Conheça as melhores técnicas para alavancar vendas
Alavancar as vendas é algo essencial para qualquer comércio. O problema para muitos empreendedores é que, apesar de terem conseguido uma clientela grande o suficiente para se manter em operação, não fazem ideia de como aumentar vendas.
Outros enfrentam uma dificuldade diferente: até conseguem aumentar as vendas, mas investem demais para isso, o que leva embora todo o lucro.
Por isso é necessário ter um equilíbrio em relação a essas duas coisas. Por isso, neste post separamos 10 dicas de como alavancar suas vendas.
1. Crie (ou revise) processos comerciais
Um dos pontos mais importantes para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa é a estruturação dos processos.
Em primeiro lugar, os processos internos precisam estar bem alinhados entre si e otimizados para funcionar sem surpresas.
Quanto mais desorganizados forem os processos internos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se concentrar na missão de vender, que já é desafiadora por si só.
Em alguns casos, atrasos e falta de organização em processos internos podem até refletir na venda para o cliente final, com passos adicionais que desmotivam a pessoa de finalizar o acordo.
Quando falamos do processo comercial, sua importância é ainda mais óbvia, já que é por meio dele que você vai conduzir os prospects do interesse inicial até a venda.
2. Cuide da sua equipe de vendas
Uma equipe motivada, treinada e alinhada aos objetivos da empresa pode trazer resultados muito positivos.
Ninguém gosta de ser atendido por um vendedor desmotivado ou que não possui as competências necessárias para conquistar os clientes.
Se um gestor entende como a equipe de vendas funciona e se relaciona, consegue perceber quais são as necessidades de treinamento e trabalhar com elas.
Um vendedor precisa estar disposto e preparado para conseguir conquistar os clientes, transmitindo confiança e credibilidade a respeito do produto ou serviço e sabendo responder todas as dúvidas do consumidor.
3. Qualifique os seus leads
A qualificação do lead é uma estratégia de marketing que visa reduzir o tempo de indecisão do cliente em potencial.
Pense nisso: quando o indivíduo tem o 1º contato com a sua empresa, ele provavelmente ainda não está pronto para efetuar uma compra.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, você pode responder a todas perguntas feitas pelos clientes. É o que chamamos de educar leads.
Assim, você levará o potencial cliente mais rapidamente ao estágio em que ele está pronto para fechar negócio.
A melhor parte é que, uma vez produzido, o conteúdo fica lá, disponível para todos os usuários que visitarem o seu site, o seu blog ou as suas redes sociais.
Você terá muito menos trabalho e mais retorno do que seria necessário para colocar vendedores educando individualmente cada prospecto da sua empresa.
4. Vá com tudo no marketing digital
O marketing digital é rico em estratégias que o ajudarão a alavancar vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional.
Aliás, as estratégias de marketing digital mais populares são conhecidas justamente por ajudar a realizar o contrário, ou seja, diminuir o custo de aquisição enquanto aumenta os lucros.
Entre as principais táticas que você deve dar atenção, podemos citar:
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Marketing de Conteúdo;
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Redes sociais;
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Email marketing.
5. Dê valor ao seu produto
Atenção! Estamos falando de valor e não preço! Se uma empresa vende um produto ou serviço que não é essencial para o consumidor, é preciso reforçar a ideia do valor que a solução pode trazer, isto é, mostrar que existe um retorno sobre o investimento que ele fará.
Para isso, o vendedor deve mostrar ao cliente os benefícios e as vantagens que o produto ou serviço pode trazer, isto é, dar motivos reais para que o cliente considere adquiri-lo pelo que é, e não apenas pelo preço.
6. Conheça bem a concorrência (e sua persona)
Outro importante passo para alavancar as vendas é conhecer bem a concorrência.
Quando se conhece o que seus concorrentes têm de melhor e pior é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais.
Além disso, é essencial também conhecer a fundo a sua persona, a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas.
Ao aliar o conhecimento dos concorrentes com as informações que tem sobre a sua persona, você será capaz de entender claramente o que eles fazem de certo e errado e encontrar brechas ou caminhos mal explorados nos quais pode se destacar.
7. Invista no relacionamento com o cliente
É impossível falar em alavancar as vendas e não falar em condições especiais e ações que possibilitem o relacionamento com os clientes. Pensando nisso, separamos algumas estratégias que você pode utilizar neste sentido:
Ofereça ofertas especiais para clientes fiéis
Seja por meio de e-mails ou por meio de programas de fidelidade, é interessante oferecer condições especiais aos clientes que já são “da casa”. Afinal, um cliente que percebe a vantagem de se fidelizar vai dar preferência a ele no futuro.
Fazer campanhas em datas especiais
Aproveite as datas comemorativas para marcar presença! Mensagens de fim de ano, Páscoa, dia da profissão ou até mesmo Feliz Aniversário fazem com que o cliente se sinta querido pela empresa. Além disso, você pode considerar oferecer desconto nas compras feitas no mês do aniversário do cliente, que tal?
8. Faça parcerias estratégicas
Quem disse que para vender mais você só pode usar suas próprias forças? Empresas de sucesso sabem fazer bom uso de parcerias estratégicas para alcançar novos públicos e atrair clientes.
Uma das maneiras mais comuns de realizar essas parcerias é conhecida como co-marketing, na qual a sua empresa e um parceiro produzem ações em conjunto e dividem os resultados conquistados.
Mas essa não é a única opção: trocar experiências com outras empresas, talvez por promover uma visita aos escritórios uma da outra a fim de entender como operam, pode ser de grande ajuda.
Esse intercâmbio de ideias vai servir até como complemento direto da primeira dica, já que vai estimular a inovação nos processos internos e comerciais, o que deve gerar mais vendas.
9. Tenha um diferencial
Existem vários outros negócios concorrendo com você, direta e indiretamente. Por isso, você deve oferecer um diferencial: pode ser seu conhecimento de mercado, seu discurso de venda, seu produto, oferta ou sua publicidade.
Ser diferente é ver e conhecer o mercado e os consumidores e construir uma estratégia que seja diversificada e chame atenção.
E esse pensamento inovador deve ser aproveitado tanto para o meio offline como para o meio online. Quando falamos de meio online, abre-se um amplo leque de oportunidades para atrair pessoas interessados no seu produto.
10. Expanda seu mercado de atuação
Para muitas empresas, um dos maiores desafios de alavancar vendas está no fato de que atuam em um mercado saturado.
Em casos assim, nos quais a oferta parece ser muito maior que a demanda, fica difícil se destacar a ponto de dar um salto nas vendas, porque todo o mercado passa a competir de forma acirrada executando as mesmas estratégias.
Qual a solução em um caso desses? A melhor saída pode ser justamente expandir a sua área de atuação, por oferecer um produto novo, que seja menos saturado que as soluções atuais.
Com isso, a sua empresa terá não somente uma nova fonte de renda, como também a oportunidade de criar uma marca mais forte no mercado.
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