Riscos empresariais: saiba quais são os 7 principais

Conheça quais são os riscos empresariais e como evitá-los

Ao abrir uma empresa, uma das primeiras preocupações são os riscos empresariais.

Quando acidentes ou erros ocorrem dentro da empresa, uma série de complicações e perdas podem acontecer, como uma perda financeira, a queda da produtividade, entre outros.

Contudo, sabe-se que a maioria das falhas podem ser evitadas se a gestão da empresa funcionar corretamente.

Qual é a importância da gestão de riscos?

Riscos empresariais
 

Riscos empresariais são ocorrências, internas e externas que podem causar incertezas na gestão de uma empresa, podendo provocar prejuízos significativos.

Para que essas ameaças não ocorram é preciso saber lidar com diversos casos, e é aí que a gestão de riscos entra.

Gestão de riscos nada mais é do que um conjunto de táticas preventivas que tem como objetivo a correção de erros que acarretam o mal funcionamento da empresa

Esse gerenciamento, além de prevenir erros, também pode implantar mudanças que resolvam diversos casos. Como por exemplo, inserir novas estratégias de planejamento, criar mudanças no ambiente de trabalho, para que este seja mais otimizado, entre outros.

Então, pra que o controle empresarial ocorra de maneira eficiente é importante saber quais são os riscos e como evitá-los.

Por isso, separamos 7 Riscos Empresariais que você precisa conhecer

Riscos Empresariais

riscos empresariais
 

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) utiliza uma categorização dos riscos, que leva em consideração a origem (interna ou externa à organização) e a natureza dos eventos.

1. Riscos fiscais

Riscos Fiscais estão ligados às obrigações legais, referentes às declarações e impostos.

Não emitir nota fiscal, errar a entrega do prazo ou os dados de declaração do imposto de renda, tudo isso é um erro fiscal e pode ser levado a uma acusação de sonegação de imposto.

2. Riscos financeiros

Os riscos financeiros são aqueles que comprometem o capital de giro e o patrimônio do negócio. Para qualquer empresa, ter uma gestão financeira é extremamente importante, pois conforme o crescimento do negócio os custos e gastos mudam cada vez mais.

O monitoramento do faturamento e dos gastos é fundamental, por isso é de extrema valia ter uma equipe para gerenciar, ou até mesmo um controle de gestão digital.

3. Riscos operacionais

Esses riscos são aqueles que acontecem por conta de falhas em processos internos, externos, de sistema e de pessoas que juntos formam uma organização.

Podem gerar retrabalho, atrapalhar metas e cronogramas, comprometendo a satisfação dos clientes.

Formas de evitar esse tipo de risco:

  • Mapear processos e identificar pontos mais frágeis;

  • Avaliar: Infraestrutura, equipe, TI, atividades de rotina, conflitos, corrupção;

  • Padronizar e integrar processos operacionais;

  • Criar softwares de gestão.

riscos empresariais

4. Riscos estratégicos

Os riscos estratégicos são os que mais impactam na gestão de uma empresa, já que esse risco lida com a organização do negócio.

Se um erro acontece pode prejudicar a sustentabilidade do empreendimento, causando até a quebra.

Por isso é muito importante a elaboração de um plano organizacional que leve em consideração esses principais fatores:

  • O cenário político do país;

  • O panorama macroeconômico;

  • As evoluções tecnológicas;

  • As mudanças nas regulações;

  • As tendências do momento;

  • Mudanças na lei.

 

5. Riscos cibernéticos

Com os avanços tecnológicos os riscos cibernéticos acabaram se tornando bem comuns, principalmente em empresas que lidam diariamente com tecnologia.

É de extrema importância que todas as empresas tenham sistema de proteção, como antivírus e firewalls.

Uma situação recorrente que ocorre pela falta de proteção é o roubo de informações e pagamento de clientes que dá-se eletronicamente.

Outra opção boa para a proteção é a contratação de seguradoras para meios cibernéticos

Mais uma opção para proteção, nesses casos, é contratar seguradoras, que possuem especialistas em TI, para os meios cibernéticos.

6. Riscos no ambiente de trabalho

Norma Regulamentadora 9, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) relaciona-se diretamente ao Programa de Prevenção de Riscos ambientais (PPRA). Visto que a NR-09 estabelece a obrigatoriedade do PPRA às empresas que exercem atividades consideradas de risco à saúde do trabalhador.

Assim, as empresas precisam se cuidar sobres os seguintes riscos:

  • Físicos (como ruídos e temperaturas extremas);

  • Químicos (como substâncias tóxicas);

  • Biológicos (como vírus, bactérias e protozoários);

  • Ergonômicos (como repetitividade de atividades e postura inadequada);

  • Acidentes (como explosões, incêndios e quedas).

Com isso, existem práticas que podem prevenir esses casos, são elas:

  • Fazer a limpeza do local de trabalho;

  • Oferecer e fiscalizar o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual);

  • Fazer a manutenção constante das máquinas;

  • Promover treinamentos regulares de segurança;

  • Conscientizar os colaboradores quanto às ameaças ambientais, ter kit de primeiros socorros, se preparar para possíveis incêndios;

  • Orientar quanto à prevenção de lesões por repetição, dar intervalos etc.Riscos empresariais

7. Riscos de conformidade

A conformidade se associa relaciona ao cumprimento devido da legislação e dos regulamentos aplicáveis ao negócio.

O não cumprimento das regulamentações e normas impostas à empresa pode resultar na perda de oportunidades de negócio, em sanções governamentais e em um abalo considerável na relação direta com os clientes

São exemplos de riscos relacionados à conformidade:

  • A perda de documentação;

  • A insolvência;

  • As práticas ilegais;

  • A falta de representatividade de um negociador em específico.

Como minimizar ou acabar com esses riscos empresariais?

riscos empresariais
 

É importante em primeiro lugar saber quais são as áreas que devem receber maior atenção, sendo essencial a conscientização dos colaboradores para cada tipo de risco.

Deu para perceber que existe um padrão para que aconteça os erros, e o principal fator é a falta de organização e planejamento, em todas as áreas de risco é necessário que tenha essas duas práticas realizadas de forma correta.

Contudo, pode ser difícil categorizar as ameaças, principalmente quando não há uma gestão de riscos eficiente em seu negócio. Sem o gerenciamento adequado, até falhas menores podem comprometer a rentabilidade e a reputação da empresa.

E para isso, existem ferramentas e softwares de gestão que facilitam a personalização e a aplicação das mudanças necessárias na empresa

Para se livrar desse impasse, é imprescindível ter um planejamento detalhado, a fim de definir os procedimentos do negócio para arcar com essas responsabilidades e estruturar os pontos perigosos.

A administração de um negócio é complexa e envolve diversas variáveis que vão muito além dos assuntos financeiros. Nesse sentido, é fundamental conhecer os principais tipos de riscos empresariais e as melhores maneiras de evitá-los.

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