As estratégias de tráfego orgânico sempre dão bons resultados, mas o Tráfego Pago é o empurrãozinho quando necessitamos de maior rapidez no faturamento e em nossa visibilidade no mercado.
Tráfego Pago é um tráfego mediante a anúncios feitos em sites, redes sociais e nos mecanismos de busca como o Google e Bing. É uma estratégia que ajuda muito as empresas ganharam reconhecimento rápido e dão aquela ajuda nos rendimentos no período da estratégia, porém, é preciso saber fazê-lo para não perder dinheiro, ao invés de ganhar.
Neste post, vamos explicar o que é conceito do Tráfego Pago, como funciona, os benefícios e sua importância, e os cuidados para sua estratégia ser matadora e de muito sucesso para seu negócio online.
O que é Tráfego Pago
O Tráfego Pago é a metodologia de investimento em plataformas de anúncios publicitários, visando tornar seu produto ou serviço mais bem-visto no mercado. O termo tráfego pago, é justamente porque o tráfego que possibilita é impulsionado pelos anúncios pagos.
Lojas online, sites, blogs e redes sociais, se beneficiam diretamente do tráfego pago quando comparada ao tráfego orgânico, modalidade que depende apenas de conteúdo e material produzido para obter tráfego natural, porém, sem anúncios para o aumento do engajamento.
Quando uma empresa está lançando um produto ou serviço e quer ser vista com rapidez, o tráfego pago é a melhor alternativa para chamar atenção rapidamente do público-alvo.
A estratégia do tráfego pago é usada, também, para agilizar o giro de produtos que possam estar parados em um estoque ou para manter seu público sempre com a lembrança do seu negócio, porém, não é recomendado recorrer ao tráfego pago para sempre.
E porque não? Porque a dependência das estratégias de tráfego pago, podem quebrar seu negócio se esta for a única forma de atingir seu púbico. É fundamental ter outras estratégias, inclusive com foco no tráfego orgânico, aonde seus clientes vêm de forma natural e tem maior chance de manter seu negócio vivo, constante e contínuo.
O tráfego pago é muito eficiente, porém, o investimento precisa ser contínuo se quiser visibilidade rápida sempre, o que não acontece com o orgânico, que tende a ser mais duradouro. Entenda isso melhor no próximo tópico.
Como funciona, ferramentas e formas de pagamento dos anúncios
Para fazer tráfego pago, é necessário comprar o direito por um determinado período de alguns anúncios de sua empresa/marca, produtos e serviços, em uma plataforma específica para isso. É o caso do Google ADS, YouTube ADS, Facebook ADS entre outros como o Taboola, plataforma que o tráfego vem de grandes portais de notícias.
Através do Google ADS, ao comprar o espaço para os anúncios, é possível segmentar seu público, determinar o alcance e até o gênero e faixa etária que pretende focar. Através dessa ferramenta é possível avaliar os tipos de publicidade que mais se adéquam a seu produto, tornando sua estratégia mais eficaz.
No YouTube ADS, os anúncios serão veiculados entre os vídeos ou na barra lateral, sendo uma estratégia interessante para quem tem um canal por lá e pretende crescer com seu conteúdo. No Facebook, também é fácil criar anúncios e ajustar o valor investido, com anúncios veiculados na rede social.
Existem 3 formas de cobrança para tráfego pago:
- PPC- Pay per Click, ou pague por clique, é uma propaganda que o anunciante só paga assim que alguém clica no anúncio. Comum no Google;
- CPV- Cost per View, custo por visualizações. A cada visualização, é feita a cobrança. Muito utilizado pelo Youtube;
- CPM- Cost per Thousand, Custo por 1.000 impressões. O anunciante paga a cada mil impressões, independente de alguém clicar.
No Brasil, os mais utilizados são o PPC e CPM, porém tudo irá depender de sua estratégia e quais os retornos esperados.
As vantagens do tráfego pago em relação ao tráfego orgânico
- Visibilidade imediata– Rapidamente as pessoas irão notar sua existência e vão querer conhecer o que tem a oferecer;
- Retorno mais rápido– Em números financeiros, é um retorno muito mais rápido e rentável;
- Divulgações sazonais e lançamentos– Para divulgar produtos, serviços ou eventos em alguns períodos específicos, é muito mais eficiente investir em divulgações sazonais, assim como lançamentos, que no orgânico, não é possível;
- Melhora muito sua conversão– Quando pegamos o funil de vendas, a taxa de conversão melhora significativamente, principalmente para aqueles que estão na última fase do funil, ou seja, aptos a comprar.
Como foi dito no primeiro tópico, equilibre sua estratégia para obter tráfego pago com o orgânico, mais lento, porém, mais duradouro quando o assunto é autoridade e presença online.
Como fazer tráfego pago com economia e eficiência?
O Tráfego Pago é uma tática muito inteligente e pode ser usada de forma recorrente, mas é preciso saber como fazê-lo e investindo direito para ter ganhos reais e lucro para o que você deseja.
Para criar um planejamento inteligente que se baseie em uma estratégia com bons resultados, é fundamental ter profissionais especializados para colocarem sua empresa onde você quer e para isso, conte com a Help Technology nesse processo.
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