WhatApp Business: Saiba as vantagens e algumas dicas para utilizar o App
Uma pesquisa feita pelo Panorama Mobile Time/ Opinião box, mostrou que 98% dos Brasileiros possuem WhatsApp no celular.
Qualquer um sabe que o WhatsApp é o principal aplicativo de trocar mensagens instantâneas no Brasil, é por lá que trocamos conversas, nos reunimos em grupos de família, amigos, grupos acadêmicos e até podemos administrar os negócios.
O aplicativo possui diversas ferramentas e uma que está em alta atualmente é a versão business do aplicativo.
Essa versão foi criada para empresas e negócios que estreou no mercado brasileiro em 2018. Ele possui diversas features, ele propõe atender às necessidades das pequenas empresas, incluindo uma API para as empresas de médio e grande porte.
Vantagens do WhatsApp Business
Essa ótima ferramenta para empresa possui diversos benefícios, aqui separamos os 4 principais. Confira!
1.Informações da empresa
Com o WhatsApp Business a empresa pode criar um perfil comercial na rede, pode adicionar informações como uma descrição, categoria, horário de funcionamento, endereço, site e e-mail. Isso funciona como uma espécie de cartão de visita, ajudando os clientes que chegam até você pelo WhatsApp a saberem um pouco mais sobre o negócio, além de ser uma forma de disponibilizar outras opções de meios de comunicação com a empresa.
2. Agilidade nas respostas
Com o WhatsApp Business, é possível criar mensagens automáticas, de modo a apresentar a empresa para clientes assim que eles iniciam um contato. Também existe a função de definir uma mensagem de ausência para funcionar fora do horário comercial ou em momentos em que não há disponibilidade para atendimento.
3. Etiquetas
A função das etiquetas é categorizar as conversas de modo a encontrá-las com facilidade mais tarde. Utilizando marcadores, elas ficarão mais organizadas dentro do aplicativo.
4. Estatísticas
O aplicativo também fornece estatísticas, que são importantes principalmente para profissionais de marketing digital que pretendem avaliar o sucesso de suas estratégias com o WhatsApp.
11 Dicas para utilizar o WhatsApp Business no seu negócio
1. Utilize o WhatsApp Pay
Disponibilizado no mercado em junho de 2020, o novo está disponível para os brasileiros.
O WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay finalmente foi liberado pelo Banco Central do Brasil. Com essa novidade é possível enviar e receber dinheiro entre usuários e, através de cartão de crédito, comprar (e vender) produtos e serviços.
2. Grupos e listas de transmissão para clientes
Além do uso interno, você também pode utilizar grupos e listas de transmissão para enviar informações aos principais clientes. Vale destacar que, para colocar números em um grupo, é importante receber autorização dos contatos.
3. Capriche no catálogo
Com esse recurso você consegue expor os seus produtos para os clientes, que poderão conhecer melhor o que você oferece e o preço cobrado por isso. É uma ferramenta essencial, afinal o contato acontece a distância.
4. Dê atenção ao atendimento
Apesar de existir o catálogo de produtos, ainda assim muitas dúvidas vão surgir. E não há lugar melhor para interagir do que o WhatsApp. O aplicativo foi criado para conversações de todos os tipos – e a versão Business potencializou esse atributo para os negócios.
5. Automatize mensagens
Existe uma ferramenta administrativa no aplicativo que facilita e agiliza as coisas. Com poucas configurações, você consegue agendar mensagens automáticas, tanto para saudar quem está iniciando o atendimento como para avisar que você está ausente no momento.
Outra possibilidade é o de configurar respostas rápidas que, utilizando uma tecla de atalho definida por você, aceleram o atendimento. Para cada resposta você pode acrescentar até três palavras-chaves, de tal modo que seja fácil localizá-las sempre que for preciso.
É possível cadastrar até 50 respostas rápidas. Não deixe de usá-las. Esses recursos são muito úteis para quem possui um grande volume de mensagens por dia.
6. Incorpore o contato de WhatsApp Business à sua página no Facebook
Uma das vantagens das contas comerciais é a oportunidade de sincronizar o WhatsApp com a página do Facebook (é por lá que deve ser configurado), o que simplifica o contato com os clientes.
Com a tarefa concluída, os seguidores no Facebook irão visualizar um botão do WhatsApp sempre que acessarem a sua página. É uma maneira de integrar e aproximar o contato com os clientes, além de passar uma imagem de credibilidade e profissionalismo.
7- Feedbacks
O perfil comercial do WhatsApp também pode servir para receber feedbacks construtivos dos clientes.
Tente criar listas de contatos que realizaram compras com a empresa nos últimos tempos e pergunte sobre sua experiência com a marca.
A grande vantagem é que os comentários, mesmo quando negativos, não tendem a prejudicar a imagem da empresa porque não são públicos. E, ao mesmo tempo, dão a chance de se retratar com o consumidor e buscar melhorias para os próximos atendimentos.
8. Organize os seus contatos
Agora que você já está trabalhando para trazer pessoas ao seu WhatsApp Business, é hora de organizar todo esse volume de mensagens. Com as etiquetas você pode categorizar os seus contatos, inclusive para enviar conteúdos específicos através das listas de transmissão de mensagens. Dê play no vídeo oficial abaixo e explore esse recurso.
9. Produza conteúdo
Uma maneira de fidelizar o seu cliente é investir em marketing de conteúdo. Para isso, você pode falar sobre o seu negócio através de texto, áudio, fotos e vídeos. Se você trabalha com comida, por exemplo, pode disponibilizar receitas e outras formas de conteúdo que estejam em sintonia com o seu público-alvo.
10. Ofereça promoções
O conteúdo produzido por você pode ser uma das vantagens oferecidas à sua base de clientes no WhatsApp Business. Que tal pensar em promoções específicas para essa audiência, tipo cupons de desconto ou sorteios de brindes? Tudo isso pode contribuir para atrair novos contatos e, ao mesmo tempo, fidelizar quem já está ao seu lado.
11. Estude as métricas
No próprio aplicativo é possível acessar as estatísticas do fluxo de mensagens, tais como o número das que foram enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços.
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