Veja algumas marcas que alteraram o logotipo da sua marca.
Considerando esses pontos, não há um prazo de validade para um logotipo. A ideia é que ele acompanhe o ritmo do seu negócio. As expressões visuais da marca devem mudar de acordo com o posicionamento da empresa, a partir de uma avaliação do mercado e do momento em que ela se encontra.
Faça uma análise da concorrência
Coloque o seu logotipo ao lado dos concorrentes e veja qual impressão você tem. Se olhar apenas para o espelho, nunca terá uma referência, não acompanhará as tendências e acabará sendo sempre o mesmo. Olhe pela janela e veja o que acontece a sua volta!
Compare as mudanças da sua empresa e as mudanças no seu logotipo
Há quanto tempo ele foi desenvolvido? Desde então, a sua empresa é a mesma? Se nada mudou, talvez o logo ainda seja válido.
Pergunte a um desconhecido
Pergunte a alguém que não conhece a sua empresa qual é a visão que ela tem da marca a partir do seu logotipo. Qual é a impressão que ele passa? As pessoas veem a sua marca como você quer que ela seja vista?
Profissionalize
Confie a criação do seu logotipo a quem entende o cenário em que sua marca se encontra. A estética é apenas um detalhe de um logotipo; o processo de criação está totalmente relacionado a forma, função e significado.
Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros elementos da marca entenda como ela está posicionada. O que está errado nessa marca? Não adianta começar com uma proposta do tipo “nosso logo está velho e precisa ficar mais moderninho”. Será que só o logo está velho? Por que deixar o logo mais moderno? Talvez o que deu certo nos últimos anos foi justamente o apelo clássico da marca. Esse é o momento de encarar os fatos e aceitar críticas. Estude a história da empresa e faça uma boa análise do que deu certo e errado nos últimos anos. Essa etapa é fundamental para a criação da nova estratégia.
A identidade de uma marca deve ser alterada depois de um tempo de uso. A importância dessa mudança deve ser por um motivo simples: desempenho. Quando você cria uma marca, a primeira coisa que pensamos é como construiremos o logotipo. O logotipo é aquilo que irá representar seu trabalho, ideia, projeto e será visto por milhares de usuários. Até mesmo as grandes marcas passaram por esse processo ao longo de suas vidas.
É claro que você pode fazer alterações na sua marca. Uma marca precisa ser revitaliza e estar sempre em movimento. Se os consumidores sempre mudam, a marca precisa seguir esse fluxo também.
Porém, quando você registra uma marca, você está garantindo o direito de uso exclusivo sobre aquele nome e logo registrados.
Se você altera algum elemento, o direito não existe mais. Mesmo que ela continue sendo a sua marca, agora ela é outra. Dessa forma, se você faz uma alteração, você precisa registrar uma nova!
Execute campanhas de Marketing para transmitir essa nova identidade para o mercado (clientes, fornecedores, seguidores da marca, etc). Nessa etapa a comunicação e o comprometimento são simplesmente essenciais: transmita as mudanças e cumpra com o que foi dito. Mostre para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase.
Vou listar aqui algumas alterações que são feitas nas marcas e que, para garantir o direito exclusivo de uso, precisam ser registradas:
• Mudança no design da logo;
• Acréscimo de um termo secundário;
• Alteração na paleta de cores da marca;
• Mudança da identidade visual como um todo.
Outra forma de fazer uma mudança de logomarca poderia ser escolhendo um ou mais elementos do logotipo utilizado anteriormente e que tem relevância com o contexto atual ou com a mensagem transmitida pela empresa. Após isso, incorpore suas próprias ideias e inovações e crie algo novo dessa forma.
Gostou das dicas?
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