Dia 24 de março começou a Semana Internacional de Conscientização da Tireoide, que foi criada em 2008 pela Federação Internacional de Tireoide com o propósito de conscientizar a população sobre as doenças da tireoide, suas causas, sintomas e tratamentos.
A tireoide ou tiroide, é uma glândula em formato de borboleta que fica localizada na parte interior do pescoço, responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Esses hormônios regulam funções muito importantes do organismo, como o batimento cardíaco, movimentos intestinais, respiração celular, a capacidade de concentração do cérebro e regula os ciclos menstruais.
As doenças da tireoide são causadas pelas alterações destes hormônios no organismo, seja pela falta (hipotireoidismo) ou o excesso (hipertireoidismo) e alteram todo o funcionamento do metabolismo.
A SICT (Semana Internacional de Conscientização de Tireoide) foi criada quando notou-se os efeitos da desinformação acerca dos problemas que a falta de diagnóstico pode gerar nos pacientes. Principalmente em mulheres e gestantes.
Por que é importante se informar sobre os distúrbios da tiroide?
1,6 bilhões de pessoas no mundo podem ter algum distúrbio da tiroide, sendo que 1 a cada 8 mulheres desenvolverá o problema ao longo da vida.
É uma doença que acomete grande parte da população, mas pouco se fala sobre seus efeitos e sua seriedade. Uma pesquisa realizada pelo Instituto YouGov, feita com 7 mil entrevistados de seis países em 2020, relatou que menos da metade (48%) sabe da importância de verificar a saúde da tireoide em mulheres durante a gestação.
No Brasil, 15% da população acima de 45 anos sofre com a disfunção da tireoide, mas a sua incidência é maior em mulheres adultas, aumentando 15%².
É importante se informar para estar atento aos sintomas e não ignorar os sinais da doença. O diagnóstico tardio atrapalha o tratamento, podendo agravar o quadro do paciente.
Doenças da Tireoide
Muitas doenças são causadas pela disfunção hormonal da tiróide. Veja abaixo quais são elas e fique atento aos sintomas. Faça exames de rotina e converse com o seu médico se sentir algum dos sintomas.
Hipotireoidismo
Quando a glândula não produz a quantidade suficiente de hormônios, a disfunção é chamada de hipotireodismo. Esse tipo de disfunção é mais comum em mulheres idosas e afeta o metabolismo, principalmente a temperatura corporal e a frequência cardíaca.
Principais sintomas
- Fadiga
- Alterações na temperatura corporal
- Constipação
- Pele seca
- Ganho de peso inexplicável
- Sensibilidade ao frio
- Irritabilidade
- Queda de cabelo
- Dores e rigidez musculares
- Depressão
- Perda de memória
Nesse caso, a glândula tireoide tem um tamanho reduzido e o diagnóstico geralmente é feito por meio de um exame de sangue que vai identificar os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e dos hormônios que a tireoide produz (T4L e T3L).
Pode ser diagnosticada em bebês, apesar de ser raro. O teste do pezinho é o exame que indica as alterações hormonais do bebê.
Tratamento: reposição do hormônio tiroxina e na maioria dos casos deve ser tomado pelo resto da vida. É possível viver normalmente com a doença, apenas fazendo reposição hormonal.
Hipertireoidismo
Nesse caso, a glândula tireoide produz o hormônio tiroxina em excesso. A causa normalmente está relacionada à ingestão de iodo em excesso. O surgimento de nódulos na glândula e o metabolismo acelerado também são causas da doença.
O iodo está presente em muitos medicamentos e até mesmo no sal refinado. Por isso é recomendado que pessoas com hipertireoidismo reduzam o consumo de alimentos refinados como pães, massas e alimentos gordurosos.
Principais sintomas
- Perda inexplicável de peso
- Sudorese
- Irritabilidade
- Fome excessiva
- Ritmo anormal do coração
- Insônia
- Olhos inchados
- Fraqueza muscular
- Diarreia
- Menstruação curta ou irregular
O diagnóstico é feio por meio de exames de sangue e o tratamento inclui o uso de medicamentos, iodo radioativo e, dependendo do caso e da causa, cirurgia.
Doença de Graves
Esta é uma doença autoimune que ataca a glândula tireoide, provocando o hipotireoidismo. Além dos sintomas comuns do hipotireoidismo, ocorre a irritação dos olhos e da pálpebra. O diagnóstico é feito do mesmo jeito, por meio do exame de sangue.
Em alguns casos, o exame de captação do iodo radioativo pode ser solicitado. Esse exame serve para identificar quando iodo é absorvido pela tireoide.
Bócio
O bócio é o aumento da glândula tireoide, causado pelo excesso de iodo presente no sangue e inflamações. Os sintomas mais comuns são dor de garganta, dificuldade para respirar, inchaço e tosse. O tratamento é feito com uso de medicamentos ou cirurgia para casos mais graves.
Tireoidites
As tireoidites são inflamações na glândula tireoide, que podem ocorrer por vários motivos. Provoca a diminuição dos hormônios, causando o hipertireoidismo. Os sintomas variam de acordo com os níveis de inflamação, mas no geral são:
- Ganho de peso;
- Disfunção sexual;
- Cabelo ressecado;
- Pele seca;
- Sensibilidade ao frio;
- Fraqueza muscular.
O tratamento baseia-se na terapia com iodo radioativo e medicamentos antitireoidianos e hormônio.
Câncer de Tireoide
O câncer na tireoide é causado por fatores genéticos e ambientais e pode apresentar um caroço na glândula. Muitos pacientes não apresentam sintomas, mas geralmente apresentam inchaço nos gânglios linfáticos ou nódulos na tireoide.
O tratamento inclui o uso de iodo radioativo, cirurgia, terapia hormonal, radioterapia e em alguns casos, quimioterapia.
Prevenção
Ter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de prevenir as disfunções da tireoide. Alimentos como peixes, cereais integrais, ovos e frutos secos são ricos em zinco, selênio, cobre, iodo e fibras; essenciais para a o bom funcionamento da glândula tireoide e produção de hormônios.
Outra forma de prevenção, é evitar o uso de plásticos que contenham bisfenois. O bisfenol mais conhecido é o bisfenol A, também chamado de BPA. O BPA é um composto inorgânico que tem propriedades que se assemelham a alguns hormônios, e são usados na fabricação do plástico e polímeros.
O Canadá, Estados Unidos e países da União Europeia, classificaram o BPA como uma substância tóxico e proibiram o seu uso na produção de mamadeiras de bebês. Mas ainda é utilizado na produção de canos de água e latas e garrafas de bebidas.
Para evitar o contato com este material, indicamos que evite levar materiais de plástico ao micro-ondas e evitar o consumo de produtos enlatados.
A importância dos exames de rotina
Os exames de rotina são essenciais para detectar não só as doenças da tireoide, mas qualquer outro problema de saúde cujos sintomas são silenciosos.
Se você apresenta sintomas das disfunções da tireoide, consulte o endocrinologista e não deixe de fazer os exames de rotina, como o exame de sangue.
Convênio Médico com a Help Technology
Quer ter acesso aos melhores hospitais, clínicas e laboratórios com descontos imperdíveis? A Help Technology te ajuda!
Oferecemos os melhores planos de saúde do mercado com redução de custo de até 30% e o melhor: você não precisa trocar de plano! Nós fazemos uma análise das melhores ofertas e buscamos entregar uma proposta mais em conta para o seu bolso para que você tenha saúde de qualidade com preços de qualidade!
Temos convênios: médico, odontológico, familiar, individual e empresarial.
Conheça nossos planos:
Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação!
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)