Praticada no mundo inteiro, o exercício da telemedicina é legal em todo o território brasileiro, obedecendo a legislação e normas médicas.
A telemedicina ganhou força após a pandemia do COVID-19, já que a quarentena e o medo do contágio faziam os pacientes preferirem os atendimentos à distância. Com isso, o governo liberou a prática de teleconsultas, o que foi um grande avanço.
A telemedicina oferece uma série de benefícios tanto para pacientes como para os médicos e profissionais da saúde. Com ela é possível receber e enviar resultados de exames de forma rápida e de qualquer lugar do mundo.
No Brasil, a telemedicina teve início na década de noventa, com a chegada da internet e avanços tecnológicos. O envio de laudos médicos foi e ainda é uma das principais ações possibilitadas pela telemedicina.
Desde então, o crescimento e consolidação da telemedicina é cada vez mais evidente. Até mesmo o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece atendimentos e consultas médicas por meio do aplicativo e-saúdeSP.
Veja abaixo as principais vantagens e benefícios da telemedicina, e como você pode ter acesso a um serviço confiável e de qualidade.
1. Rapidez e agilidade na entrega de laudos
A emissão de laudos de forma rápida e eficaz é um dos maiores benefícios da telemedicina. Com ela, não é mais necessário ir até as clínicas e hospitais para ter acesso ao seu lado. Você pode recebê-lo à distância e em tempo real, economizando tempo de deslocamento e o estresse de enfrentar filas.
Exames como Raio-X, Mamografia, Espirometria e Eletrocardiograma (ECG) podem ser feitos por técnicos e enfermeiros, que enviam os resultados para a empresa de telemedicina. A empresa encaminha os resultados para a equipe de especialistas responsável por laudar os exames remotamente.
Dessa forma, especialistas de todo o país ou do mundo podem fazer as análises de exames de todo lugar do mundo, enviando-os rapidamente virtualmente.
Essa agilidade é essencial para acelerar o início dos tratamentos, que muitas vezes podem ser urgentes.
2. Praticidade no atendimento e troca de informações entre serviços de saúde
Os pacientes e profissionais de saúde conseguem se comunicar rapidamente através de portais virtuais, aplicativos ou site, facilitando a transmissão de informação.
Apesar de haver o telefone, os tempos de espera para conectar o paciente a um atendente pode ser muito longo, levando até mesmo horas. Com a telemedicina, é possível criar mensagens automáticas que já respondem as dúvidas frequentes dos pacientes.
O tempo é otimizado, pois o paciente consegue obter todas as informações que deseja muito mais rápido.
3. Teleconsultas
Faça consultas sem sair de casa e perder tempo se deslocando. Entre em contato com médicos e especialistas de todo o Brasil. Com a telemedicina, você pode ter uma avaliação prévia do seu problema e receber a orientação correta do que fazer a seguir. Sem precisar passar por triagens e esperar horas pelo atendimento.
Assim, você saberá exatamente aonde ir e qual especialista vai resolver o seu problema.
4. Maior segurança
Os laudos e resultados de exames só podem ser acessados por pessoas autorizadas mediante identificação. Essa é uma grande vantagem da telemedicina, pois oferece segurança com softwares e sites que exigem senha para realizar o login, além de criptografia de conteúdo.
Além disso, você consegue armazenar e ter acesso a todos os seus laudos e exames virtualmente, evitando a perda dos documentos ou o desgaste e e danificação com o tempo.
5. Otimização dos processos
Com os documentos disponíveis no banco de dados, vários profissionais podem acessá-los simultaneamente. Os documentos em papel precisam ser levados de um lugar para o outro, o que leva tempo e até mesmo gasto de dinheiro, já que muitas vezes é preciso um office boy para entregar os documentos.
O prazo de entrega dos documentos é muito menor, o que agiliza todos os outros processos. O paciente pode receber o tratamento mais rápido se não precisar esperar dias para saber o seu laudo.
A organização é outra vantagem da telemedicina. Os arquivos podem ser organizados em pastas e dificilmente serão perdidos, se a empresa realizar os backups corretamente. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar documentos e solicitar uma 2ª via.
6. Melhora o relacionamento com os pacientes
A teleconsulta possibilita um contato mais próximo e constante com o paciente. As consultas podem ser mais recorrentes, onde o médico acompanha de perto a evolução do tratamento. Isso contribui para a satisfação do paciente, que vai se sentir realmente ouvido e bem atendido.
O suporte também desempenha um papel importante no relacionamento com o paciente. Se o paciente consegue tirar suas dúvidas e tem suas reclamações ouvidas, ele sente muito mais confiança no comprometimento da equipe em atendê-lo bem.
7. Custo benefício
Outra vantagem da telemedicina, e dessa vez financeira, é o custo benefício. Imagine poder fazer consultas sem gastar com o transporte e locomoção até o hospital ou clínica? Você economiza e ainda pode ser atendido no conforto da sua casa.
8. Atendimentos urgentes
Em casos de urgência em que você precisa de um atendimento rápido, a teleconsulta é a saída ideal. É muito mais rápido e fácil encaixar um paciente em uma consulta virtual graças à tecnologia e agilidade nos processos.
Telemedicina com a Help!
A Help Technology oferece os melhores convênios médicos para você! Com planos de qualidade, você tem acesso aos melhores hospitais, clínicas e laboratórios. Conheça nossos planos:
Vantagens dos nossos planos:
Assessoria Total
A sua relação com seu Plano de Saúde será rápida e prática. Nós iremos te ajudar com a solucionar todas as dúvidas, problemas e pendências relacionadas ao seu plano.
Terá o contato pessoal de nossa equipe e poderá chamá-la a qualquer momento.
Clareza e transparência
Seremos sempre muito claros, deixando todas as informações para os clientes de forma objetiva e que não fique nenhuma dúvida.
Todos os seus direitos e deveres em relação ao seu plano são bem claros.
Segurança
A sua relação com seu Plano de Saúde será rápida e prática. Nós iremos te ajudar com a solucionar todas as dúvidas, problemas e pendências relacionadas ao seu plano.
Terá o contato pessoal de nossa equipe e poderá chamá-la a qualquer momento.
Laboratórios que você terá acesso
Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos consultores no WhatsApp
Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)