O Marketplace ganhou a internet nos últimos anos, com a facilidade de comprar e vender produtos, muito mais economia e tornou a importação algo mais rápido e vantajoso para quem busca produtos internacionais.
Em 2020, por exemplo, o Marketplace foi o responsável por 78% de todo faturamento do e-commerce brasileiro, um ganho de 126,3 bilhões de reais no período. Que o Marketplace veio para ficar, já sabemos, mas você sabia que existem vários tipos deles?
Produtos, de serviços, de agendamento e até de aluguéis. Com tantos tipos, e cada um para um público específico, se você pensa em aderir a esse mercado, é importante conhecê-lo. Confira agora os 6 tipos mais comuns de marketplace e comece a faturar.
Afinal, o que é Marketplace?
Aqui no Blog da Help, sempre falamos sobre Marketplaces, mas é sempre bom reforçar o conceito, para você não errar. É um shopping online, onde você pode ter um e-commerce em uma plataforma e concorrer com outros vendedores, oferecendo produtos e serviços.
Nessa modalidade de e-commerce, o cliente faz a pesquisa do produto que lhe interessa e acaba tendo uma lista de lojas online para analisar, com preços variados, assim como as mercadorias oferecidas.
O cliente pode, também, se basear pelos comentários, a qualidade dos produtos e fazer o cálculo do frete. Existem vários tipos de Marketplace para cada público diferente, veja nos próximos tópicos.
1. Marketplace de Serviços
O Marketplace de serviços é a relação entre pessoas jurídicas ou físicas com um consumidor e ao invés de oferecer um produto, ela oferecer serviços específicos que a pessoa necessita.
Um tipo de e-commerce com estes serviços é o Uber, que faz a intermediação entre clientes e motoristas e outro bom exemplo, é o Ifood, que possui um sistema de delivery onde você possui uma infinidade de lojas que oferecem serviços ou produtos alimentícios para sua escolha.
2. Produtos físicos ou B2C
O Marketplace de produtos físicos é sem dúvida a modalidade mais conhecida desse tipo de e-commerce. Nele, você pode vender qualquer produto como roupas, eletrônicos, calçados e móveis, em uma plataforma específica e concorrendo com outros varejistas.
Exemplos são aAmazon e a Shopee, pois os varejistas cadastrados utilizam a plataforma e seu serviço logístico, pagando taxa de uso do espaço, em troca da venda dos produtos.
3. Marketplace B2B
Falamos um pouco sobre os tipos de e-commerce e o B2B estava lá, mas, também tem essa relação, que trata sobre a negociação entre fornecedores e empresas, ou seja, envolve apenas pessoas jurídicas.
Pequenas empresas em busca de fornecedores mais baratos, podem fazer uso dele, que além de ter um bom retorno, ainda é uma maneira de começar no mercado sem grandes custos envolvidos.
4. Marketplace de Nicho
O Marketplace de nicho é a modalidade voltada para produtos ou serviços específicos, onde por si só eles precisam de um espaço único para divulgação. O mercado para esse e-commerce é mais restrito e menos concorrido, porém, necessita de mais investimento de marketing para se destacar.
A Webmotors é um bom exemplo, pois é dedicada para venda de carros particulares em uma plataforma que dá muita transparência para quem compra e com uma infinidade de opções.
5. Marketplace de aluguéis
Antigamente, as pessoas alugavam um hotel ou pousada para gostar de uma viagem, mas depois do Airbnb, passaram a se hospedar em residências e apartamentos comuns e com mais economia.
O e-commerce de aluguéis é uma maneira inteligente de alugar um apartamento na praia para uma temporada ou uma chácara para as férias no interior. Com preços mais competitivos, essas plataformas oferecem preço amigável e mais segurança para quem negocia.
6. Saúde ou agendamento
Este tipo é voltado para o público, quase que específico da saúde, pois são as plataformas para tirar dúvida com médicos e marcar agendamento de consultas.
Consultórios de todas as especialidades médicas, além de psicólogos, nutricionistas e profissionais de homeopatias, podem recorrer ao marketplace de saúde, pois dá visibilidade e oferece uma gama de muitos profissionais para auxiliar pacientes em todos os lugares do país.
Inicie e impulsione seu Marketplace com a Help Technology
O Marketplace é uma modalidade de e-commerce que vale muito a pena investir, e depois de conferir todos os tipos que existe, é só planejar em qual apostar e começar a montar sua loja virtual, e para isso, conte a Help Technology para te ajudar.
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