Tendências para 2022: Vendas, Marketing e Tecnologia

Tendências para 2022: O que está em alta no mundo dos negócios

Para as empresas se manterem competitivas no cenário atual, é fundamental ficar de olho nas tendências de mercado para 2022

Ano após ano, novidades, inovações e tecnologias chegam aos mais diversos segmentos de atuação

As tendências de mercado deste ano refletem as mudanças em andamento no desenvolvimento tecnológico, científico e social. Os últimos dois anos não foram fáceis para a economia brasileira e mundial, mas 2022 promete ser um ano de novas oportunidades.

Muitas dessas tendências não são novidades, mas frutos de um maior investimento e foco em assuntos abordados nos últimos anos.

Então, é preciso conhecê-las a fundo para adaptar, remodelar e até reinventar seu negócio de acordo com tais tendências, a fim de ficar à frente da concorrência e na vanguarda.

Vale destacar que, desde o início da pandemia do coronavírus, o movimento de tendências de mercado se intensificou muito em direção à transformação digital. Uma vez que a maioria das organizações teve que se adequar ao contexto de isolamento social e trabalho remoto.

A transformação digital mudou a relação entre marca e cliente. Muitas soluções têm ganhado espaço para suprir as novas necessidades de uma sociedade contemporânea em busca de qualidade de vida.

Tendências do Marketing Digital em 2022 - Confira Aqui!

Nesta situação, houve uma forte digitalização, seja com a expansão do e-commerce, os relacionamentos com clientes no ambiente digital, as vendas online, as experiências de trabalho e estudos a distância, o crescimento dos aplicativos de entrega, os serviços de bancos digitais, entre outros.

Além de um evidente avanço tecnológico em diversos setores, o mercado tem se reinventado para se adaptar a uma realidade mais dinâmica. Veja quais são as apostas de negócios mais promissoras para 2022.

Segundo levantamento da KPMG, por exemplo, 71% dos líderes de negócios aceleraram o processo de transformação digital para lidar com os desafios impostos pela Covid-19.

Inclusive, podemos dizer que houve um avanço tecnológico de 10 anos em apenas um ano. Ou seja, as inovações tecnológicas e digitais que demorariam praticamente uma década para se instalar, consolidar e concretizar nas empresas foram realizadas em apenas 12 meses.

Não é nem um pouco exagero afirmar que todos os segmentos tiveram que lidar com cenários complexos nos últimos tempos.

Em apenas alguns meses, inúmeros testes foram realizados nos setores de ciência e tecnologia, empresas aceleraram a implementação de soluções e populações em todo o mundo tiveram que rever seus hábitos.

Do desenvolvimento de novos recursos à maior preocupação com o meio ambiente, 2022 aponta para um cenário de negócios cada vez mais consciente de que, afinal, o mundo é um só.

Por isso, separamos as principais tendências para 2022, nos ramos de: Marketing, Vendas e Tecnologia

Tendências para Marketing

 

1. SEO

Qual é a importância do SEO para o seu negócio? | Blog Linka

É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos – desconsiderando links patrocinados/pagos.

2. Vídeo Curtos

Os 10 melhores aplicativos Android para vídeos curtos-2021 - BR Atsit

Para 2022, a tendência é que o interesse pelos vídeos curtos continue em alta. E as plataformas estão se estruturando para aproveitar ainda mais esse momento.

O aumento expressivo está muito ligado ao novo comportamento de consumo mundial: onde as pessoas buscam conteúdos mais leves, atrativos, que possam ser “digeridos” de maneira rápida e que aproximem ainda mais a comunicação da marca criadora do vídeo e seu público-alvo, isso faz com que as marcas foquem suas publicidades nesse tipo de vídeo.

3. Social Selling

Social Selling: como usar as redes sociais para criar engajamento e vender  mais. - Meethub

Social selling nada mais é que uma técnica utilizada nas redes sociais que ajudam as empresas a conseguirem relacionamentos com seus possíveis clientes em potencial, o que permite a geração de leads que são bastante eficientes para o negócio.

Tendências para Tecnologia

 

1. MetaVerso

Metaverso: tudo sobre o mundo virtual tendência entre os investidores |  InfoMoney

MetaVerso é uma nova camada de realidade que combina os mundos real e virtual.

Na prática, trata-se de um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.

Veja mais sobre MetaVerso em: MetaVerso, Tendência volta em 2021

2. Malha de segurança cibernética

TIMEBRA] Malha de segurança cibernética – uma extensão da Zero Trust  Network – Blog ACSoftware – ManageEngine

O cenário de ameaças se expande com uma força de trabalho remota e a malha de segurança cibernética oferece segurança aprimorada para ajudar nessa nova realidade. A malha de segurança cibernética permite que a identidade de uma pessoa ou coisa defina o perímetro de segurança. A orquestração e a aplicação de políticas centralizadas facilitam uma abordagem de segurança mais responsiva.

3. Hiperautomação

Hiperautomação: Uma Hiper ideia para a Automação - Capítulo Estudantil IEEE  RAS UFCG

A hiperautomação é a união de tecnologias na automação de processos, introduzindo a inteligência artificial e machine learning. A Internet das Coisas promete trazer grandes mudanças no setor das indústrias, e uma das principais é a hiperautomação.

Tendências para Vendas

 
1. Personalização do produto
Atendimento ao cliente: conceito, estratégias e como melhorá-lo
Certas lojas do e-commerce oferecem alternativas para personalização da compra. É o caso dos esquemas de cores exclusivos. Por meio da personalização, os consumidores podem comprar itens ajustados ao seu perfil. A comercialização de itens exclusivos é uma das tendências de vendas que prometem crescer em 2021.
 

2. Jornada multicanal

Marketing Multicanal: 4 dicas matadoras para sua campanha

As empresas precisam atuar nos meios online e offline de forma verdadeiramente integrada. Se um consumidor adquire um produto online e deseja devolver na loja física, isso deve ser possível e vice-versa.

O estabelecimento precisa assegurar e facilitar a jornada multicanal do cliente, que deseja ter acesso e atendimento de mesma qualidade em todos os canais. Esta é uma das melhores formas de fidelizar o cliente e conquistar sua preferência.

3. CRM

CRM para aprimorar gestão e processos - Abstartups

CRM (customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema que permite registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Estas são apenas algumas tendências de 2022, onde todas tem o objetivo de melhorar e simplificar a experiência dos empreendedores e dos consumidores.

Claro que a cada momento outras tendências surgirão. Os consumidores estão cada vez mais digitalizados, receptivos às novidades e muito mais conectados. Ou seja, estão mais aptos a descobrir e aderir a novas soluções. As empresas que aproveitarem essa tendência conseguirão se destacar e vender mais.

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