Aprenda o que é Link Building e 9 fatores para melhorar suas estratégias de SEO
Quando se trabalha com marketing é comum criar estratégias de Link Building, contudo essas táticas não são feitas rapidamente, é um processo lento e gradual.
Uma ação de Link Building trata-se de conseguir links em outros sites, onde esses links devem apontar para o seu site.
Mas como isso pode ser feito e por que é tão importante? Bom, são esses dois quesitos que trataremos nesse post.
Por que links são importantes?
Os links são responsáveis por fazer uma interligação entre sites, páginas, imagens, vídeos e arquivos.
São importantes desde que a internet existe. WWW (ou World Wide Web) é definido como o conjunto principal de documentos interligados.
O principal motivo dos links serem importantes se dá ao fato de que os mecanismos de busca se baseiam na estrutura de links para rastrear e classificar os sites da web.
Inicialmente, os buscadores se limitavam a indexar e organizar os sites em ordem alfabética ou em diretórios (artes, esportes, notícias etc.). Os sites, aliás, precisavam se cadastrar para aparecer nos índices.
Enquanto havia poucos sites, estava tudo ok. Mas o volume de usuários, de sites, de conteúdos e de buscas aumentou vertiginosamente. Por isso, os buscadores precisaram melhorar seus algoritmos para entregar melhores resultados para as buscas.
Após um tempo, um mecanismo específico começou a se destacar, sendo ele o Google.
O buscador mais usado do mundo atualmente começou sua trajetória com um algoritmo que revolucionou as buscas: o PageRank.
O PageRank considerava uma série de fatores para classificar os sites no índice da busca. O algoritmo analisava o conteúdo das páginas, com base nas suas palavras-chave, mas também a sua popularidade na internet, por meio da sua rede de links.
A intenção era medir a relevância do site de acordo com a quantidade de links que ele recebia de outros sites. Então, quanto mais links um site receber, mais relevante ele é na sua área de atuação.
Portanto, os links evidenciam a autoridade de um site na web. Foi assim também que eles passaram a se tornar importantes para os buscadores e para os profissionais de SEO.
De lá para cá, o algoritmo já evoluiu muito. Logo o Google percebeu que a quantidade de links não era suficiente para medir a relevância dos sites, porque um site apenas podia criar centenas de links. Então, passou a considerar também a diversidade e a qualidade das páginas que direcionavam backlinks, e é aí que o link building entra.
O que é Link Building?
Link building é um grupo de técnicas que visam adquirir links qualificados e relevantes de outros sites. A partir disso é possível aumentar a autoridade e reputação do site nos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento orgânico, aumento de rankings e tráfego.
Mais importante que uma grande quantidade de links apontando para sua página, é a qualidade desses links. Isso está relacionado a autoridade de domínio. Ou seja, quanto maior for a autoridade de um site que está linkando para o seu, maior o peso da “recomendação” do seu site para o Google.
Além disso, um ponto importante é que o site que está linkando o seu conteúdo deve ter alguma relação com o seu negócio. Por isso, tome cuidado com links em sites que não tem nenhuma relação com seu conteúdo, pois o Google pode penalizar.
Ter domínios de referência, bem classificados e que possuem boa reputação mencionando o seu conteúdo é ótimo para sua estratégia de link building. Isso porque, ao linkarem para sua página, transferem um pouco da sua autoridade, conforme o tópico a seguir explica.
Qual a importância do Link Building para o SEO?
Como os links são um dos principais fatores de classificação do google o Link Bulding acaba auxiliando no aumento do SEO.
Contudo, é preciso ter cuidado, pois se utilizado da maneira incorreta pode prejudicar o desempenho da otimização para motores de busca.
É importante que o foco seja conseguir links naturais de sites com boa reputação. Além disso, os links precisam ser obtidos continuamente para ter um impacto na visibilidade do seu site perante o Google.
O local onde o link é inserido também influencía na autoridade que é repassada para a página que se está linkando. Por exemplo: um link inserido logo no início de um conteúdo tem mais peso que um link no rodapé ou na área da barra lateral.
Diferença entre link building e SEO off page
Embora link building e SEO off page sejam muito parecidos e até usados como sinônimos, são conceitos diferentes. Vamos entender melhor o porquê.
Primeiramente, vamos relembrar o que são:
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SEO off page se refere a todas as estratégias de otimização para buscadores que são aplicadas fora das páginas do site.
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Link building é a construção de uma rede de links que fortaleça a autoridade das páginas.
