Os tipos de e-commerce para conhecer, aderir e faturar em 2022

Conheça vários tipos de e-commerce para agregar no seu negócio.

 
Um e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se aos negócios que estruturam seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.
Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento — altamente relacionada ao digital.
Quando afirmamos isso, vale a pena destacar que os tipos de e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, ele também abre as portas para outras automações, como marketing, controle de finanças e estoque.

 Qual diferença entre e-commerce e loja virtual

 Toda loja virtual é e-commerce, mas existem outras formas de se fazer tipos e-commerce além da loja virtual. Você pode vender pelo WhatsApp, pelo Facebook, ou qualquer outra rede social com um link de pagamento. Isso é e-commerce, mas não é uma loja virtual.
Na loja virtual, o cliente vai clicando em botões e realizando a compra sozinho. Tem acesso a todos os seus produtos de uma vez só, como se tivesse entrado em sua loja física e começasse a olhar a cada instante e display.

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace

Além das confusões geradas entre tipos de e-commerce e loja virtual, existe também uma grande dúvida sobre o que é um marketplace e o que o diferencia de um comércio eletrônico.
Para esclarecer isso, primeiramente basta que o marketplace seja apresentado como um tipos de e-commerce, uma variação na qual a loja virtual não é própria.
Dessa forma, o marketplace oferece uma plataforma comum para que várias empresas vendem seus produtos. Essa plataforma intermedeia o processo de cobrança e, em muitos casos, também assume uma certa parcela da responsabilidade sobre a garantia da entrega e da qualidade do produto vendido.
Para um lojista, o marketplace é uma alternativa atraente porque é bem mais simples de gerenciar. Toda a estrutura está pronta, basta fazer um cadastro e começar a catalogar produtos.

 Quais são os tipos de e-commerce e como eles funcionam?

 Apesar de o comércio virtual já fazer parte dos hábitos de compra de muita gente, ainda há várias questões a serem abordadas a respeito do assunto. Por exemplo: você sabia que existem vários tipos de e-commerce?
Vamos conhecer alguns deles .
1.Consumer-to-Consumer (C2C)
O Consumer to Consumer é um dos tipos de e-commerce mais fáceis de ser explorado. Nele, o próprio consumidor toma o papel de vendedor e, por isso, é muito usado por artesãos, cozinheiros e artistas plásticos. Para crescer na rede, não basta ter um bom produto: é fundamental oferecer ótimo atendimento e entrega ágil.

2.Consumer-to-Business (C2B)

O C2B é semelhante ao C2C, com a diferença de que a venda acontece de um consumidor para uma empresa. O Consumer to Business é um modelo muito utilizado por designers, fotógrafos, produtores de vídeo e freelancers no geral.
Esse tipo de e-commerce não é tão comum, mas a tendência é de crescimento para os próximos anos. Nesse caso, a abordagem da venda consiste em duas formas principais:

  • pagamento por direitos de uso de uma determinada imagem, vídeo ou outros materiais (o comprador faz o download dos arquivos);
  • contratação de um serviço (desenvolvimento de site, logotipo etc).
  3.M-Commerce

Falamos um pouco do m-commerce e aqui vamos aprofundar. Cada vez mais pessoas se sentem encorajadas a realizar compras pelo smartphone e tablet. Mas como escolher os produtos, inserir os dados do pagamento e finalizar a compra num dispositivo mobile?
Para que essa tomada de decisão ocorra de maneira assertiva, os sites devem estar preparados para proporcionar uma navegação simples e intuitiva, com informações precisas e poucas etapas.
 

4.S-Commerce

Você já ouviu falar em Social Commerce? Trata-se do comércio estabelecido dentro de redes sociais como Instagram e Facebook! Essa modalidade de vendas está cada vez mais em alta e pode ocorrer entre marcas e clientes finais e também apenas entre os consumidores.
Grandes empresas marcam presença em redes sociais, onde podem reforçar o seu discurso e se aproximar de seus consumidores. Além disso, pequenos empreendedores também se beneficiam do uso das redes para oferecer serviços e vender artesanato, por exemplo.

5.T-Commerce

E em T-Commerce você já ouviu falar? O termo se refere ao uso da tecnologia por meio da televisão digital para impulsionar as vendas. Esse é um mercado que está surgindo – tudo graças ao incentivo de grandes players do mercado, ou seja, das principais marcas de aparelhos televisivos.
Essa categoria de vendas ainda é pequena e muito competitiva, por isso não vale a pena apostar todas as fichas nela… mas há quem diga que é um dos caminhos pelos quais o tipos de e-commerce ainda vai crescer.
 

Agora que você já conhece os tipos de e-commerce, chegou a hora de inovar o seu !
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