado para os funcionários. Dependendo do porte da empresa, isso pode ser feito até mesmo externamente, com o apoio a bibliotecas públicas, por exemplo.
- Suporte a casas de apoio
Promover visitas para as crianças e idosos que vivem em casas de apoio e que enfrentam o abandono e a falta de amor e carinho pode fazer uma enorme diferença para elas. Fazer o bem para essas pessoas é mais do que agir estrategicamente dentro da empresa, é demonstrar um lado humano extremamente necessário nos dias de hoje.
A aplicação das ações de responsabilidade social empresarial devem ser muito bem planejadas. Primeiramente, é fundamental entender a importância dela e quais os deveres e os benefícios que virão com a inclusão da mesma na rotina da empresa.
Assim, antes de esperar que qualquer órgão público venha demandar ações de responsabilidade social, é preciso se estruturar para aplicar esse conceito de maneira real e sustentável dentro da empresa. Por isso, alinhar essa postura socialmente responsável na visão, missão e valores do seu negócio é o primeiro passo para planejar essas ações.
Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br
Whatsapp: Ana Paula Mota
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)
Responsabilidade social empresarial Responsabilidade social empresarial Responsabilidade social empresarial Responsabilidade social empresarial