Mais do que jogos de celular, os aplicativos são uma revolução para as marcas e empresas que querem aumentar suas vendas e ter um contato mais próximo com os clientes.
Para um negócio, é fundamental estar onde os clientes estão. Criar um relacionamento e oferecer praticidade para o cliente é o diferencial que as empresas buscam para se destacar da concorrência, além de garantir a satisfação do cliente.
E nada melhor que um aplicativo para entregar todos esses benefícios. Afinal, dos 152 milhões de usuários de Internet do Brasil, 55% acessam exclusivamente pelo celular.
Neste conteúdo, vamos apresentar as maiores vantagens de ter criar um aplicativo para o seu negócio. Confira:
1. Mobile First
O mobile first veio para mudar a forma como nos posicionamos na Internet, pois prioriza a criação de sites e projetos Web primeiro para dispositivos mobile (smartphones e tablets) e só então cria a versão para desktop.
Já que os usuários acessam a Internet em sua maioria pelo celular, as lojas e sites precisam ser adaptados para ter uma boa performance em dispositivos mobile.
Se o seu site é bem adaptado para dispositivos móveis, isso desencoraja potenciais clientes de continuar navegando pela sua loja virtual e efetuar a compra.
2. Agrega valor
Oferecer um aplicativo pode agregar valor ao seu negócio, de forma que os clientes terão mais opções para comprar com você. E o seu aplicativo não precisa ser apenas uma loja virtual.
A L’Oréal, por exemplo, desenvolveu o aplicativo Garnier COLOR MATCH em que o usuário pode testar as cores das tintas em seu cabelo através de um mecanismo de edição de foto.
Ao adicionar uma foto da galeria, o usuário pode testar as opções de cores de tinta para decidir de qual cor quer pintar o cabelo.
Esse tipo de ação aproxima o cliente e agrega valor à marca. Mesmo que o usuário não se torne um lead ou um cliente, o pacote de benefícios que a marca oferece (principalmente ao oferecer um serviço gratuito) faz o usuário se sentir recompensado.
Assim, você se destaca da concorrência e conquista a preferência do cliente.
3. Fidelização de clientes
Os apps podem servir como uma ferramenta de fidelização de clientes, oferecendo descontos e benefícios exclusivos para quem tem o aplicativo.
Um ótimo exemplo é o aplicativo do McDonald ‘s, que oferece cupons de desconto exclusivos para quem utiliza o app. Além de permitir que o cliente compre pelo aplicativo e só retire o pedido em lojas físicas, evitando filas.
Assim, o cliente terá mais motivos para voltar a comprar no McDonald’s e ainda terá benefícios que o motivam a baixar o app.
4. Experiência do usuário
Aplicativos permitem praticidade. No caso de uma loja de roupas virtual, o aplicativo pode disponibilizar a opção de lista de desejos, assim o consumidor pode agrupar seus produtos favoritos e deixar guardado para comprar depois.
Com o app, o cliente vai ter sua conta logada sem precisar realizar o login todas as vezes entrando pelo site. E se não for loja virtual, você ainda pode criar conteúdos exclusivos e relevantes para os usuários estarem sempre em contato com a sua marca.
Lembre-se de que a experiência do usuário deve ser positiva. Otimize as ferramentas, certifique-se de que todas as funções são executadas corretamente e invista em UX Design e UX Writing.
5. Aumenta as vendas
Sabendo que os usuários acessam mais a Internet pelo celular, permitir que ele compre sem dificuldade pelo aplicativo é uma forma de quebrar objeções e garantir mais vendas.
Muitas empresas faturam milhões por ano só com os aplicativos. Desde aplicativos de entrega até os de mobilidade, como o Uber.
Conhecer o comportamento do usuário
Por meio dos aplicativos, é possível monitorar e entender o comportamento dos usuários que são os potenciais clientes.
Saber o que faz eles desistirem do carrinho de compras, quais produtos preferem, quais as formas de pagamento que mais utilizam, as dúvidas frequentes, sugestões e reclamações. Tudo isso é possível ao oferecer um bom aplicativo.
Por isso é importante desenvolver uma estratégia para o seu aplicativo e um propósito. O que você quer que os usuários consigam fazer dentro do app? Quais informações você espera obter dos usuários?
6. Relacionamento com o cliente
Quando o usuário baixa o seu aplicativo e cria o costume de utilizá-lo, você aproxima a marca do cliente, que terá a imagem da marca presente no seu cotidiano e no seu imaginário.
O cliente lembrará da sua marca mais vezes e poderá indicar para outras pessoas. A comunicação entre marca e consumidor é ainda mais próxima, o que é essencial para criar uma relação com o cliente e fidelizá-lo.
7. Modernização da marca
Aplicativos são uma ótima forma de modernizar sua marca, acompanhar tendências e não ficar para trás. Além de agregar à reputação, mostrando que a marca é versátil, atual e tecnológica.
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