Tecnologia na gestão
Não é novidade que a tecnologia nas empresas se tornou imprescindível para superar os desafios do mercado moderno e para prosperar diante de um grau cada vez mais elevado de competitividade.
Nos últimos anos, o uso de e-commerces, aplicativos, carteiras eletrônicas, redes sociais e sites cresceu exponencialmente entre os consumidores.
Para acompanhar essa tendência, as empresas tiveram que alinhar-se ao nível de interatividade, agilidade e inovação exigido pelo público.
A partir disso, algumas estratégias se tornaram centrais para as organizações, como as referentes a:
• Comércio eletrônico;
• Relacionamento digital,
• Promoções e programas de relacionamento online
Dessa maneira, os setores de TI passaram a ocupar um papel de protagonismo, deixando de oferecer um suporte pontual para sistemas e infraestruturas tecnológicas para promover inovações realmente alinhadas às estratégias e metas dos negócios.
Na era digital, as empresas precisam valorizar as experiências dos clientes, por meio de plataformas mais abrangentes, interfaces intuitivas e contatos multicanais mais imediatos
O futuro será ainda mais digital.
Por mais que as tendências descritas acima já tenham transformado profundamente o mercado, e seguem ditando mudanças significativas nos processos e modelos de negócios, a inserção da tecnologia nas empresas passou por uma aceleração recente.
Isso porque, a chegada da pandemia da COVID-19 exigiu que muitas organizações aderissem a modelos remotos de trabalho, passassem a automatizar muitas de suas operações e a se preocupar ainda mais com a experiência digital de seus consumidores.
Nesse cenário, os serviços disponibilizados em nuvem, recursos de Inteligência Artificial e de análises de dados, ferramentas de automação e de segurança se tornaram centrais para os negócios.
A flexibilidade na disponibilização de produtos e serviços, a capacidade adaptativa das empresas, a agilidade dos processos e o atendimento multicanal se tornaram requisitos no mercado pandêmico.
Na mesma medida em que o “novo normal” deve chegar ao fim da pandemia, as novas exigências dos clientes em relação à tecnologia devem permanecer e evoluir ainda mais.
A importância da inovação tecnológica para as empresas está diretamente relacionada aos crescentes níveis de competitividade, agilidade e transformações impostas pelos consumidores e pelas próprias tendências de mercado.
Quando a transformação digital faz parte da cultura de um negócio e seus processos são todos pautados nas possibilidades garantidas pela tecnologia, uma série de benefícios podem ser obtidos, como:
Estar sempre preparado
As empresas que estão alinhadas às inovações promovidas pela tecnologia dificilmente ficarão para trás em relação aos desejos, exigências e comportamentos dos consumidores.
Afinal, a inserção de uma nova plataforma, rede social ou serviço digital pode mudar todo o paradigma de um mercado, e as organizações precisam se adaptar rapidamente a esse tipo de mudança.Quando a cultura de um negócio já é tecnológica, é mais simples adequar seus processos e aderir às inovações mais atuais do cenário competitivo.
No mesmo sentido, o nível de precisão, otimização e assertividade conferido pela tecnologia nas empresas é fundamental até mesmo para momentos de crise, em que são necessárias respostas rápidas para sobreviver perante as adversidades externas.
Como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade?
Uma das melhores maneiras de ganhar tempo nas tarefas diárias é diminuindo ou eliminando a necessidade do controle manual em atividades simples e rotineiras, substituindo a mão de obra por tecnologia.
Além de ter à disposição os colaboradores em funções estratégicas, essas atividades, quando realizadas por máquinas ou programas, podem ser concluídas em muito menos tempo.
Outro grande benefício da tecnologia em relação à produtividade é que, com um bom gerenciador de tarefas, todas as informações que entram e saem da empresa podem ser documentadas, registradas e armazenadas automaticamente. Isso garante que nenhum dado se perca por falha humana. Dessa forma, os profissionais tendem a perder menos tempo com retrabalhos, falhas ou procurando relatórios, por exemplo.
Perceba que a ideia não é substituir os colaboradores por máquinas ou softwares, mas colocá-los em posições estratégicas para que possam auxiliar nas otimizações de processos, enquanto a tecnologia se encarrega dos esforços repetitivos.
Qual a importância da tecnologia nas empresas em relação às vendas?
Muitas empresas de pequeno e médio porte conseguiram, por meio da tecnologia, expandir os negócios com um investimento proporcionalmente baixo.
Isso porque, atualmente, a maioria das pessoas passa mais tempo navegando nas redes sociais do que fazendo qualquer outra coisa. Dessa forma, a melhor forma de impactá-las é por meio de redes sociais, anúncios em sites e, claro, um bom e-commerce.
Demos ênfase às PMEs porque os negócios online permitem que pequenos comércios disputem quase que em pé de igualdade com grandes nomes do varejo. Em um ambiente mais democrático, organizações que antes não eram conhecidas conseguem aumentar seu market share investindo apenas em tecnologia.
Ter uma página profissional nas redes sociais, saber publicar conteúdos que engajam, criar campanhas certeiras, produzir blogs, enfim, há várias ferramentas na internet que podem ajudar sua empresa a conquistar um número satisfatório de clientes.
Agora que você já sabe a Importância da tecnologia na gestão da sua empresa, chegou a hora de colocar na prática.
A Help consegue te ajudar no kit autoridade da sua empresa, fazendo você conseguir alcançar suas vendas online e achar os melhores softwares.
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