Aprenda a fazer um site de sucesso com dicas práticas que você pode aplicar ainda hoje e transformar os seus resultados!
Os websites são o espaço virtual do seu negócio. É por meio deles que você pode divulgar o seu trabalho. Seja por meio de artigos, notícias, conteúdos, blogs, portfólio ou uma loja virtual (os famosos e-commerces).
Você pode criar uma presença online sem necessariamente ter um website. Se o seu objetivo for criar um blog, plataformas como o Tumblr oferecem recursos avançados como editor de texto e html.
No entanto, somente com um site próprio você tem total liberdade para explorar funções, opções de personalização e design.
Neste artigo, você vai aprender de forma prática como elevar o seu site e deixá-lo mais profissional. A dica 8 está imperdível!
1. Domínio
Um dos primeiros passos ao criar um site, é escolher um domínio. O domínio é o nome do endereço do seu site. O domínio do site da Help Technology é https://helptechnology.com.br/.
Mas engana-se quem acha que escolher um domínio é uma tarefa fácil. O nome precisa ser curto, relevante e conciso, além de identificar do que se trata o seu site.
Antes de definir um domínio, primeiro você precisa verificar se o nome está disponível (se já está em uso em outros endereços online).
Para isso, basta pesquisar entidades de registro de domínios e clicar no resultado. Se o nome estiver em uso, irão te recomendar nomes parecidos que estão disponíveis.
Você pode também pode comprar domínios e utilizar a hospedagem de outros sites, com o Wix ou WordPress. Domínios são vendidos pelo período em que estarão em uso. Você pode pagar pelo uso de um domínio por um ano ou fazer uma espécie de assinatura mensal para utilizá-lo.
2. Página Inicial
A página inicial é a entrada do site, o primeiro lugar que o visitante vai conhecer. Portanto, ela precisa conter as principais informações sobre o seu negócio.
Escolha quais informações quer apresentar na primeira página, sempre visando oferecer uma experiência positiva ao visitante.
Disponha as informações de forma que faça sentido.
O que o visitante poderá fazer?
- encontrar os meios de contato com facilidade;
- encontrar os tipos de produtos e serviços que você oferece;
- informações sobre você ou sua empresa;
- entrar em outras páginas do site.
Se coloque no lugar do visitante e observe quais coisas estão faltando.
3. Objetivos
O seu site precisa satisfazer as necessidades do visitante e as suas. Ao definir os objetivos, pense no que você quer que o visitante faça no seu site e o que ele quer fazer.
Uma pessoa que está em busca de roupas de ginástica quer encontrar um vasto catálogo, com informações de preço, tabela de tamanhos, opções de pagamento, um meio de contato etc.
Uma loja de roupas de ginástica pode querer que este consumidor se cadastre para receber promoções via e-mail, entre em contato, realize compras e entre em outras páginas do site.
Analise o que você quer proporcionar aos visitantes e tenha em mente quais são suas demandas.
4. Facilite a navegação
O seu site faz sentido? É intuitivo? O visitante vai saber se guiar facilmente pelas páginas do seu site?
O esquema do seu site deve ser consistente, seguindo uma identidade visual, com fontes, cores e imagens harmônicas que conversem com o assunto que você aborda.
Algumas funções são comuns e até instintivas, como o logotipo estar presente em todas as páginas do site e direcionar o usuário para a página inicial.
O menu concentra as principais páginas do site. Como o “sobre”, “contato”, “catálogo” etc. Ele precisa estar visível e ser facilmente localizado, já que funciona como um guia para os visitantes.
O menu lateral e a barra de pesquisa devem estar no mesmo lugar em todas as páginas, para que o visitante consiga navegar por todas elas.
Saiba como guiar seus visitantes. Indique quais caminhos ele pode seguir com frases como “ligue agora”, “compre agora” e “cadastre-se”.
5. Imagens
Dedique-se na produção de imagens profissionais. Utilize imagens de alta resolução, mas atente-se ao peso da imagem. Imagens pesadas podem deixar o carregamento de página lento. Nesses casos, procure programas de software que comprimam imagens.
Analise a possibilidade de contratar profissionais de design ou fotógrafos para produzir imagens únicas que te diferenciem da concorrência.
Utilize a mesma imagem de fundo em várias páginas e avalie qual o melhor tamanho de imagem. Imagens que ocupam a tela inteira chamam mais atenção, mas podem atrapalhar o carregamento das páginas ou exigir que o leitor role mais a página.
Você pode utilizar imagens gratuitas fornecidas por sites como o Pexels e Unsplash. Muitos fotógrafos profissionais publicam fotos nessas plataformas sem cobrar nada.
Imagens profissionais passam credibilidade, além de serem fundamentais para um bom ranqueamento nos motores de busca. Use e abuse de materiais visuais de qualidade.
6. Fontes
A fonte faz parte da identidade visual. Certifique-se de que as fontes estão em harmonia com a sua escolha de cores e com a sensação que você quer passar.
Você pode estudar tipografia para saber qual fonte se adequa melhor. Evite usar fontes padrão, pois causam a impressão de amadorismo.
O Google Fonts disponibiliza diversas fontes para uso gratuito. Basta escolher qual você quer, baixar e depois importar para o seu site usando o CSS 3 fontes.
7. Efeitos
Os efeitos potencializam a performance do site e dão um toque de modernidade. Você pode usar efeitos para exibir o conteúdo conforme a rolagem da página (scroll). Ou efeitos ao clicar em um link.
Não existe uma regra ao usar efeitos, mas recomendo que tome cuidado ao aplicar efeitos. Prefira os sutis e não coloque muitos ao mesmo tempo para não sobrecarregar o visitante de informações.
O AOS (Animate on Scrolling) oferece diversos efeitos de surgimento e exibição de conteúdo de acordo com a rolagem.
8. Site responsivo
É essencial que o seu site seja fácil de acessar via dispositivos mobile, como celulares e tablets. A maioria dos usuários fazem pesquisas e entram em sites utilizando o celular.
Alguns sinais de incompatibilidade:
- imagens e textos com tamanhos irregulares;
- dificuldade em encontrar as páginas;
- mau funcionamento da rolagem da página;
- fontes pequenas demais.
Para criar um site compatível, você pode utilizar uma técnica de design adaptável que detecta o tipo de ecrã em uso para adaptar a visibilidade de acordo com o ecrã. Dicas para testar a compatibilidade:
- verifique o funcionamento do deslizar e tocar;
- use ícones conhecidos;
- crie um conteúdo organizado que seja fácil de ser encontrado por dispositivos que utilizam ecrãs menores.
O Google Moblie Friendly é a plataforma do Google que mostra como está a performance em dispositivos mobile.
Conclusão
Esperamos que com essas dicas, você possa elevar o seu site a um nível profissional que se destaque e gere resultados. Tenha em mente os objetivos, a identidade visual e o desempenho do seu site e busque sempre atualizá-lo. Se você não tem uma vasta experiência ou habilidade, não tem problema! A Help te ajuda.
A Help cria o site do zero e desenvolve a melhor estratégia de posicionamento e autoridade online de acordo com o seu negócio!
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