Entenda mais sobre Rich Media anúncio e veja a importância e as vantagens de implementar na sua empresa
Rich media é um termo da publicidade digital que define um anúncio composto por diversos recursos avançados, que podem ser pensados de diferentes maneiras, como vídeos, imagens, jogos, o importante é a interação.
Hoje em dia, com tantas opções de publicidade disponíveis, sobretudo na internet, é difícil eleger a mais adequada. Os anúncios rich media, por exemplo, vêm ganhando protagonismo e credibilidade nesse cenário.
Se você já navegou pela internet e encontrou um anúncio que além de clicável permitia que você interagisse com o seu conteúdo já sabe do que estamos falando.
Esse tipo de anúncio foi criado justamente com o foco de atrair a atenção do usuário e deixá-lo com gostinho de quero mais.
Ao oferecer essa experiência única, seu público fica mais engajado com o produto que você está anunciando, e você adquire uma nova oportunidade de conversão.
O grande objetivo ao utilizar um formato como esse é incentivar os usuários a interagirem e se engajarem com o conteúdo.
Além disso, as possibilidades de medição trazem insights interessantes sobre o seu público.
Dito isso, veremos mais afundo sobre os anúncios rich media. Confira!
O que é rich media?
Também conhecido como mídia interativa, Rich Media é um formato de anúncio digital em que são incorporados novos recursos a conteúdos de texto, imagem e audiovisual.
Nele, o envolvimento do usuário pode acontecer não só pelos tradicionais cliques e visualizações, mas por outras ações que também são mensuráveis.
Seria o caso, por exemplo, de um anúncio interativo em que a pessoa consegue jogar instantaneamente, bastando apenas clicar no conteúdo.
Com o foco na interação do usuário, eles permitem que o usuário tenha acesso a mais informações, do que em um anúncio convencional, e que ainda sinta vontade de interagir com o seu conteúdo.
Embora não sejam muitas, as estatísticas sobre rich media apontam para um futuro dos mais promissores.
Uma delas, do site Statista, indica uma curva de crescimento acentuada, culminando com investimentos em 2019 da ordem de US$ 12,9 bilhões só nesse tipo de anúncio nos Estados Unidos.
Há, ainda, um relatório publicado pela Y Digital Media que mostra a performance superior do formato em relação aos tradicionais.
Enquanto a taxa de cliques (CTR) em rich media é de 0,44%, nos banners em vídeo, ela é de 0,39%, alcançando apenas 0,14% nos banners convencionais.
Qual a importância?
Uma das características que acho mais bacanas no rich media é que ele é todo pautado na experiência do usuário.
A tecnologia passa por modificações e atualizações, bem como o Marketing e a Publicidade, por isso existe a necessidade criar novas possibilidades para atrair a atenção do público, além de melhorar a experiência do usuário.
Os anúncios de Rich Media conseguem fazer com que o público se envolva ainda mais com o produto, inserindo o usuário dentro de determinado contexto.
Logo ele permite que o usuário explore e adquira mais conhecimento sobre um produto, através de seus vários recursos interativos, sem precisar visitar um site ou abandonar o que ele estava fazendo, por exemplo.
Por isso, esse formato é fundamental para gerar não apenas oportunidades de negócio, mas, principalmente, para chegar ao nível máximo do marketing: o encantamento.
Práticas de rich media
O que não falta são alternativas para aproveitar todos os incríveis recursos que a mídia interativa oferece.
Por isso, com a experiência que adquiri nesse tipo de anúncio, destacamos 3 práticas altamente indicadas para começar bem.
1. Invista bastante em vídeos
Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, 73% dos brasileiros têm o costume de compartilhar vídeos e conteúdos audiovisuais de terceiros em suas redes sociais.
Como a maior parte dos formatos em rich media é baseado em vídeos ou, pelo menos, inclui esse tipo de conteúdo, seria um erro deixar de aproveitá-los em uma estratégia.
2. Pense em interatividade e diversão
Conteúdos em mídia interativa devem ser pensados não só como meio de atrair e converter, mas, sobretudo, como forma de entreter.
As possibilidades são incontáveis e vão depender de uma boa dose de criatividade e de um trabalho competente junto a um desenvolvedor ou um game developer.
3. Seja inovador sem ser invasivo
Como você viu, os anúncios em rich media se baseiam 100% na experiência do usuário.
Então, ao elaborar suas campanhas, tenha sempre em primeiro lugar a criatividade, respeitando ainda a liberdade do usuário em decidir se quer ou não visualizar seus anúncios.
Motivos para investir em rich media
Diversas empresas acham algo muito válido investir um pouco mais em rich media, porque, no fim das contas, a diferença financeira nem é tanta assim.
Então, por um custo não tão elevado em comparação com as mídias tradicionais, você aproveita as vantagens que só esse formato pode proporcionar.
Destacamos 4 delas a seguir!
1. O formato rich media é personalizado
Uma das maravilhas do marketing digital é que ele permite alcançar as pessoas certas a um custo menor.
Na mídia interativa, esse potencial é multiplicado, já que suas métricas extremamente detalhadas possibilitam uma segmentação ainda mais precisa.
2. Você pode monitorar os anúncios com precisão
Com rich media, você tem métricas bem mais fiéis e que permitem medir seus resultados com uma precisão muito maior.
3. O rich media não precisa (nem deve!) ser invasivo
Para um consumidor, não tem nada pior do que um anúncio que toma a tela do celular, ou computador do nada.
Esse problema acaba com a mídia interativa, pois o usuário só visualiza a publicidade quando quiser e da forma que achar melhor.
4. Tenha vários formatos em um só
A rich media permite que você explore, em uma só campanha, vários formatos de mídia paga simultaneamente.
Sua empresa não precisa ser uma multinacional gigantesca para fazer campanhas em rich media que atraem e convertem.
Com um pouco de treinamento e a ferramenta certa, é possível criar campanhas atrativas e, o que é melhor, totalmente alinhadas aos bons princípios de usabilidade.
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