O SEO off page engloba os backlinks recebidos de outros sites, que fazem parte de uma estratégia de link building, mas abrange também as menções à marca sem link, que também são um fator de rankeamento para o Google.
Portanto, link building é apenas uma parte do SEO off page.
Já na estratégia de link building, é importante perceber que você não olha apenas para fora. A construção de uma rede de links que mostre ao Google a sua relevância envolve o ganho de links externos (parte do SEO off page) e a inclusão de links nas suas páginas (parte do SEO on page).
Portanto, quando você pensa uma estratégia de link building, precisa olhar tanto para o SEO on page quanto para o SEO off page.
Vale lembrar que uma característica do SEO on page é que ele está sob seu controle — você pode mexer nas suas páginas e, portanto, otimizar seus links internos como quiser.
Já o SEO off page, você pode até influenciar, mas a decisão de linkar e mencionar seu site está fora da sua alçada.
Como o Google avalia os links?
O algoritmo do Google usa uma infinidade de fatores para classificar uma página no ranking. Entre eles, estão os fatores que entram na avaliação dos links pelo Google.
Confira agora quais são eles para saber quais fatores você deve considerar na sua estratégia de link building:
1. Quantidade de links
A quantidade de links para uma página demonstrava a sua popularidade na web.
Esse critério é um dos fatores mais importantes na avaliação de links do Google. Só que ele não pode vir sozinho: não adianta receber vários links de sites que não são relevantes e confiáveis. É preciso combinar quantidade com os fatores que vamos ver a seguir.
2. Diversidade de links
Para o buscador, o site demonstra ter mais autoridade quando recebe links de diversos domínios diferentes. Por isso, a diversidade do perfil de links também entra na avaliação.
3. Contexto do link
O Google também consegue compreender o contexto em torno do link para perceber se ele é realmente relevante.
Ele valia as palavras que aparecem perto do link, também chamadas de co-ocorrências. Elas ajudam o buscador a entender o tema da página e se o link faz sentido naquele contexto.
Além das palavras, o Google também avalia os outros links que estão próximos. Se eles também são links para sites de qualidade, a página ganha mais relevância.
4. Texto-âncora
O texto-âncora, é o texto clicável do link. Geralmente ele traz alguma palavra-chave ou pequena descrição do que o usuário vai encontrar na página ao clicar no link, além de que ele ajuda a identificar quem está tentando ludibriar o buscador.
Por isso, o Google utilize esse fator para indexar as páginas.
5. Confiabilidade
Quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, mais confiável você será também para o Google.
Sites confiáveis são aqueles que ajudam a construir uma web mais segura e relevante para o usuário.
Para avaliar a sua confiabilidade, ele considera fatores como a idade do domínio, o uso de certificados de segurança, a qualidade de conteúdo, entre outros.
6. Links de outras páginas para o seu site
No link building, você pode trabalhar com links internos e externos. Mas é importante saber qual deles tem mais peso no rankeamento.
O que os outros dizem têm mais valor, por isso os backlinks de outras páginas costumam ter mais peso na avaliação do buscador.
7. Links do seu site para as suas próprias páginas
Os links que você insere para dentro do seu próprio site não têm tanto peso quanto os backlinks, mas eles ajudam a mostrar a hierarquia das suas páginas para o Google.
8. Links do seu site para outras páginas
Os links dentro das suas páginas que direcionam para sites externos também têm um peso no rankeamento.
O Google também avalia se você dá links para sites populares, confiáveis e de autoridade.
9. Velocidade de ganho de links
Nos primórdios do SEO, os backlinks foram uma das principais ferramentas de black hat, que são as práticas para ludibriar o buscador.
Muitos sites criavam fazendas de links (link farms) ou usavam esquemas de compra e venda de links. Assim, ganhavam backlinks rapidamente.
Por isso, o Google reforçou seu algoritmo para identificar e penalizar esse tipo de prática. Um dos seus recursos para fazer isso é verificar a velocidade de ganho dos links.
Ganhar muitos links em pouco tempo geralmente configura algum esquema de black hat, já que um perfil de links naturais tem um crescimento gradual.
Bom, agora que você já entende o básico sobre o Link Bulding, você pode comecar a avaliar como está perfil de links das suas páginas atualmente, faça as correções e redirecionamentos e procure oportunidades de parceria e linkagem para melhorar os seus backlinks. E para serviços como este você pode contar com a Help Technology, que possui profissionais na área para de auxiliar como desejar.
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